Partilhar

Porque a menstruação atrasa

Porque a menstruação atrasa

Quando não estamos planejando em ser mãe, um atraso na menstruação pode ser um motivo importante de preocupação. Mas uma possível gravidez não é a única razão de apresentar períodos irregulares. Se tem a certeza de que não está grávida, mas apesar disso sua menstruação não chegou na data que devia, em umComo.com.br explicamos porque a menstruação atrasa frequentemente.

Também lhe pode interessar: Como atrasar a menstruação
Passos a seguir:
1

Se mantém relações sexuais, é importante que descarte primeiro uma possível gravidez. Pode começar por calcular os dias férteis do mês anterior para avaliar se teve sexo nas datas de maior risco, no caso de ter dúvidas, o melhor é fazer um teste de gravidez. No entanto, para que o resultado do mesmo seja fidedigno deve ter pelo menos uma semana de atraso, no nosso artigo quando fazer um teste de gravidez, explicamos-lhe tudo o que precisa saber a este respeito.

Se tem a certeza de que não se trata disso, então existem muitas outras possibilidades que podem estar originando o atraso da sua menstruação.

2

Se você tem ciclos menstruais muito regulares, deve saber que existe da mesma forma a possibilidade de que a sua menstruação se atrase quatro dias em relação à data que devia ter vindo. Isto ocorre porque o corpo não é um relógio perfeito e muitos fatores ao nosso redor podem produzir alterações.

No caso das mulheres que não são regulares, os atrasos podem ser inclusive de uma semana.

3

Os quadros de estresses importantes são uma das principais causas de atrasos na menstruação. Se ultimamente você esteve sob muita tensão, esta pode ser uma das causas mais óbvias da ausência da sua menstruação. Neste caso, a recomendação é tentar relaxar fazendo exercício ou praticando atividades como o yoga ou o pilates, que lhe ajudarão a diminuir a tensão e a favorecer a descida da menstruação.

Porque a menstruação atrasa - Passo 3
4

Se recentemente você viajou e esteve sob fusos horários muito diferentes dos habituais, por exemplo, uma viagem da Europa para a Ásia ou para a América, é normal que a sua menstruação sofra um atraso, pois as funções entre o cérebro e o ovário podem ser afetadas pelas mudanças de horário, bem mais do que em casos de viagens de curta duração.

Estes atrasos ocorrem normalmente durante alguns dias, depois o seu ciclo voltará à normalidade.

Porque a menstruação atrasa - Passo 4
5

A ingestão de alguns medicamentos pode afetar também a chegada da menstruação, por isso é conveniente que antes de se submeter a um tratamento de duração média ou longa, consulte sempre o prospecto para se certificar dos possíveis efeitos sobre a sua saúde.

Porque a menstruação atrasa - Passo 5
6

Se durante o último mês tiver perdido peso de forma considerável, seja por uma dieta muito intensa, mudanças alimentares radicais ou alguma doença, é muito possível que sofra de um atraso na sua menstruação. Convém lembrar que o que comemos se reflete no tipo de ciclo menstrual que temos.

Do mesmo modo aquelas pessoas que eliminam por completo as gorduras de sua dieta podem apresentar, inclusive, uma ausência completa de menstruação. Este é o caso das mulheres com uma dieta hipocalórica e também das moças que sofrem transtornos alimentares como a bulimia ou a anorexia.

Porque a menstruação atrasa - Passo 6
7

Os problemas endocrinológicos podem também se refletir em atrasos e menstruações irregulares. Se ultimamente você tem sofrido de muitos atrasos, é conveniente consultar um ginecologista.

8

Enquanto durar o atraso, é importante manter a calma, pois quanto maior o estresse, mais difícil será para regular a menstruação. Se o atraso for superior a 7 dias, é o momento de ir ao ginecologista para uma avaliação completa, descartando a presença de qualquer condição endócrina, de cistos nos ovários ou qualquer outro tipo de transtorno.

Sugestão: Leite com canela desce a menstruação?

9

Se as suas menstruações são com frequência irregulares, também é importante que consulte o seu ginecologista para uma avaliação completa com o objetivo de detectar a causa de tal condição.

Veja também: 9 truques para a menstruação descer

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque a menstruação atrasa, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Porque a menstruação atrasa

57 comentários
Ana
Tive uma selacao sexual sem protecao 4 dias antes da menstrucacao e no dia que deveria ter saido comecei a ter um corrimento castanho posso estar gravida?
A sua avaliação:
Sérgio
Oi tem riscos de gravidez se eu minha parceira ejacular depois que eu já ejaculei ???
Editor umComo.com.br
Oi Sérgio! Você pode explicar melhor sua dúvida por favor? O risco de gravidez está sempre presente na falta de uso de métodos anticoncepcionais.
Julia
Minha menstruação está atrasada a 4 meses, ja fiz 3 teste de gravidez (de farmácia) e deu negativo. Ja tomei cha de canela, tomei comprimidos e até agora nada. O que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Julia! Você deve ir no médico assim que possível para que ele possa diagnosticar o que está provocando a falta de menstruação.
Augusta
olá tenho 25 ano, estou com atraso mestrual de 7 dias,não tenho relações sexual há um ano, o que pode ser?
Editor umComo.com.br
Oi Augusta! Por favor, consulte as informações do texto para saber o motivo.
A sua avaliação:
luana
Oi , estou com uma duvida minha mestruaçao esta atrazada a 9 dias fiz um teste de gravides e deu negativo o que pode ?
A sua avaliação:
Joana
O minha menstruação já não chega a 1 mês e 17 dias o que faço ??
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Você teve relações sexuais desprotegidas? A sua menstruação costuma ser desregular?
angelina
meu periodo esta atrada a 10 dias , provoquei com pilulas no dia 8 de junho ate agora ainda sera que tou gravida?
Ana karolina
Oi tomo Injeção mesigyna todo mês há 1 ano só que mês passado veio menstruação dia 29 como todo mês e fiquei menstruada durante uns 15 dias logo após tive relação tomei injeção normal colo todo mês só que minha menstruação não desceu esse mês e hoje já é 9 junho tô muito preocupada será tem perigo de está grávida... Me ajuda por favor
Dalila Medeiros
Oi, meu nome é Dalila e tenho 13 anos. Fã exatamente 7 dias que a minha menstruação está atrasada, não tive relações sexuais, oque isso quer dizer?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Dalila! Se você não teve relações sexuais, pode ser que a menstruação esteja atrasada apenas pelo fato do seu ciclo ser irregular. De qualquer forma, neste artigo encontrará algumas das causas da menstruação atrasada: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/porque-a-menstruacao-atrasa-3008.html
Marta
Vo sair com meu namorado, minha menstruação está pra vir.. Como fasso pra atrasa la
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marta! Neste artigo poderá encontrar alguns conselhos para saber como atrasar a menstruação: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-atrasar-a-menstruacao-20.html

Porque a menstruação atrasa
1 de 5
Porque a menstruação atrasa

Voltar ao topo da página