Como regular a menstruação

Muitas mulheres sofrem de períodos menstruais irregulares, o que para além de poder ser desconfortável, por não conhecerem a data em que irão menstruar, dificultando o agendamento de viagens, saídas e encontros, pode causar ansiedade, no caso de as mulheres serem sexualmente ativas, pela dúvida acerca de uma possível gravidez.

O ciclo menstrual feminino tem normalmente a duração de 28 dias, porém, é considerado dentro da normalidade se a duração for entre 24 e 35 dias. Este ciclo inicia-se no primeiro dia do período menstrual, cuja duração pode ser entre 2 a 7 dias, continuando até ao início de um novo período menstrual. As mulheres com menstruação irregular podem ter períodos abundantes e longos, cuja duração seja superior a 7 dias ou um intervalo reduzido ou muito grande entre menstruações. A menstruação irregular afeta geralmente as mulheres no início da puberdade ou da menopausa, podendo também ocorrer perdas de sangue durante o ciclo, conhecidas como spotting.

Whatsapp 2 Twitter 0 Google +
  • O que pode causar uma menstruação irregular?


    A menstruação irregular pode ser causada por alguns problemas de saúde como o síndrome dos ovários poliquísticos, os problemas de tiroide, principalmente no caso do hipertireoidismo (hiperfunção da tiroide), problemas no útero e nos ovários.

    A perda ou o ganho de peso abrupto, o exercício físico em excesso ou a anorexia podem também levar a alterações na menstruação, podendo nalguns casos desenvolver-se amenorreia, ausência de período menstrual durante um longo período de tempo.

  • Tratamento dos períodos menstruais irregulares


    Para grande parte das mulheres a regulação dos períodos menstruais ocorre naturalmente, sem que seja necessário adotar algum tratamento. Para outras, algumas alterações como controlar o peso, de forma a que este se mantenha mais estável ou moderar o exercício físico fazem a diferença. No caso de a menstruação irregular ser causada por outras condições de saúde, estas devem ser tratadas primeiramente e só depois devem ser adotadas novas medidas para regular os períodos menstruais. A pílula anticoncepcional ajuda a regular a menstruação, principalmente se for uma pílula combinada, com dois tipos de hormônios diferentes. O tratamento com a pílula para além de regular o ciclo menstrual, reduz a quantidade de sangue perdida durante o período, sendo igualmente útil para mulheres com períodos muito abundantes e dolorosos.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como regular a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como regular a menstruação:


5 comentários


18-06-2015 disse:
SAUDAÇOES. eu e minha esposa temos feito experiecias no sentido de podermos gestar um filho, mas faz mais de um ano que estamos nesta tentativa e nao nunca tivemos resultados positivos. mas com tempo fomos a constatar que ela tem tido uma mestruacao irregular, e com isso vem o temor de que seja um problema com fertilidade. peco digas, e como como posso prosseguir com a ideia de um dia nos sermos pais?
27-04-2015 disse:
Ola, estou muito preocupada, pois minha mestruaçao é desregular, pois mestruei dia 12 e dia 20 de março sendo que tive relaçao antes do dia 20 e tomei a pilula do dia seguinte, e este mes de abril nao veio ainda, to muito nervosa e estressada ,ansiosa..........louca, arrancando os cabelos, sem conseguir pensar, pesquisando remedios pra morrer..... sem chao....,.
24-04-2015 disse:
Eu uso o norestin para regular a menstruacao mas quero muito engravidar e não posso parar o norestin pois vem pra mim 9 dias e as vezes 2 veses ao mês já fiz exames meu útero esta perfeito oque devo fazer ? Des de já agradesso
27-10-2014 disse:
nao tem nd a ver com "como REGULAR a menstruacao".
13-06-2014 disse:
tratamento e prevencao e o q causa
Vídeos em destaque
Perler / Hama Beads Tutoriais Plasticina Play-Doh Cocktails Beleza