Partilhar

Quais são as causas da inflamação do clitóris

Quais são as causas da inflamação do clitóris

Manter a saúde íntima em dia é fundamental para que as mulheres possam desfrutar da sua vida sexual ao máximo. O clitóris é a região da vulva com mais terminações nervosas, portanto uma boa e adequada estimulação é fundamental para atingir o orgasmo. Muitas mulheres ficam alarmadas quando sentem o clitóris inflamado e dolorido, por se tratar de uma zona muito sensível e delicada. Além disso, complicações no clitóris podem dificultar o prazer feminino na cama. Se você tem sentido dores nesta área e se pergunta sobre o motivo, neste artigo do umCOMO explicamos quais são as possíveis causas da inflamação do clitóris e em que momento é conveniente consultar seu ginecologista.

Também lhe pode interessar: Causas do corrimento marrom

Clitóris inchado

O clitóris é uma importante zona erógena feminina, e durante a excitação esta área expande seu tamanho porque se enche de sangue como uma reação à situação que gera a excitação sexual - o que é conhecido popularmente como "grelo inchado". Por isso, se tem notado que seu clitóris se inflama sempre que se excita ou imediatamente após a masturbação ou contato sexual, é completamente normal e não se trata de uma situação que deve gerar alarme ou preocupação.

Uma das razões mais frequentes do clitoris inchado ou inflamação prolongada é o contato sexual excessivo ou muito forte, que faz com que essa zona fique extremamente sensível e um pouco mais inchada que o normal devido à irrigação sanguínea e o roçar direto. Nesses casos recomenda-se suspender a atividade sexual até que o desconforto passe. Do mesmo modo é recomendável controlar sobretudo a força aplicada durante o atrito e a penetração.

Lubrificação

Por se tratar de uma região muito sensível, você deve ou seu/sua parceiro(a) devem ser cuidadosos na hora de manusear o clitóris. Antes de se masturbar ou deixar que alguém lhe masturbe, verifique se você já está adequadamente lubrificada - isso irá ajudar a reduzir o atrito e deixar o clítoris inchado. Você também pode utilizar um gel lubrificante, facilmente disponível em farmácias. Veja também nosso artigo sobre como combater a secura vaginal.

Masturbação

A masturbação não irá apresentar nenhuma complicação posterior se for realizada corretamente. Para isso, além de uma boa lubrificação você pode dispor de técnicas especiais que farão não só que atinja o orgasmo mais rápido, como também irão evitar o clitóris dolorido. Confira algumas dessas dicas no artigo sobre Masturbação feminina: 8 passos para chegar ao prazer.

Clitóris inflamado

De acordo com artigo publicado na revista científica Family Practice Notebook[1], Alguns tipos de infecções vaginais podem deixar o clitóris inflamado, nesses casos notaremos que a zona está inchada e sensível sem explicação aparente. Outros sintomas como a coceira nesta área e na vagina e às vezes o ardor, são sinais de uma infecção.

Clitóris inflamado por candidíase

O mais recomendável é visitar seu ginecologista para uma revisão e para receber o tratamento adequado. No entanto, de acordo com artigo publicado em revista especializada[2], a causa mais comum de clitóris inflamado e coceira no clitóris é uma infecção pelo fungo Candida albicans - a famosa candidíase. Felizmente, essa doença pode ser facilmente tratada com o uso de antifúngicos orais (compridos) e tópicos (pomadas). Confira outras recomendações em nosso artigo como curar a candidíase vaginal.

Alergias

Dermatites de contato e alergias também podem desencadear uma coceira que resulta no clítoris inflamado. Se você suspeita dessa causa, o mais importante é suspender o elemento suspeito da alergia imediatamente e higienizar a região apenas com água corrente. Depilação, higiene inadequada, látex de preservativos ou sabonetes especiais são alguns dos agentes que podem desencadear alergias em algumas pessoas.

Dor no clitóris

É importante lembrar que o clítoris é uma zona sensível que deve ser estimulada com muito cuidado, seja durante a masturbação ou o sexo. A estimulação violenta pode causar inflamação e dores na região - confira nosso artigo como estimular o clitóris para fazê-lo corretamente.

Dor no clítoris após transar

Se depois ou durante seus encontros sexuais você sofre dor no clitóris - além da típica inflamação - é recomendável visitar seu ginecologista para uma consulta. Além disso, se a inflamação do clitóris persiste por mais de cinco dias ou uma semana, também é recomendável visitar um especialista.

Dor no clítoris ao urinar

A sensação do clítoris inflamado ao urinar costuma estar relacionada com a infecção urinária ou cistite. Além da dor, a vontade de fazer xixi frequentemente e um cheiro forte da urina podem ser outros sintomas. Entenda as causas no post sobre a frequência da infecção urinária e consulte um médico.

Vulvodínia

Apesar de o termo se referir à uma inflamação da vulva, nessa condição a dor pode irradiar, dando a sensação de clítoris inflamado. Dentre os sintomas também se cita a dor no clítoris ao urinar, durante as relações sexuais e dificuldade para urinar.

Diagnóstico para clítoris inchado

Se foi constatado que a dor no clítoris não é passageira, consequente de uma fricção ou algo do tipo, a consulta médica ginecológica é obrigatória. Nesta avaliação, possivelmente será feito um exame da região para descartar a presença de lesões e feridas e coleta de urina para verificação do pH. Uma vez que a causa seja diagnosticada, o tratamento mais adequado será prescrito, podendo ser à base de antibióticos, anti-inflamatórios, pomadas, banhos de assento e até anestésicos locais.

Clitóris inchado: como prevenir

O fundamental para prevenir dores, inflamações e coceira no clitóris é ter cuidado ao manusear a região. É importante que você ou seu/sua parceiro(a) estejam sempre com as mãos limpas e unhas aparadas (a região debaixo das unhas é um paraíso para fungos e bactérias). Você também deve estar adequadamente lubrificada e avisar seu/sua parceiro(a) quando sentir algum tipo de dor. Comunicação é a chave de tudo!

Roupas íntimas de algodão também podem evitar certas infecções e manter a flora vaginal em equilíbrio.

Outra preocupação referente à região íntima é que muitas mulheres também acreditam ter um clitóris excessivamente grande - ou "grelo grande". É preciso ter em conta de que, na sociedade machista em que vivemos, há uma ditadura da beleza até para nossas partes íntimas. Se esse é o seu caso, é bem provável que seu clitóris tenha um tamanho normal - no entanto, ouvir a opinião de um ginecologista poderá tranquilizá-la.

Quer uma prova de que existem diferentes tipos de vagina? É só dar uma lida no artigo sobre 5 tipos de vagina e como cada uma afeta as relações sexuais

Consulte o seu ginecologista

Falando nisso, realizar consultas periódicas ao ginecologista é muito importante para manter a saúde da sua região sexual. Tente consultar-se pelo menos uma vez ao ano ou sempre que sentir algo estranho nos seios, vulva ou vagina. Cuide-se sempre!

Leitura complementar: É normal ter o clitóris grande?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da inflamação do clitóris, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Referências
  1. HUFFMAN, John W. Office gynecology: some facts about the clitoris. Postgraduate medicine, v. 60, n. 5, p. 245-247, 1976. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00325481.1976.11714493/>. Acesso em 25 de setembro de 2018.
  2. HELLER, Debra S. Lesions of the clitoris: a review. Journal of lower genital tract disease, v. 19, n. 1, p. 68-75, 2015. Disponível em: <https://journals.lww.com/jlgtd/Abstract/2015/01000/Lesions_of_the_Clitoris___A_Review.11.aspx/>. Acesso em 25 de setembro de 2018.
Bibliografia
  • PEREIRA, Martim. OnSalus. Dor no clitóris ao urinar: causas. Disponível em: <https://onsalus.com.br/dor-no-clitoris-ao-urinar-causas-769.html/>. Acesso em 11 de fevereiro de 2020.

Escrever comentário sobre Quais são as causas da inflamação do clitóris

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
A sua avaliação:
Ana dos Santos
Estou com uma feridinha no meu clitoris o que será como devo tratar .Tem alguma pomada que posso mim indicar?
juliana rodrigues
estou com dores no clitores e dor no lado esquerdo da vagina como diz as beiradas.. e uma dor q incomoda e esta sencivel. estou usando pomada vaginal e tomei um remediobpra matar as bacterias. para parar a dor oq faco ne me depilar eu consigo obrigada
Cláudia
Acordei com ardencia na vagina, fiquei a coçar e me excitei acabei por me mastrubar, só que depois os meus labios e clitores ficaram inflamados e arder muito, lavei com água mergulhada em alho e diminui a ardencia! Podem me ajudar em um bom tratamento caseiro? Por favor estou aflita.
Alessandra
OlaAmanheci Com O Clitóris Avermelhado e Coça Mt , Nn Arde. Nn Tá Mt inchado e Qnd eu Vou Lavar Dói , Eu To Grávida , Será q Pdc dá Gravidez?
A sua avaliação:
Regina
Estou com sensação de quando faço xixi ,esta inchado e depois fica muito incimodo ,e parece estar mais inchado
nice
boa tarde!
ultimamente o meu clitoris ele esta bem inchado e arder só na hora da relação sexual tive uma infeção vaginal, poderia ser esta causa do meu clitoris.
Editor umComo.com.br
Oi Nice! Alguns tipos de infecções vaginais podem produzir também a inflamação do clítoris, nesses casos notaremos que a zona está inchada e sensível sem explicação aparente. Outros sintomas como a coceira nesta área e na vagina e às vezes o ardor, são sinais de uma infecção. O mais recomendável, se nunca antes pensou nisso, é visitar seu ginecologista para uma revisão e para receber o tratamento adequado. Se já sofreu de infecções vaginais antes, então pode aplicar o mesmo tratamento que usou no passado para tratá-la.
A sua avaliação:
susana
Gostaria de saber se posso tomar remédios sem ir ao ginecologista, ou até que melhore esse desconforto de ardência e clitoris inchados, pois está bem sensível
Vivi SouZa
Olá eu qria saber o q pode ser feito ou passar para diminuir a ardência no clitóris inchado
gerlane
Eu percebi q eu tenho isso e doença grave
Ma
Ola, td bm? spero q sim, a dias reparei que tenho clítoris vermelho e inflamado ta sair uma coisa branca, tinha candidíase na região inguinal e fiz tratamento será que aquilo que passou pra clítoris e o que pode fazer mais tarde me ajude stou muito preocupada bjxx.

Quais são as causas da inflamação do clitóris
Quais são as causas da inflamação do clitóris

Voltar ao topo da página