Porque a menstruação adianta

Porque a menstruação adianta
Imagem: hola.com

Muitas mulheres têm ciclos menstruais irregulares os quais podem ser devido a uma condição ou situação temporária ou, pelo contrário, a condições ou doenças mais graves. E um dos transtornos menstruais mais comuns são os períodos breves com uma duração inferior aos 21 dias e, perante tal irregularidade, é normal que façamos a seguinte pergunta: porque a menstruação adianta? É importante conhecer todas as possíveis causas e visitar o quanto antes o ginecologista para comprovar em que estado se encontra nossa saúde.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos saber que um ciclo menstrual adiantado é aquele que dura menos de 21 dias, quando as oscilações consideradas comuns se produzem entre os 21 e 35 dias. É importante também levar em conta que para considerar que existe um transtorno menstrual como este, é necessário que a menstruação adiantada ocorra pelo menos durante dois ciclos seguidos. Perante qualquer alteração, é imprescindível visitar seu ginecologista para fazer uma revisão médica. Vejamos, a seguir, quais são as possíveis causas do adiantamento da menstruação.

2

Um dos fatores que pode causar o adiantamento da menstruação é o estresse, já que além de afetar negativamente muitos aspectos da saúde, também influencia na regularidade do período. Qualquer situação de estresse, seja por problemas familiares, de trabalho, de estudo, etc. geram um quadro de ansiedade que faz com que os hormônios do corpo percam seu equilíbrio usual devido à tensão existente no organismo. Devemos aprender a controlar esta condição ou procurar ajuda médica se a ansiedade for muito elevada. Consulte os artigos Como reduzir o estresse de forma natural e Atividades para combater o estresse; você encontrará boas soluções que podem ajudá-lo a superar a situação.

3

Dessa forma, os desajustes hormonais são uma das principais causas de adiantamento da menstruação. Se ocorrer uma alteração nos níveis de hormônios que controlam os ovários e o útero, é provável que aconteça esta irregularidade menstrual. De fato, em fases que antecedem a menopausa há a ocorrência de importantes mudanças (sufocos, suores, variações anímicas, etc.) e é frequente os desajustes na menstruação.

4

As mulheres que se submetem a dietas muito estritas ou treinamentos físicos de alto rendimento e sofrem bruscas e repentinas mudanças de peso, podem chegar a ter um adiantamento na menstruação. E isto faz com que o organismo fique sem estabilidade, provocando às vezes um adiantamento ou um atraso da menstruação.

5

Verdadeiros transtornos do sistema reprodutivo também podem originar o adiantamento da menstruação. Um dos fatores que costuma provocar ciclos menstruais breves é a endometriose, uma condição que ocorre devido a um crescimento de tecido uterino fora do útero e provoca fortes dores durante a menstruação.

Imagem: bebesymas.com

6

Doenças de transmissão sexual como a gonorreia ou a clamídia são outras das causas de adiantamentos da menstruação. Por isso, é importante fazer as revisões ginecológicas periódicas oportunas e se proteger com o uso de preservativo na hora de manter relações sexuais.

Leia mais em: Menstruação adiantada pode ser gravidez?

7

Por último, existem casos em que os anticonceptivos de emergência, isto é, a pílula do dia seguinte, tem sido a causa do adiantamento da menstruação. Portanto, se a tomou recentemente, é importante levar isso em conta.

Veja também: Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque a menstruação adianta, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.