Como regular a menstruação


Como regular a menstruação

Muitas mulheres sofrem de períodos menstruais irregulares, o que para além de poder ser desconfortável, por não conhecerem a data em que irão menstruar, dificultando o agendamento de viagens, saídas e encontros, pode causar ansiedade, no caso de as mulheres serem sexualmente ativas, pela dúvida acerca de uma possível gravidez.

O ciclo menstrual feminino tem normalmente a duração de 28 dias, porém, é considerado dentro da normalidade se a duração for entre 24 e 35 dias. Este ciclo inicia-se no primeiro dia do período menstrual, cuja duração pode ser entre 2 a 7 dias, continuando até ao início de um novo período menstrual. As mulheres com menstruação irregular podem ter períodos abundantes e longos, cuja duração seja superior a 7 dias ou um intervalo reduzido ou muito grande entre menstruações. A menstruação irregular afeta geralmente as mulheres no início da puberdade ou da menopausa, podendo também ocorrer perdas de sangue durante o ciclo, conhecidas como spotting.

  • O que pode causar uma menstruação irregular?


    A menstruação irregular pode ser causada por alguns problemas de saúde como o síndrome dos ovários poliquísticos, os problemas de tiroide, principalmente no caso do hipertireoidismo (hiperfunção da tiroide), problemas no útero e nos ovários.

    A perda ou o ganho de peso abrupto, o exercício físico em excesso ou a anorexia podem também levar a alterações na menstruação, podendo nalguns casos desenvolver-se amenorreia, ausência de período menstrual durante um longo período de tempo.

  • Tratamento dos períodos menstruais irregulares


    Para grande parte das mulheres a regulação dos períodos menstruais ocorre naturalmente, sem que seja necessário adotar algum tratamento. Para outras, algumas alterações como controlar o peso, de forma a que este se mantenha mais estável ou moderar o exercício físico fazem a diferença. No caso de a menstruação irregular ser causada por outras condições de saúde, estas devem ser tratadas primeiramente e só depois devem ser adotadas novas medidas para regular os períodos menstruais. A pílula anticoncepcional ajuda a regular a menstruação, principalmente se for uma pílula combinada, com dois tipos de hormônios diferentes. O tratamento com a pílula para além de regular o ciclo menstrual, reduz a quantidade de sangue perdida durante o período, sendo igualmente útil para mulheres com períodos muito abundantes e dolorosos.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como regular a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como regular a menstruação:


2 comentários


27-10-2014 disse:
nao tem nd a ver com "como REGULAR a menstruacao".
13-06-2014 disse:
tratamento e prevencao e o q causa
Vídeos em destaque
Jardinagem DIY 13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Desenhos de natal