Partilhar
Partilhar em:

Como atrasar a menstruação

Passo a Passo
Avaliação: 3 (3101 votos)
51 comentários
7 vezes partilhado
 
Como atrasar a menstruação

Não há nada mais decepcionante que dar-se conta que o primeiro dia da sua menstruação será no dia do seu casamento ou na semana de umas férias românticas. Num ou noutro momento todas a mulheres já estiveram na situação de quererem atrasar a sua menstruação durante uns dias. A menstruação pode chegar a ser um problema, tanto se atrasar como se chegar em um momento inoportuno. Não só impede de realizar certas atividades, como os sintomas que a acompanham podem arruinar um dia especial. Além de consultar o seu ginecologista para se informar das diferentes opções para atrasar a menstruação, pode levar a cabelo algumas dicas que lhe vamos explicar neste artigo do umCOMO sobre como atrasar a menstruação de forma natural.

Instruções:
1

Uma boa forma de atrasar a menstruação é manter os níveis de progesterona altos, que é o hormônio envolvido no ciclo menstrual.

Durante um ciclo menstrual normal, o sangramento começa quando os níveis deste hormônio baixam. As mulheres que tomam a pílula, quando se encontram na semana de pausa induzem uma descida de progesterona. Ao deixar de tomar a pílula por uns dias fazem com que a menstruação desça Se não deixarem de tomar a pílula, os níveis de progesterona mantêm-se elevados, pelo que poderiam atrasar a menstruação.

Não é uma forma natural como referimos no título do artigo, mas estamos obrigados a explicar-lhe isto uma vez que a pílula anticoncepcional é a forma mais eficaz de atrasar a menstruação. Se a continuar tomando durante os dias de pausa conseguirá atrasar a menstruação durante um tempo. Da mesma forma, na farmácia, poderá encontrar diferentes produtos que lhe proporcionam o mesmo serviço. Mas antes de experimentar algum, deve consultar primeiro o seu ginecologista para saber qual é a melhor opção para si. Além disso, uma semana antes da menstruação descer, os níveis de progesterona já começam a descer, por isso se quer evitar a menstruação deverá iniciar o tratamento pelo menos 7 dias antes.

Se tiver alguma dúvida a este respeito, no seguinte artigo do umCOMO explicamos-lhe como funcionam as pílulas anticoncepcionais.

2

Entrando agora nos remédios caseiros para atrasar a menstruação, uma opção é determinar se adiantar a menstruação pode resolver o seu problema. Em algumas situações adiantar a menstruação pode funcionar melhor do que atrasá-la, no entanto deve realizar os seus cálculos dando sempre uma margem para a menstruação terminar antes desse momento que espera.

Isto também é algo que convém falar com o seu médico, pois é possível adiantar a menstruação com um tratamento do tipo hormonal, a forma mais segura de o conseguir. Outras formas naturais para adiantar a menstruação são as seguintes:

  • Embora com menos probabilidade de sucesso que o tratamento hormonal, também é possível induzir a menstruação com o uso de ervas. O chá de folhas de salsa é conhecido por o conseguir. Coloque um punhado de folhas frescas de salsa em uma panela de água fervendo durante aproximadamente 30 minutos. Coe o chá e tome de 3 a 4 xícaras por dia.
  • Use as propriedades do gengibre para adiantar a menstruação. Coloque para ferver uma panela de água e quando estiver fervendo coloque os pedaços de gengibre fresco cortado. Deixe ferver durante 10 minutos, apague o fogo e deixe repousar. Ingira pelo menos 3 xícaras por dia.
  • O chá de canela também é uma alternativa popular para adiantar a menstruação, embora a canela em pó dê bons resultados, pode optar também pelos paus de canela. Ferva água, adicione os paus ou canela em pó em quantidades generosas, deixe ferver um pouco e depois deixe repousar. Consuma 3 xícaras por dia.

É importante ter em conta que não deve utilizar todos estes remédios naturais ao mesmo tempo, pela sua saúde deve evitar misturá-los todos.

3

Entre os benefícios do limão podemos contar com uma propriedade que já se utiliza durante várias gerações, pois este cítrico, tomado em grandes quantidades durante alguns dias antes da menstruação descer, é capaz de atrasar a menstruação.

A melhor forma de o fazer é espremer o suco de limão e misturar com água, bebendo este suco durante todo o dia. Se começar a fazer isto uma semana antes da menstruação descer, conseguirá atrasar a menstruação um ou dois dias.

Extra: Como atrasar a menstruação com limão

4

Com o vinagre pode conseguir os mesmos resultados que com o limão, o problema é que o seu sabor pode ser desagradável, sobretudo se tiver de tomar em grandes quantidades. Mas se não tiver nenhum problema com o seu sabor e o preferir ao invés do limão, pode utilizá-lo. Algo que deve ter em conta é que tanto o limão como o vinagre, tomados em abundância podem causar incômodos e dores estomacais.

5

É sabido que o estresse e a ansiedade podem provocar um atraso na menstruação. Por este motivo ocorrem muitos atrasos, uma vez que as mulheres que têm um leve atraso podem ficar nervosas devido à hipótese de estarem grávidas, fazendo com que inconscientemente a menstruação demore mais tempo.

Claro que não lhe vamos recomendar nem o estresse nem a ansiedade, mas o que podemos fazer é mostrar-lhe uma técnica para atrasar a menstruação que pode funcionar com efeitos semelhantes: praticar exercício físico. Saia para correr, vá na academia, canse o seu corpo, desta forma aumentará os níveis de estrogênio e estará mandando ao seu corpo o sinal de que não deve fazer a menstruação descer.

6

A água fria pode ser um grande aliado na hora de atrasar a menstruação, pois consegue bloquear, diminuir e atrasar o fluxo de sangue da sua menstruação. Tome banhos de água fria, quanto mais fria melhor, pois assim conseguirá que a temperatura do seu corpo não aumente e a menstruação se atrase.

7

Não há nenhum problema se de forma excepcional, para uma ocasião especial ou um evento inesquecível, atrasar a sua menstruação por uns dias. Mas isto não se deve converter em uma prática habitual e abusar disso. O ciclo menstrual é um processo que o seu organismo faz de forma natural, por isso se o alterar podem ocorrer problemas hormonais e no sistema reprodutivo. De fato, se abusar desta prática pode chegar ao ponto de que, no dia que quer engravidar, tenha problemas para o conseguir. Também deve ter em conta o período temporal que atrasar a sua menstruação, não é a mesma coisa atrasá-lo uns dias do que fazê-lo por várias semanas ou durante um mês.

8

Voltamos a referir que a melhor opção que pode tomar para saber como atrasar a menstruação de forma natural ou com terapia hormonal é consultar o seu ginecologista. Se lhe explicar a sua situação, ele poderá oferecer várias opções, escolhendo qual é a melhor para o seu caso. Tenha em conta que nem todos os corpos são iguais nem reagem de forma igual, com ajuda médica evitará que no futuro possa ter algum problema.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como atrasar a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Decida o quão importante é atrasar a menstruação. Se é muito importante, consulte o seu médico e fale com ele sobre não tomar a pílula durante uma semana ou, se não está tomando a pílula, tome suplementos de progesterona até ao momento que quer que a menstruação chegue.
  • Não existe nenhum método infalível para forçar o seu corpo a menstruar além da intervenção com hormônios.
  • Todas as plantas têm algum risco no seu uso e podem interagir com os medicamentos. Fale sempre com o seu médico antes de adicionar algo de novo ao seu regime de medicamentos.
Comentários (51)

Escrever comentário sobre Como atrasar a menstruação

51 comentários
A sua avaliação:
vanessinha
eu queria sabe como faço para nao descer minha mestruaçao hj pq hj tenho um compromisso ta querendo vim mais to tomando o ciclo 21 em uma em uma hora pra nao desce por favor me ajude me informe um remedio caseiro por favor
A sua avaliação:
Fernanda
Boa tarde , Vou de ferias e queria adiantar o período menstrual , mas não estou a fazer nenhuma pílula . posso começar a tomar para atrasar .

Greicy Silva
Vou viajar dia 6 minha menstruação vem lá pelo dia 4,nao quero ficar menstruada. O que tomo?
Ana Paula da Silva
Tomo a neorigina mensalmente como faço para atrás ar este mês por que eu tenho compromico este mês
Editor umComo.com.br
Oi Ana Paula! Basta seguir as recomendações do texto.
Maria Clara
Não uso anticoncepcionais e preciso atrasar minha menstruaçao urgente o que devo fazer?
Catarina Manuel
Vou sair com meu namorado é não quero nada de menstruação neste momento
Andressa Cardoso
Ola, minha menstruação ja era pra ter vindo dia 28 de abril e ja e 3 de maio e ainda nao veio e surgiu um imprevisto e nao quero que ela venha o que faco? Começo imediatamente a tomar a pilula?
Kasya
Vou sair domingo com meu marido, como faço pra minha menstruação nao vim essa semana so a outra? Mim ajudem urgente
Vanessa
Oi,vou para a praia bem nesse período estarei menstruada...tomo injeção mensal como faço para que ela venha só em janeiro ou é melhor vim nessa semana
Adria
Vou casar dia 2 de janeiro e viajar em lua de mel dia 6. Hoje é meu primeiro dia de menstruação. E o próximo ciclo será justo no dia da viajem. Tomo anticoncepcional e gostaria de saber como atrazar minha menstruação.
Isadora
tome o remédio continuamente, (esqueça as ultimas que são os placebos ) só de a pausa quando quiser que sua menstruação venha :)
Larissa Lopes
Oi! Não percebo quase nada dessas coisas mas foi assim a semana passada tive relações duas vezes usei camisinha mas não estou confiando á 100% e ate com receio de que tenha estourado por essa razão comecei a tomar a pílula continua... será que estou fazendo certo?
gabi
nada a ver
Maria
Adianta minha menstruação .salsinha e o gigibre resolve o problema. Quantos dias se toma ....resposta urgente

Como atrasar a menstruação
1 de 6
Como atrasar a menstruação