Partilhar

Como solucionar uma crise conjugal

Como solucionar uma crise conjugal
Imagem: riflebirds.com

Em um relacionamento há períodos em que tudo anda bem e outros em que as coisas podem ficar um pouco mais difíceis. Mas quando esses momentos se tornam algo constante e persistente em uma união, podemos então falar de uma crise conjugal. Há uniões que não suportam esta situação e decidem se separar, outras, pelo contrário, desejam trabalhar os seus pontos fracos e seguir adiante. Se esta é a sua alternativa, em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você descubra como solucionar uma crise conjugal e melhorar o relacionamento.

Também lhe pode interessar: Como agir quando o parceiro não liga
Passos a seguir:
1

Há muitos tipos de crises conjugais e os desencadeantes da situação podem ser variados, por isso o primeiro passo é tentar analisar o que está causando o mal-estar. Se é tensão acumulada, estresse, problemas com os filhos, problemas familiares, rotina sexual, etc. Dependendo da razão o enfoque variará, embora algumas recomendações sejam válidas em qualquer situação, essas são as que abordaremos neste artigo.

2

Uma vez que se tenha detectado o problema é necessário conversar. A comunicação é fundamental para resolver as crises conjugais, mas não se trata de censurar ou de gritar, mas sim de falar de forma efetiva. Se quiser saber como fazer isso, consulte o nosso artigo como me comunicar melhor com o meu companheiro, e descubra as melhores maneiras de chegar ao diálogo, base fundamental na resolução de conflitos.

3

Para resolver qualquer situação na nossa vida é preciso estar disposto a fazer algo, esse é o primeiro passo. Uma crise conjugal não é a exceção, por isso os dois devem estar dispostos a comprometer-se no processo de tentar superar suas diferenças. Sair de uma crise conjugal não é fácil, requer muita inteligência emocional para poder enfrentar os conflitos de maneira bem-sucedida.

4

É importante recuperar os vínculos que os uniam no passado, especialmente quando sentimos que estes se perderam. Em vez de encher-nos com as coisas negativas dessa pessoa, é necessário voltar a conectar com as positivas; por isso alguns especialistas recomendam realizar juntos algum hobby, algo que os apaixone, e tentar diariamente encontrar as coisas boas dessa pessoa que fizeram com que estejamos a seu lado durante o tempo que durou o relacionamento.

5

Também é necessário respeitar o espaço de cada um e voltar a permitir que exista, no caso de que tenha ficado anulado. Muitos casais enfrentam conflitos quando se ultrapassam os limites e se invade o espaço do outro. Fazer planos e atividades em separado é necessário não só para a saúde do indivíduo, mas também para que exista a oportunidade de sentir a falta do outro e desejar estar com ele/ela.

6

Nos casos de crise muito profunda, na que um ou ambos tenham perdido a confiança, a autoestima ou a segurança, nos que se violaram certos limites e onde parece que não há nada para resgatar, é conveniente ir a uma terapia de casal para que um especialista possa guiá-los no caminho para conseguir novamente que o seu relacionamento se fortaleça.

7

Não temam ir a um especialista, muitas vezes precisamos da ajuda de um terceiro para superar uma crise conjugal e continuar juntos em harmonia e tranquilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como solucionar uma crise conjugal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como solucionar uma crise conjugal

1 comentário
samyra
Como consertar uma relação que já começou errada e sem respeito

Como solucionar uma crise conjugal
Imagem: riflebirds.com
Como solucionar uma crise conjugal

Voltar ao topo da página