Partilhar

Como tratar da clamídia

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como tratar da clamídia
Imagem: nuncatanto.com

A clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. É causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis que pode afetar tanto homens quanto mulheres, já que é transmitida pelo contato sexual, seja vaginal, anal ou oral. Além disso, as pessoas infectadas pela clamídia talvez não apresentem sintomas no início, já que estes costumam aparecer várias semanas após o contágio. Neste artigo de umComo te explicamos detalhadamente como tratar da clamídia.

Também lhe pode interessar: Como se contagia a clamídia
Passos a seguir:
1

Para tratar da clamídia, a primeira coisa que você deve fazer é ir ao seu especialista habitual para que este, por meio de exames e amostras do lugar afetado, possa detectar se existe uma infecção por clamídia ou não. Mesmo que muitas vezes não sejam perceptíveis, recomendamos consultar nosso artigo sobre quais são os sintomas da clamídia.

2

Caso você esteja sofrendo uma infecção por clamídia, o especialista te receitará um tratamento antibiótico para sua cura. Este tipo de medicamento se encarregará de matar as bactérias que causam a clamídia em nosso corpo.

3

Os antibióticos que se costuma receitar para tratar e curar a clamídia são uma dose única de azitromicina ou duas cápsulas por dia durante uma semana de doxiciclina. É importante seguir estritamente as prescrições médicas para que o tratamento seja efetivo e a infecção por clamídia seja curada. Se uma vez terminado o tratamento, os sintomas continuarem será necessário voltar a consultar seu especialista.

4

Ao tratar-se de uma doença sexualmente transmissível, os companheiros das pessoas infectadas por clamídia devem ser examinados e tratados por um especialista o antes possível, ainda que não apresentem nenhum tipo de sintoma. Assim, será evitado o risco de tornar a contrair a infecção.

5

Do mesmo modo, as pessoas com clamídia não devem ter relações sexuais pelo menos por até 7 dias após ter terminado o tratamento.

6

Para garantir que a infecção tenha sido totalmente curada, é recomendável que tanto mulheres quanto homens que tenham contraído clamídia façam exames médicos após o tratamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar da clamídia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • O uso do preservativo é a maneira mais efetiva e segura de evitar o contágio de qualquer doença sexualmente transmissível.
  • Procure seu médico especialista no mínimo uma vez por ano para realizar os exames apropriados e garantir que tudo esteja bem.

Escrever comentário sobre Como tratar da clamídia

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
VANIA
MEU NAMORADO APRESENTOU SINTOMAS DE CLAMÍDIA, UMA SEMANA APOS TERMOS RELAÇÕES. JÁ HÁ ALGUNS MESES QUE EU NÃO TIVE RELAÇÕES C NINGUÉM, ELE DISSE QUE ISSO ACONTECEU DEPOIS QUE FICOU COMIGO! PODERIA TER PASSADO PARA ELE MESMO SEM TER SINTOMAS? FIZ O EXAME TAMBÉM MAS AGUARDO RESULTADO.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Vania! Sim, é possível contagiar alguém mesmo sem ter sintomas, pois por vezes esta doença pode não apresentar sintomas. Aguarde o resultado do exame e siga as indicações do médico para o tratamento, no caso de ser positivo. Obrigada pelo seu comentário!
juliano garcia
depois de fazer o tratamento quantos dias levam pra sumir todos os sintomas da clamidia

Como tratar da clamídia
Imagem: nuncatanto.com
Como tratar da clamídia

Voltar ao topo da página