Partilhar

O que você deve saber antes de fazer sexo anal

Por Samanta Fluture. Atualizado: 18 junho 2018
O que você deve saber antes de fazer sexo anal

Você tem dúvidas se fazer sexo anal causa hemorroidas, ou se engravida ou quais são os riscos de contrair doenças? Essas e muitas outras perguntas são levantadas até por quem já prática esse tipo de sexo na relação.

Para que você saiba tudo o que precisa antes de fazer sexo anal, separamos dicas e respostas às principais dúvidas em termos de higiene, doenças, mitos e a maneira adequada de se fazer anal.

Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o sexo anal e a melhor forma de praticá-lo, tanto para a sua saúde quanto para o prazer.

O sexo anal dói sempre?

É preciso tomar certos cuidados para evitar a dor. Isso pode ser feito com lubrificantes e também estar ao máximo com o corpo relaxado, sem tensões. Por isso, o casal deve estar confortável com a prática e também em um momento do sexo que estão sentindo prazer e excitados, o que facilita na hora da introdução e na elasticidade da vagina. Ao poucos, com o costume da prática, a dor tende a sumir.

É preciso usar lubrificante?

O uso do lubrificante é essencial pois essa região anal não lubrifica sozinha. Busque por produtos específicos para isso e evite aqueles que são anestésicos para tirar a dor. Isso porque a prática pode ser um incômodo porém apenas no início. Por isso, é recomendado que não use nenhum produto muito diferenciado que possa causar traumas ou reações alérgicas.

É normal sangrar durante o sexo anal?

O sangramento acontece se existe algum trauma como fissuras ou microfissuras causadas pelo atrito. Para evitar isso, é justamente necessário usar lubrificante e fazer o sexo anal de forma gentil e respeitando sua parceira. Caso aconteça de sangrar, procure um especialista para saber se não há nenhum problema.

O sexo anal provoca hemorróidas?

Hemorroidas são veias inchadas na parte inferior do reto ou do ânus, que causam dor e incômodo. Se o ato for violento ou sem lubrificação, podem causar traumas e lesões, como já comentamos. Porém, não provoca hemorroida. Mas se uma pessoa com hemorróidas fizer sexo anal, o quadro pode se agravar. Isso porque a pressão do sexo anal faz com que as veias inchem ainda mais.

A mulher pode engravidar com sexo anal?

O sexo anal abrange a penetração no canal anal e do reto, que não estão ligados aos órgãos reprodutores femininos. Por isso, a chance de gravidez é nula. Mas ainda assim o uso de camisinha se faz necessário, devido a maior facilidade de contração de doenças.

O risco de contrair o vírus HIV é maior?

Sim, o sexo anal é um dos modos mais frequentes e comuns da contração do vírus HIV, causador da Aids. Isso porque, durante o ato, é possível ocorrer fissuras da região do ânus e do reto, o que facilita o contato do sêmen e, por consequência, a contaminação.

O que você deve saber antes de fazer sexo anal - O risco de contrair o vírus HIV é maior?

E as outras doenças?

Durante o sexo anal, é possível contrair qualquer doença sexualmente transmissível. Por exemplo: herpes, hepatite C, HPV, gonorreia e clamídia. Por isso, é importante usar camisinha.

É possível ter orgasmo com sexo anal?

O orgasmo com sexo anal depende de muitos fatores, tais como lubrificação, conforto, preliminares, grau de excitação, etc. No geral, quem está penetrando sente mais prazer, isso porque o canal anal é mais estreito do que o vaginal. Mas a mulher pode sentir muito prazer também, tanto quanto em uma relação vaginal.

Higiene é necessária antes e depois do sexo anal?

É preciso ter cuidados com higiene durante o sexo anal, bem como antes e depois, para que não haja a contração de infecções. Por exemplo, ao fazer sexo anal, antes de continuar para o vaginal, é necessário trocar a camisinha para evitar contaminação. Outro cuidado é evacuar antes da relação e depois se lavar com água e sabonete, para evitar que restos de fezes apareçam durante a relação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que você deve saber antes de fazer sexo anal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre O que você deve saber antes de fazer sexo anal

O que lhe pareceu o artigo?

O que você deve saber antes de fazer sexo anal
1 de 2
O que você deve saber antes de fazer sexo anal

Voltar ao topo da página