PARTILHAR

O que fazer para um relacionamento dar certo

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 17 abril 2020
O que fazer para um relacionamento dar certo
Imagem: todateen.uol.com.br

Quando escolhemos nos comprometer com uma pessoa, comprometemo-nos também a fazer com que o relacionamento seja sério, que resulte e seja duradouro, o ideal de todos os casais apaixonados. Mas para que isso aconteça é necessário conhecer algumas regras básicas dos relacionamentos, driblar as dificuldades que surgem e valorizar os momentos positivos como forma de superar os negativos. Como essa gestão nem sempre é fácil, preparámos este artigo umComo.com.br para ajudar quem não sabe o que fazer para um relacionamento dar certo. Se esse é o seu caso, continue lendo e consiga uma relação amorosa saudável!

Também lhe pode interessar: Como saber se um relacionamento vai dar certo

Se lembrar dos valores morais

Às vezes surgem nas notícias casais idosos que estão juntos há imenso tempo e, quando questionados acerca do segredo do seu casamento, a resposta é unânime: respeito. Se você respeitar a pessoa que você ama, seu jeito de ser, preferências e escolhas, será meio caminho andado para que seu relacionamento dê certo, e este é um valor válido para ambas as partes.

Além disso é muito importante que haja confiança um no outro, pois um relacionamento baseado na insegurança e desconfiança não tem muitas chances de dar certo, já que isso origina conflitos que se vão acumulando, como uma bola de neve. Para evitar isso, façam um acordo de sinceridade entre ambos, e sejam totalmente transparentes e honestos um com o outro em relação a qualquer assunto.

O que fazer para um relacionamento dar certo - Se lembrar dos valores morais
Imagem: disneybabble.com.br

Cultivar a amizade

Uma relação saudável e estável é baseada uma amizade muito forte, razão pela qual muitas amizades entre garoto e garota acabam virando um relacionamento amoroso. Esse sentimento apresenta vários benefícios que ajudam a relação a dar certo, tais como o total à vontade entre ambos, o prazer de passarem tempo juntos a fazerem todo o tipo de atividades, se conhecerem bem, gostarem um do outro pela pessoa que são e não apenas devido à atração física, etc. Isso é feito partilhando pequenos momentos do dia a dia um com o outro, em vez de apenas estarem juntos para namorar.

Por outro lado há quem defenda que encarar o parceiro como um amigo representa uma ameaça à própria relação, do ponto de vista sexual, sendo que começa a prevalecer a amizade sobre a paixão. Esta teoria não é consensual e depende muito da forma como cada casal gere seu relacionamento e mantém o romance.

O que fazer para um relacionamento dar certo - Cultivar a amizade
Imagem: cerebromasculino.com

Não ser egoísta

Cada pessoa tem seu feitio e maneira de ser e algumas, sobretudo aquelas que estão solteiras durante muito tempo, têm alguma dificuldade em ceder na relação. Estão habituadas a fazer tudo à sua maneira sem dar justificações a ninguém, e isso será um problema quando se tenta que um relacionamento dê certo, pois é necessária empatia, saber se colocar no lugar da outra pessoa, refletir acerca das suas próprias atitudes e perceber se foram corretas para ambos.

Além disto, uma outra grande ameaça para um relacionamento saudável é o orgulho pessoal. É necessário admitir quando se erra e pedir desculpa, em vez de fugir dos problemas ou culpar o outro, pois esse tipo de situação origina muitas crises conjugais, frustamentos e sentimentos de injustiça.

O que fazer para um relacionamento dar certo - Não ser egoísta
Imagem: lqcollections.blogspot.pt

Dar espaço

Vocês estão em uma relação, mas isso não implica que tenham de estar juntos sempre, saber o que acontece a toda a hora no dia a dia um do outro, se controlar e afastar todas as outras pessoas. Se isso acontecer, vossa relação se irá tornar absorvente, como se não existisse mais ninguém além de vocês dois.

Apesar de parecer muito romântico, uma relação absorvente não é saudável, pois geralmente significa que um de vocês é um parceiro possessivo e, para que as coisas resultem, é necessário haver liberdade para fazer aquilo que cada um gosta e com quem gosta - desde que respeite o outro, claro.

Dessa forma procurem fazer algumas atividades separadamente tais como, de vez em quando, cada um sair com o seu grupo de amigos, realizar passatempos diferentes, não perguntar constantemente onde o outro está e o que está fazendo, etc.

O que fazer para um relacionamento dar certo - Dar espaço
Imagem: universal.org

Saber comunicar

Um dos princípios para uma relação dar certo é a boa comunicação entre o casal. Apenas assim vocês se entenderão na perfeição um ao outro, desenvolvendo um relacionamento transparente, honesto e baseado na confiança.

A comunicação tem o poder de conhecer e dar a conhecer, o significa que é a melhor ferramenta que têm para se conhecerem uma o outro, resolverem conflitos e também ajudar a superar tabus sexuais. Esses tabus são muitas vezes os causadores de falta de cumplicidade e à vontade, atrapalhando nos benefícios do sexo com o parceiro e tornando a relação monótona e pouco apaixonada.

O que fazer para um relacionamento dar certo - Saber comunicar
Imagem: livestrong.com

Ser romântico

Outra dica importante para sua relação dar certo é cultivar diariamente o sentimento que nutrem um pelo outro. Quando duas pessoas estão numa relação há algum tempo, tendem a achar que demonstrações de amor já não são necessárias pois, se estão juntos, é porque se amam. Nunca é demais mostrar à outra pessoa que ela é especial, pois isso reforçará vossa paixão e deitará por terra dúvidas acerca se ele/ela gosta de mim.

Por essa razão façam surpresas um ao outro, que podem ser coisas simples como preparar jantares românticos, oferecer presentes, comemorar aniversários de namoro, elogiar e dizer "Amo-te" com frequência, oferecer flores, planejar uma saída romântica, etc.

O que fazer para um relacionamento dar certo - Ser romântico
Imagem: radioparis.ca

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer para um relacionamento dar certo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Qual você achar ser a fórmula para um relacionamento dar certo e o que evitar? Partilhe connosco suas experiências!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer para um relacionamento dar certo
Imagem: todateen.uol.com.br
Imagem: disneybabble.com.br
Imagem: cerebromasculino.com
Imagem: lqcollections.blogspot.pt
Imagem: universal.org
Imagem: livestrong.com
Imagem: radioparis.ca
1 de 7
O que fazer para um relacionamento dar certo

Voltar ao topo da página ↑