As relações de casal

Como resolver problemas de relacionamentos

Como resolver problemas de relacionamentos

Numa relação de casal existem sempre desacordos, mas isto não significa que a relação funcione mal. É comum que um casal discuta sobre certas situações, mas o importante é saber como enfrentar essa discussão e como resolvê-la de forma adequada para não retirar fortaleza à relação. Se sente que as discussões com o seu parceiro passaram a fazer parte da rotina diária e que não existe uma boa comunicação entre vocês, não desanime, podem sair desta situação e resolver os problemas de casal.

Passos a seguir:

1

Fale com o seu parceiro/a. Tratem de se sentar e falar do tema e do que não está a funcionar na sua relação. Mas tratem dessa questão prontamente, independentemente das atitudes que um ou outro tiveram em diferentes oportunidades. Digam o que sentem e como se sentem perante essa situação. Uma relação constrói-se a dois, pelo que cada um tem uma quota de responsabilidade neste problema.

2

Identifique os motivos das últimas discussões. Cada briga, por mais superficial que pareça tem um verdadeiro motivo de fundo que não foi falado no seu momento. Devem tratar de identificar esse problema para o poder resolver, questionarem-se se se trata de um motivo real e se a situação era motivo para reagir dessa forma.

3

O respeito antes de tudo. Devem evitar as faltas de respeito e os insultos. Devem-se respeitar mutuamente e não ferirem-se. Tratem de ser o mais sinceros possíveis sobre o que acontece sem se lastimarem mutuamente.

4

Tratem de melhorar a comunicação. Uma boa comunicação é uma das bases de toda a relação. Falar das coisas a tempo evita interpretações erradas, raiva silenciosa e sobretudo rancores. É importante evitar que nas discussões surjam temas do passado. Cada situação tem que ser única e resolver-se no momento.

5

Reconheçam os erros do casal para resolver os problemas. Quando estiver consciente que cometeu um erro, não evite de o assumir. Assumir os erros irá fortalecer a relação, e permitir-lhes aprender e crescer. É importante falar de como se sentem e o motivo que os levou a atuar dessa forma.

6

Pensem nos aspetos positivos. Pensem em tudo o que amam na vossa relação e o que os levou a que hoje queiram resolver os problemas.

7

Pensem em novas formas de atuar. Concentrem-se em mudanças que precisam e pensem em quais são as formas de as realizar. Ambos devem manter uma atitude flexível e ambos têm que mudar para poder ter uma relação mais saudável e forte.

8

Vivam o presente. Uma vez resolvida a discussão, deixem tudo o que tenha a ver com o passado para trás, foquem-se no presente e apostem nisso. Não se esqueçam dos projetos juntos, os momentos partilhados e todas aquelas coisas que os fazem felizes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver problemas de relacionamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos

  • Para resolver os problemas de relacionamentos pode ser uma opção ir a um psicólogo fazer terapia de casal.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Janilson
Realmente, parabéns pelo artigo. Vou só acrescentar os pontos citado ão validos e importantes, mas também não podemos desprezar que a casos que são espirituais e precisam ser tratados com a palavra de Deus e orações.
pascoal carlos
gente EU preciso de muita ajuda vossa, pk tnho um problema no meu relacionamento
Berenice
Estou namorando uma pessoa a 3 anos. Ele é separado e tem 3 filhos. Eu sou viúva e tenho 2 filhos. Ele tem uma ocupação profissional de alto escalão na esfera pública. Eu estou como professora universitária. Ele trabalha numa cidade diferente da minha moradia, mas a família e a casa dele é na mesma cidade que a minha. Ele fica a semana toda fora, vem aos finais de semana. Ele não abriu com a família sobre nosso relacionamento, eu sim, inclusive ele vem em casa e tem amizade com os meus filhos. Ele disse que precisa de mais tempo e não saimos juntos aqui na cidade por que ele não gosta de se expor. O que vai dar esse relacionamento?
Como resolver problemas de relacionamentos