Partilhar

Onde fica o clítoris

 
Por Julia Latorre. 10 outubro 2018
Onde fica o clítoris

Apesar da sua função essencial no corpo de cada mulher (porque vamos combinar que orgasmo deveria ser obrigatório para todas nós?), nem todas as mulheres e homens conseguem encontrá-lo facilmente, seja pela anatomia diferente em cada mulher, fazendo com que em alguns casos ele fique mais escondidinho, seja porque a masturbação feminina ainda é tabu e muitas mulheres passaram a infância ou uma boa parte de sua vida aprendendo que não deveriam se tocar. Em outras palavras, foram desencorajadas a conhecer o próprio corpo, o que pode ter complicado o caminho do orgasmo. Para acabar com todas as dúvidas entre homens e mulheres, explicamos neste artigo do umCOMO onde fica o clítoris, como encontrá-lo, estimulá-lo e nunca mais errar o caminho para o parque de diversões mais excitante do mundo.

Também lhe pode interessar: Como estimular o clitóris

Onde fica o clítoris

O clítoris fica na abaixo da região que é conhecida como 'monte de vênus' (a parte de cima da vagina, onde há maior concentração de pelos') entre os pequenos e grandes lábios. Apesar da parte mais conhecida ser a que está aparente, nem todo o clítoris é visível. O corpo do órgão fica sob o prepúcio

Mas, para entender onde fica o clítoris e nunca mais se esquecer, é imprescindível compreender a anatomia genital feminina.

É comum fazer generalizações e usar o termo 'vagina' para se referir a todo o conjunto dos órgãos genitais femininos: partes externas e internas. Mas é importante esclarecer que a vagina, na verdade, é tudo aquilo que vai do colo do útero e termina na parte externa, em uma linguagem mais simples, poderíamos dizer que a vagina é apenas o tubo que conecta o colo do útero à parte externa.

A vulva, por sua vez, é a palavra usada para se referir à parte externa, composta por: monte de vênus, pequenos e grandes lábios, orifício da uretra, hímen, orifício vaginal e clítoris. Você pode ler com mais detalhes sobre cada parte dos genitais femininos no artigo sobre 'Quais são as partes da vagina', agora vamos falar especificamente sobre o protagonista deste artigo, aquele que é grosseiramente apelidado de grelo.

O que é o clítoris

O clítoris é um órgão do corpo feminino e sua função oficialmente conhecido, por mais lindo que parece, é o prazer. Além de ser um órgão, ele também pode ser considerado uma das zonas mais erógenas da mulher.

Para que serve o clítoris?

Para gozar gostoso, dar muito prazer. As terminações nervosas do clítoris são as responsáveis pelas sensações deliciosas e arrepiantes que o contato com essa parte do corpo pode proporcionar.

Onde fica o clítoris - Onde fica o clítoris

Tipos de clítoris

Muitas mulheres têm a dúvida em relação à aparência normal da própria vagina pelo simples fato de que até para o órgão sexual feminino se estabeleceu um padrão de beleza que é mero fruto de produções pornográficas e imposições midiáticas que devem ser combatidas. Apesar de existirem classificações de tipos de vagina, por exemplo, de acordo com o artigo 'Minha vagina é normal?', uma vagina só é realmente considerada fora dos parâmetros quando apresenta sinais relacionados a possíveis problemas de saúde. Estamos falando de feridas, bolinhas, corrimento, dor e coceira, por exemplo.

Tamanho do clítoris

O mesmo vale para o tamanho do clítoris, que costuma ter de 0,2 a 2,5 cm de largura por 0,4 a 4 cm de altura, sendo que quando excitado ele pode aumentar até 2 cm. Eles podem parecer super diferentes de mulher para mulher e, inclusive, mudam com o tempo. Comentamos os detalhes dessa mudança no artigo sobre como a sua vagina muda com o tempo.

Algumas mulheres podem ter o clítoris grande e isso não necessariamente significa que eles seja mais sensíveis ou vice-e-versa, assim como algumas mulheres têm o clítoris mais aparente e outras menos. Fato é que quando comentamos tipos de clítoris, as diferenças mais relevantes estão no tamanho, se ele é mais aparente ou não, mas, principalmente, no fato de que cada clítoris reage de maneira ímpar a diferentes tipos de estímulos.

Isso quer dizer que, apesar de existirem 'truquezinhos' (que comentaremos aqui) de como estimular o clítoris, o prazer de cada mulher é relativo e cada uma pode sentir de maneira diferente os estímulos.

Leitura complementar: Quais são as causas da inflamação no clítoris

Onde fica o clítoris - Tipos de clítoris

Como encontrar o meu clítoris

Uma mulher que goza com facilidade é uma mulher que conhece o seu corpo. Por mais infantil que possa parecer, um espelho para fazer o reconhecimento das partes baixas é a maneira mais fácil de saber, de fato, como é a sua vagina e encontrar o seu clítoris. Mas nao é só isso, junto com o espelhinho vale ter uma imagem da anatomia feminina para que você mesma possa comparar uma imagem com a sua própria vagina e ter certeza, então, de onde está cada parte.

E aí, para realmente entender do prazer que estamos falando, é hora de conhecer o seu clítoris com as mãos:

  1. Comece sentindo, apalpando suavemente;
  2. Após esse primeiro reconhecimento, vale pressionar um pouco os dedos por diferentes alturas do clítoris.
  3. Assim, você vai perceber o que estávamos querendo dizer sobre as tantas terminações nervosas que existem por lá.
  4. Se você percebê-lo enrijecido e maior, significa que você está excitada.

Para ir além e chegar ao orgasmo, sugerimos a leitura do artigo sobre Masturbação feminina: 8 passos para chegar ao prazer.

Onde fica o clítoris - Como encontrar o meu clítoris

Como encontrar o clítoris de uma mulher

Mesmo você não sendo a 'dona' do clítoris, existem bom motivos para você querer saber como encontrar o clítoris de uma mulher, já que este é um ponto chave na hora de proporcionar prazer a outra pessoa. Seja na masturbação, sexo oral ou penetração.

Imagine que a vulva é um relógio

Uma das explicações mais didáticas possíveis, além de uma imagem ilustrativa, é pensar na teoria do relógio. Imagine uma mulher deitada e um relógio de parede. O clítoris, portanto, ficaria na região do número 12, sendo que o relógio deve ser imaginado voltado para quem vê do outro lado e não para a mulher.

Glande do clítoris

A glande do clítoris, uma espécie de capinha de pele que cobre o órgão, também é um indicativo simples e claro de que você encontrou o clítoris. Inclusive, com delicadeza é possível puxar essa pelinha e observar melhor o clítoris, principalmente quando está estimulado e aumenta de tamanho.

Ponto G X Clítoris

Em estudo publicado no J Sex Med que estuda o clítoris e suas possíveis relações com o contraditório ponto G [1], constatou-se através das reações físicas do clítoris enquanto estimulado que em algumas mulheres a anatomia vaginal está posicionada de uma maneira que possa explicar uma relação quase direta do clítoris e ponto G.

A explicação para esse prazer do ponto G, de acordo com os estudos mencionados, em parte se dá por uma porção do clítoris que fica próximo à parede vaginal interna. Ou seja, os 'prolongamentos' da parte não visível do clítoris podem estar relacionados com o ponto G. De certa forma, podemos afirmar que o ponto G é uma extensão do clítoris. Assim, quando certas partes da vagina são estimuladas em algumas anatomias, ângulos e posições pode surgir uma sensação de prazer diferente e até mais intensa para algumas mulheres.

Leitura complementar: Como encontrar o ponto G

Onde fica o clítoris - Ponto G X Clítoris

Como estimular o clítoris

Estimular o clítoris pode levar a orgasmos inesquecíveis ou ser o ponto de partida para uma penetração bem estimulada antes. Existem muitas maneiras de estimular o seu próprio clítoris ou de outra mulher, estamos falando de:

1. Explorar zonas erógenas

O clítoris é uma zona tão sensível e poderosa que estímulos inadequados podem ter o efeito contrário. Por isso, vale muito a pena apostar antes ou ao mesmo tempo em outras zonas erógenas do corpo feminino. Assim como beijos, palavras e outros tipos de provocação podem ser o ponto de partida ideal para o estímulo clitoriano e uma possível lubrificação vaginal natural.

Veja mais em: Descubra as zonas erógenas femininas

2. Lubrificação

Em idade reprodutiva o mais comum seria que ocorresse uma lubrificação vaginal natural mediante estímulos sexuais. Quando isso acontece naturalmente, além dos estímulos de outras zonas erógenas, começar acariciando e pressionando suavemente o clítoris também podem estimular a lubrificação natural. Quando isso não acontece, os lubrificantes podem ser uma boa ideia para que os movimentos sejam mais suaves e fluídos.

Sugestão: Faz mal usar saliva como lubrificante?

3. Alternar ritmos e pressões

Como comentado, cada mulher sente os estímulos de maneira diferente. Por isso, é possível que em cada caso se encontre ritmos, movimentos e pressões distintas que agradem façam cada uma gozar. Não existe fórmula mágica, mas começar com delicadeza e sentir o ritmo e respostas aos estímulos é o segredo para fazer uma mulher gozar.

4. Como saber se uma mulher está excitada

Além da lubrificação natural, para saber se os estímulos estão funcionando, basta ver ou sentir se o clítoris aumentou e enrijeceu, isso significa que um orgasmo pode estar mais próximo.

Veja mais em: 5 tipos de orgasmos femininos

Outras maneiras de estimular o clítoris

Uma mulher que conhece bem o seu corpo e sabe aproveitar seu clítoris é proprietária do menor e mais entusiasmante parque de diversões do mundo. Um(a) parceir@ que saiba estimular o clítoris da sua mulher tem garantia de gratidão na cama.

Mas nem só de masturbação clitoriana é possível desfrutar dos prazeres do clítoris, você também pode apostar em:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Onde fica o clítoris, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Bibliografia
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19453931
  • https://www.nva.org/what-is-vulvodynia/vulvar-anatomy/
  • HERBENICK, Debby. Because It Feels Good: A Woman¡s Guide to Sexual Pleasure and Satisfaction.
  • NAGOSKI, Emily. Come as You Are: The surprising New Science that Will Transform Your Sex Life. 2015

Escrever comentário sobre Onde fica o clítoris

O que lhe pareceu o artigo?

Onde fica o clítoris
1 de 5
Onde fica o clítoris

Voltar ao topo da página