Partilhar

Como comunicar melhor com o/a parceiro/a

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como comunicar melhor com o/a parceiro/a

Nas relações interpessoais, a comunicação é uma ferramenta vital, através da qual podemos criar empatia com outra pessoa, entender as suas emoções ou a sua visão do mundo, mas, apesar de útil, nem sempre é utilizada corretamente. Por vezes, comunicarmos com a pessoa a quem queremos bem não é uma tarefa fácil e, por isso, umComo.com.br quer oferecer-lhe alguns conselhos a ter em conta para que saiba como comunicar melhor com o/a seu/sua parceiro/a.

Também lhe pode interessar: Como evitar a infidelidade
Passos a seguir:
1

Mais do que saber falar, o primeiro ponto a ter em conta para comunicar melhor com o/a seu/sua parceiro/a é saber escutar e interessar-se de forma genuína pelo que a outra parte tem a dizer. Não basta ouvir, se queremos criar um canal de comunicação eficaz, devemos ir um pouco mais além.

2

Para uma boa comunicação, também é necessário saberem expressar-se. Deste modo, a outra parte poderá entrar no nosso mundo e compreender o que vos separa, tanto a nível positivo como negativo.

3

A comunicação sustenta-se no diálogo. Se, de cada vez que falam, terminam sempre a discutir, algo se passa e talvez não tenham aprendido ainda a conversar. É importante trabalhar este ponto e, para tal, devem aplicar-se os elementos anteriores. Uma relação sem diálogo nem conversa é uma união destinada ao fracasso.

4

O desconforto não pode guiar os nossos atos. Por isso, uma boa comunicação entre o casal deve basear-se no respeito. As palavras ofensivas, os insultos, os gestos feios e as desqualificações não são bem-vindas. Se houver algo a incomodar, acalme-se antes de falar com a outra parte.

5

A comunicação não verbal também é um sinal positivo e de cumplicidade no casal: um sorriso, uma carícia, um carinho é muito bem-vindo e devem sempre lembrar-se de que deve haver um equilíbrio e que as palavras também são necessárias. De vez em quando, ele/a também gosta de as escutar.

6

Criar uma linguagem própria e pessoal, com gestos, nomes carinhosos e piadas é uma forma muito típica e sã de comunicação, convertendo-se numa ferramenta completamente válida para transmitir emoções e pensamentos.

7

Com a cabeça fria, é fácil ver e entender a razão por que estas chaves são vitais para a comunicação no casal. O desafio é ter isto em conta quando nos sentimos incomodados ou feridos com a outra parte. O conselho é sempre o mesmo, dar os passos com calma, libertar a mente e falar. É o mais saudável para ambos.

8

Se o seu problema é não saber como comunicar melhor com o/a seu/sua companheiro/a, leia outros artigos que temos sobre o tema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comunicar melhor com o/a parceiro/a, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Saber falar de si não é saber comunicar. Também deve saber escutar e dialogar.
  • Trate a comunicação com o/a seu/sua companheiro/a com inteligência emocional. Nem tudo é motivo de discussão. Se a sua relação, a nível de comunicação, se sustenta na discussão constante, talvez seja recomendável dirigirem-se a um especialista que vos ajude a comunicarem melhor.

Escrever comentário sobre Como comunicar melhor com o/a parceiro/a

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Cesar
Muito bom muita forca há gente como eu que precisamos desta informação eu digo porque sou reecem casado.

Como comunicar melhor com o/a parceiro/a
Como comunicar melhor com o/a parceiro/a

Voltar ao topo da página