Partilhar

Porque a menstruação adianta

Porque a menstruação adianta
Imagem: hola.com

Muitas mulheres têm ciclos menstruais irregulares os quais podem ser devido a uma condição ou situação temporária ou, pelo contrário, a condições ou doenças mais graves. E um dos transtornos menstruais mais comuns são os períodos breves com uma duração inferior aos 21 dias e, perante tal irregularidade, é normal que façamos a seguinte pergunta: porque a menstruação adianta? É importante conhecer todas as possíveis causas e visitar o quanto antes o ginecologista para comprovar em que estado se encontra nossa saúde.

Também lhe pode interessar: Truques para adiantar a menstruação
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos saber que um ciclo menstrual adiantado é aquele que dura menos de 21 dias, quando as oscilações consideradas comuns se produzem entre os 21 e 35 dias. É importante também levar em conta que para considerar que existe um transtorno menstrual como este, é necessário que a menstruação adiantada ocorra pelo menos durante dois ciclos seguidos. Perante qualquer alteração, é imprescindível visitar seu ginecologista para fazer uma revisão médica. Vejamos, a seguir, quais são as possíveis causas do adiantamento da menstruação.

2

Um dos fatores que pode causar o adiantamento da menstruação é o estresse, já que além de afetar negativamente muitos aspectos da saúde, também influencia na regularidade do período. Qualquer situação de estresse, seja por problemas familiares, de trabalho, de estudo, etc. geram um quadro de ansiedade que faz com que os hormônios do corpo percam seu equilíbrio usual devido à tensão existente no organismo. Devemos aprender a controlar esta condição ou procurar ajuda médica se a ansiedade for muito elevada. Consulte os artigos Como reduzir o estresse de forma natural e Atividades para combater o estresse; você encontrará boas soluções que podem ajudá-lo a superar a situação.

Porque a menstruação adianta - Passo 2
3

Dessa forma, os desajustes hormonais são uma das principais causas de adiantamento da menstruação. Se ocorrer uma alteração nos níveis de hormônios que controlam os ovários e o útero, é provável que aconteça esta irregularidade menstrual. De fato, em fases que antecedem a menopausa há a ocorrência de importantes mudanças (sufocos, suores, variações anímicas, etc.) e é frequente os desajustes na menstruação.

4

As mulheres que se submetem a dietas muito estritas ou treinamentos físicos de alto rendimento e sofrem bruscas e repentinas mudanças de peso, podem chegar a ter um adiantamento na menstruação. E isto faz com que o organismo fique sem estabilidade, provocando às vezes um adiantamento ou um atraso da menstruação.

5

Verdadeiros transtornos do sistema reprodutivo também podem originar o adiantamento da menstruação. Um dos fatores que costuma provocar ciclos menstruais breves é a endometriose, uma condição que ocorre devido a um crescimento de tecido uterino fora do útero e provoca fortes dores durante a menstruação.

Imagem: bebesymas.com

6

Doenças de transmissão sexual como a gonorreia ou a clamídia são outras das causas de adiantamentos da menstruação. Por isso, é importante fazer as revisões ginecológicas periódicas oportunas e se proteger com o uso de preservativo na hora de manter relações sexuais.

Leia mais em: Menstruação adiantada pode ser gravidez?

7

Por último, existem casos em que os anticonceptivos de emergência, isto é, a pílula do dia seguinte, tem sido a causa do adiantamento da menstruação. Portanto, se a tomou recentemente, é importante levar isso em conta.

Veja também: Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque a menstruação adianta, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Porque a menstruação adianta

50 comentários
A sua avaliação:
Carolina delazeri
Bom eu sou laqueada dia 1de fevereiro vou fazer 3meses fiz laqueadura tiraram minhas trompas bom com em dezembro dive relação sem proteção com meu marido bom como sou operada ne nem me preocupei ai ja fez 1mes de operação ai dia 31 de dezembro desceu para mim hoje dia 29 de janeiro desceu a menstruação adiantou era pra vim dia 31 e nao agora eu estou sentindo um pouco de enjoo tonturas dor nas costas e mas na lombar dor de cabeça estou irritada quero saber se posso esta gravida sendo que operei e farei dia 1 3meses de operada e com trompas cordadas sera que pode isso meu deus ou menstruação esta desregulada por causa da cirurgia mas porque as dores enjoo tonturas me dira essa divida aiii meu deus
Josefa
Minha menstruação adiantou 11 dias mês passado, mas agora já tem 7 dias que ela não desce em relação ao mês passado, o que pode ter acontecido? É normal?
helena
eu fiz laqueadura tenho 47 anos . quando a mentruaçao adianta a gent acaba menstruando 2 vezes no mes. e ruim.
JOSILDA
Olha minha menstruação sempre antecipa, será que tenho algum problema.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Josilda! Pode ser que você tenha simplesmente a menstruação desregulada, mas isso não é motivo para preocupações. Se quiser conhecer alguns conselhos para regular a menstruação, consulte este artigo: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-regular-a-menstruacao-4431.html
FJ
Normalmente sou bastante regular este mes a minha mestruacao veio 5 dias antes do previsto...estou a tentar engravidar, razao pela qual fiquei bastante preocupada. O que devo fazer? E normal?
Simone
Minha menstruação adiantou quatro dias, tô me sentindo inchada e cheguei a vomitar depois do almoço. Também senti as vistas escurecer, tipo tontura. E estrangeiros que a menstruação além de ter adiantada também veio mais forte e durou mais. Será que posso estar grávida? Espero uma resposta.
Paola
E voc esta gravida ? Estou assim tbm
poliana
oi, minha mestruaçao venho duas vezes antes de um mês. uma venho no dia 23/04 e a outra venho no dia 11/05 oque pode ser? obs: não tomo anticoncepcional corretamente. obrigado...
Thais
Gente Minha menstruação veio 4 dias antes da data prevista, com um fluxo bem menor e sem cólica que achei super estranho, meninas ela vem mais quando eu limpo com o papel E desce bem pouco no absorvente não chega nem encher , já me falaram q estou com ovário policístico sera?
Talita
Minha mestruação veio adiantada mais de uma semana. Começou com um pequeno sangramento na quinta e na sexta em diante veio sangramento normal. Tive relação sexual dois dias antes da quinta feira e fico preocupada por está gravida.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Talita! Se você teve relação sexual desprotegida, então corre o risco de gravidez sim.
Regina souza
Olá meu nome é Regina tenho 43 anos e a alguns anos tenho percebido esse fato minha menstruação sempre foi de atrasar e nunca de adiantar ando sentindo muita cólica, dor nas costas e no saio coisa que nunca havia sentido faço o papa no posto do rir e nunca dá nada e por esse motivo ñ consigo passa com um ginecologista o que faço?

Porque a menstruação adianta
Imagem: hola.com
1 de 2
Porque a menstruação adianta

Voltar ao topo da página