Partilhar

Quais são as causas da inflamação do clitóris

Por Sara Viega. Atualizado: 25 setembro 2018
Fonte: parenting.firstcry.com

Manter a saúde íntima em dia é fundamental para que as mulheres possam desfrutar da sua vida sexual ao máximo. O clitóris é a região da vulva com mais terminações nervosas, portanto uma boa e adequada estimulação é fundamental para atingir o orgasmo. Muitas mulheres ficam alarmadas quando sentem o clitóris inflamado e dolorido, por se tratar de uma zona muito sensível e delicada. Além disso, complicações no clitóris podem dificultar o prazer feminino na cama. Se você tem sentido dores nesta área e se pergunta sobre o motivo, neste artigo do umCOMO explicamos quais são as possíveis causas da inflamação do clitóris e em que momento é conveniente consultar seu ginecologista.

Também lhe pode interessar: Causas do corrimento marrom

Clitóris inchado

O clitóris é uma importante zona erógena feminina, e durante a excitação esta área expande seu tamanho porque se enche de sangue como uma reação à situação que gera a excitação sexual - o que é conhecido popularmente como "grelo inchado". Por isso, se tem notado que seu clitóris se inflama sempre que se excita ou imediatamente após a masturbação ou contato sexual, é completamente normal e não se trata de uma situação que deve gerar alarme ou preocupação.

Uma das razões mais frequentes do inchaço e inflamação prolongada do clitóris é o contato sexual excessivo ou muito forte, que faz com que essa zona fique extremamente sensível e um pouco mais inchada que o normal devido à irrigação sanguínea e o roçar direto. Nesses casos recomenda-se suspender a atividade sexual até que o desconforto passe. Do mesmo modo é recomendável controlar sobretudo a força aplicada durante o atrito e a penetração.

Lubrificação

Por se tratar de uma região muito sensível, você deve ou seu/sua parceiro(a) devem ser cuidadosos na hora de manusear o clitóris. Antes de se masturbar ou deixar que alguém lhe masturbe, verifique se você já está adequadamente lubrificada - isso irá ajudar a reduzir o atrito e evitar inflamações. Você também pode utilizar um gel lubrificante, facilmente disponível em farmácias. Veja também nosso artigo sobre como combater a secura vaginal.

Masturbação

A masturbação não irá apresentar nenhuma complicação posterior se for realizada corretamente. Para isso, além de uma boa lubrificação você pode dispor de técnicas especiais que farão não só que atinja o orgasmo mais rápido, como também irão evitar desconfortos no clitóris. Confira algumas dessas dicas no artigo sobre Masturbação feminina: 8 passos para chegar ao prazer.

Clitóris inflamado

De acordo com artigo publicado na revista científica Family Practice Notebook[1], Alguns tipos de infecções vaginais podem produzir também a inflamação do clitóris, nesses casos notaremos que a zona está inchada e sensível sem explicação aparente. Outros sintomas como a coceira nesta área e na vagina e às vezes o ardor, são sinais de uma infecção.

Clitóris inflamado por candidíase

O mais recomendável é visitar seu ginecologista para uma revisão e para receber o tratamento adequado. No entanto, de acordo com artigo publicado em revista especializada[2], a causa mais comum de clitóris inflamado e coceira no clitóris é uma infecção pelo fungo Candida albicans - a famosa candidíase. Felizmente, essa doença pode ser facilmente tratada com o uso de antifúngicos orais (compridos) e tópicos (pomadas). Confira outras recomendações em nosso artigo como curar a candidíase vaginal.

Dor no clitóris

É importante lembrar que o clítoris é uma zona sensível que deve ser estimulada com muito cuidado, seja durante a masturbação ou o sexo. A estimulação violenta pode causar inflamação e dores na região - confira nosso artigo como estimular o clitóris para fazê-lo corretamente.

Dor no clítoris após transar

Se depois ou durante seus encontros sexuais você sofre dor no clitóris - além da típica inflamação - é recomendável visitar seu ginecologista para uma consulta. Além disso, se a inflamação do clitóris persiste por mais de cinco dias ou uma semana, também é recomendável visitar um especialista.

Clitóris dolorido: como prevenir

O fundamental para prevenir dores, inflamações e coceira no clitóris é ter cuidado ao manusear a região. É importante que você ou seu/sua parceiro(a) estejam sempre com as mãos limpas e unhas aparadas (a região debaixo das unhas é um paraíso para fungos e bactérias). Você também deve estar adequadamente lubrificada e avisar seu/sua parceiro(a) quando sentir algum tipo de dor. Comunicação é a chave de tudo!

Outra preocupação referente à região íntima é que muitas mulheres também acreditam ter um clitóris excessivamente grande - ou "grelo grande". É preciso ter em conta de que, na sociedade machista em que vivemos, há uma ditadura da beleza até para nossas partes íntimas. Se esse é o seu caso, é bem provável que seu clitóris tenha um tamanho normal - no entanto, ouvir a opinião de um ginecologista poderá tranquilizá-la.

Quer uma prova de que existem diferentes tipos de vagina? É só dar uma lida no artigo sobre 5 tipos de vagina e como cada uma afeta as relações sexuais

Consulte o seu ginecologista

Falando nisso, realizar consultas periódicas ao ginecologista é muito importante para manter a saúde da sua região sexual. Tente consultar-se pelo menos uma vez ao ano ou sempre que sentir algo estranho nos seios, vulva ou vagina. Cuide-se sempre!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da inflamação do clitóris, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Referências
  1. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00325481.1976.11714493
  2. https://journals.lww.com/jlgtd/Abstract/2015/01000/Lesions_of_the_Clitoris___A_Review.11.aspx

Escrever comentário sobre Quais são as causas da inflamação do clitóris

30 comentários
Cláudia
Acordei com ardencia na vagina, fiquei a coçar e me excitei acabei por me mastrubar, só que depois os meus labios e clitores ficaram inflamados e arder muito, lavei com água mergulhada em alho e diminui a ardencia! Podem me ajudar em um bom tratamento caseiro? Por favor estou aflita.
Alessandra
OlaAmanheci Com O Clitóris Avermelhado e Coça Mt , Nn Arde. Nn Tá Mt inchado e Qnd eu Vou Lavar Dói , Eu To Grávida , Será q Pdc dá Gravidez?
A sua avaliação:
Regina
Estou com sensação de quando faço xixi ,esta inchado e depois fica muito incimodo ,e parece estar mais inchado
nice
boa tarde!
ultimamente o meu clitoris ele esta bem inchado e arder só na hora da relação sexual tive uma infeção vaginal, poderia ser esta causa do meu clitoris.
Editor umComo.com.br
Oi Nice! Alguns tipos de infecções vaginais podem produzir também a inflamação do clítoris, nesses casos notaremos que a zona está inchada e sensível sem explicação aparente. Outros sintomas como a coceira nesta área e na vagina e às vezes o ardor, são sinais de uma infecção. O mais recomendável, se nunca antes pensou nisso, é visitar seu ginecologista para uma revisão e para receber o tratamento adequado. Se já sofreu de infecções vaginais antes, então pode aplicar o mesmo tratamento que usou no passado para tratá-la.
A sua avaliação:
susana
Gostaria de saber se posso tomar remédios sem ir ao ginecologista, ou até que melhore esse desconforto de ardência e clitoris inchados, pois está bem sensível
Vivi SouZa
Olá eu qria saber o q pode ser feito ou passar para diminuir a ardência no clitóris inchado
gerlane
Eu percebi q eu tenho isso e doença grave
Ma
Ola, td bm? spero q sim, a dias reparei que tenho clítoris vermelho e inflamado ta sair uma coisa branca, tinha candidíase na região inguinal e fiz tratamento será que aquilo que passou pra clítoris e o que pode fazer mais tarde me ajude stou muito preocupada bjxx.
Carina cardoso
Olá faz 2 dias k reparei k está saindo uma coisa branca do meu clitóris oq seria isso tive uma infecção de uria faz uma semana será k tem alguma coisa em haver
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carina! Se você está tendo um corrimento branco, saiba as causas desse corrimento neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/causas-do-corrimento-branco-4992.html
Isa
Essa matéria respondeu a todas as minhas perguntas kkkkk eu estava preocupada, agora sei que o inchaço é só por causa das masturbações muito frequentes e fortes kkkkk
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Isa! Que bom saber que a matéria esclareceu as suas dúvidas. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Fonte: parenting.firstcry.com

Voltar ao topo da página