Partilhar

Como se proteger das doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Não é novidade para ninguém que nas últimas décadas a porcentagem de pessoas que sofrem de doenças sexualmente transmissíveis aumentou de forma considerável devido a diversos fatores, mas principalmente à promiscuidade e pouco uso de métodos de proteção. Em umComo.com.br queremos convidar você a cuidar da saúde, por isso preparamos um artigo para saber como se proteger das DST, principalmente caso esteja começando a ter relações sexuais.

Passos a seguir:
1

As doenças sexualmente transmissíveis não são só preocupação de pessoas promíscuas, é um problema de saúde que afeta todo mundo, por isso é importante ter consciência disso para evitar um contágio.

2

Após iniciar uma vida sexual, a melhor forma de se proteger é usando camisinha, mas para estar livre da Aids, do Vírus do Papiloma Humano, ou qualquer outra DST, você deve saber como usá-la corretamente.

É importante também conhecer os erros mais comuns na hora de usar a camisinha que afetam sua eficácia, colocando em risco nossa saúde.

3

Se você é uma garota, faça todos os anos uma revisão ginecológica e se você já se iniciou no sexo e ainda não foi ao ginecologista, é importante não demorar para pedir uma consulta. Isso é necessário para conhecer seu estado de saúde e esclarecer qualquer dúvida que possa ter sobre as doenças de transmissão sexual ou sobre sexo.

4

Pesquise sobre as vacinas que existem para algumas DST como a Hepatite B ou o Vírus do Papiloma Humano, e se você pode tomá-las.

Elas se converteram em uma forma de prevenir algumas das DST mais comuns, mas você deverá saber que as vacinas, pelo menos no caso do VPH, só protegem contra algumas estirpes do vírus, por isso o uso da camisinha continua sendo a forma mais eficiente de prevenção.

5

O sexo oral é também uma forma comum de contágio e transmissão de DST. Atualmente, sabe-se que uma porcentagem dos casos de câncer de garganta acontece por contágio do VPH, por isso é muito importante usar também proteção ao praticá-lo.

No caso das garotas é só pedir ao parceiro para usar camisinha na hora do sexo oral, e eles também devem colocar uma barreira dental na vagina da parceira. As barreiras dentais são quadrados de látex especiais para o sexo oral que podem ser adquiridos em farmácias ou pela Internet, mas caso não as encontre, é só usar um pedaço quadrado de camisinha e colocar na zona vaginal no momento da estimulação oral.

6

Aprenda a observar e conhecer seu corpo e seus genitais, dessa forma poderá detectar qualquer mudança como o aparecimento de uma mancha, verruga ou erupções. Se sentir dor e incomodidades durante o sexo, ardor ao urinar, coceira e inflamação nos genitais, vá ao médico para determinar o que está acontecendo e descartar qualquer doença sexualmente transmissível.

7

Fale com seu parceiro/a de forma aberta e honesta sobre sua saúde sexual, não descarte se examinar anualmente para ter a certeza de que está tudo bem. Proteja-se a si mesmo/a e aos outros e aprenda a cuidar de sua saúde.

8

As DST não são brincadeira, e apesar de algumas desaparecerem facilmente, outras têm consequências severas, como propensão a diferentes tipos de câncer, dano de alguns órgãos e inclusive a morte, como no caso da Aids, por isso, leve a sério sua saúde e se proteja com responsabilidade em cada encontro sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se proteger das doenças sexualmente transmissíveis (DST), recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como se proteger das doenças sexualmente transmissíveis (DST)

2 comentários
deisinha
Adorei a postagem.É muito divulgar..
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Deisinha, muito obrigada ;)
daiane
bom dia, preciso saber porque quando tenho relaçoes sexuais com meu namorado, ele goza dentro de mim e quando retira o penis os espermas saem junto, sera que tenho algum problema?, desde ja obrigada.

Voltar ao topo da página