Partilhar
Partilhar em:

Como regular a menstruação

Avaliação: 3,9 (1189 votos)
21 comentários
5 vezes partilhado
 
Como regular a menstruação

Muitas mulheres sofrem de períodos menstruais irregulares, o que para além de poder ser desconfortável, por não conhecerem a data em que irão menstruar, dificultando o agendamento de viagens, saídas e encontros, pode causar ansiedade, no caso de as mulheres serem sexualmente ativas, pela dúvida acerca de uma possível gravidez.

O ciclo menstrual feminino tem normalmente a duração de 28 dias, porém, é considerado dentro da normalidade se a duração for entre 24 e 35 dias. Este ciclo inicia-se no primeiro dia do período menstrual, cuja duração pode ser entre 2 a 7 dias, continuando até ao início de um novo período menstrual. As mulheres com menstruação irregular podem ter períodos abundantes e longos, cuja duração seja superior a 7 dias ou um intervalo reduzido ou muito grande entre menstruações. A menstruação irregular afeta geralmente as mulheres no início da puberdade ou da menopausa, podendo também ocorrer perdas de sangue durante o ciclo, conhecidas como spotting.

O que pode causar uma menstruação irregular?

A menstruação irregular pode ser causada por alguns problemas de saúde como o síndrome dos ovários poliquísticos, os problemas de tiroide, principalmente no caso do hipertireoidismo (hiperfunção da tiroide), problemas no útero e nos ovários.

A perda ou o ganho de peso abrupto, o exercício físico em excesso ou a anorexia podem também levar a alterações na menstruação, podendo nalguns casos desenvolver-se amenorreia, ausência de período menstrual durante um longo período de tempo.

Tratamento dos períodos menstruais irregulares

Para grande parte das mulheres a regulação dos períodos menstruais ocorre naturalmente, sem que seja necessário adotar algum tratamento. Para outras, algumas alterações como controlar o peso, de forma a que este se mantenha mais estável ou moderar o exercício físico fazem a diferença. No caso de a menstruação irregular ser causada por outras condições de saúde, estas devem ser tratadas primeiramente e só depois devem ser adotadas novas medidas para regular os períodos menstruais. A pílula anticoncepcional ajuda a regular a menstruação, principalmente se for uma pílula combinada, com dois tipos de hormônios diferentes. O tratamento com a pílula para além de regular o ciclo menstrual, reduz a quantidade de sangue perdida durante o período, sendo igualmente útil para mulheres com períodos muito abundantes e dolorosos.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como regular a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro.

Relacionados
Comentários (21)

Escrever comentário sobre Como regular a menstruação

Muito útil
21 comentários
Mayara
Minha menstruaçao faz meses que não vem, de 5 a 6 meses, isso me preocupa muito, sempre tive esse problema, e eu quero muito menstruar normalmente, tenho apenas 17 anos, nao sei o que fazer para regular, queria saber o que pode estar acontecendo, pq nao vem a meses? E como posso regular?Usar algum regulador ou anticoncepcional?
Por favor me ajudem... E quero saber tambem se eu posso engravidar mesmo com esse problema? Obrigada
Cleidiane Alves Araujo
Oi, parei de tomar meu anticoncepcional a mais de um mes e ate agora não desceu. Fiz o teste de gravidez e deu negativo. Ja faço o uso desse medicamentos a mais de 10 anos direto
Dalila siqueira gama
Minha menstruação acabou a três dia esqueci de começar a tomar as pílula o que fazer
carolane leal
Tenho 16 anos e meu ciclo menstrual e super atrazando ele só vem de 3 e três meses como que eu posso fazer para regular ou o que posso toma para regula e sinto forte dores !!
Camila moreira
Oi tenho 15anos e eu menstruo 365 dias no ano isso mesmo td dia vem n fui ao médico mas ela sempre fala q a normal e que vai acertar ão a isso chato nunca posso fazer nada .
Yara Cortez
Camila assim ninguém precisa ser um ginecologista pra saber que isso nn er normal , se isso for verdade óbvio pq er meio difícil disso acontecer, mas , converse com sua mãe tia .. E procure um médico
val
Olá, eu tomava anticoncepcionais há quase quatro anos, mas agora está me fazendo mal, aí parei de tomar, mas minha menstruação desregulou, vem mais de uma vez no mês. Como posso regularizar isso? Obrigada!
Amanda
Oi gente ? Me ajudem eu tava tomanando remédio para não menstruar para poder viajar foi tranquilo viajei no domingo quando foi na segunda minha menstruação veio normal os 5 dias quando foi no outro domingo tomei a o remédio só para ter relação com meu namorado e não tomei mais quando foi na sexta sentir cólicas quando vir minha menstruação tava vindo de novo comecei a tomar o remédio pra ver se parava e não parou tomei o remédio na hora errada e vir que tava me fazendo mal e parei de tomar , hj tem 6 dias que eu não paro de sangra e sentir cólicas o q eu faço , to aperriada vem muito pouco e escurar ?
Cilene
Ola ..tomo anticocepcioanl injetavel... Dau quero adiantar minha menstruação... Pra mi adiantar a mesmo tenho que tomar a pilula???mesmo que tenho tomada a injeçao??ou so tomo a pilula??estou na duvida.. Desde ja aguardo uma resposta..obg
stela
Meu periodo e d 21dias e por vezes vejo 2vezes ao mes k faxo pa mudar isso
Editor umComo.com.br
Oi Stela, uma das opções para regular a menstruação é começar a tomar um anticoncepcional. Mas para isso deverá consultar o seu médico ou ginecologista primeiro. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando!
Ana luizaBrr
Namora,mas não posso tomar anticocepcionais porque meus pais me controlam,então vou pelo metodo da tabela,pois a camisinha imcomoda de mais.O que acontece é que minha mestruaçao é muito desrregulada,ja teve ciclo de 40 dias,o que devo fazer??

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como regular a menstruação
Como regular a menstruação