Outros Saúde Sexual

Dor durante a relação: causas e soluções

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2019
Dor durante a relação: causas e soluções

Você sente dor na relação dependendo da posição? A dor durante o ato sexual na posição em que a mulher fica por cima pode estar relacionada a uma série de problemas que vão desde a falta de excitação até um tumor. No entanto, a causa mais comum para este incômodo é o fato de esta ser considerada uma posição de 'penetração profunda' em que o pênis pode encostar no colo do útero e provocar uma certa dor. Para falar de todas as causas e como identificá-las, o umCOMO preparou este artigo sobre dor durante a relação que responde a dúvida: 'quando fico por cima sinto dor, o que poder?' e outras questões.

Também lhe pode interessar: Porque sinto dor na barriga durante o sexo

Índice

  1. Principais causas da dor durante o sexo
  2. Dor durante a relação é normal?
  3. Dor durante a relação: outras causas e tratamentos
  4. Como não sentir dor quando estiver por cima

Principais causas da dor durante o sexo

As causas mais conhecidas da dor durante a relação são:

  • Cisto no ovário;
  • Clamídia;
  • Dispaurenia;
  • Endometriose;
  • Falta de excitação;
  • Falta de lubrificação;
  • Infecção vaginal;
  • Infecção no colo do útero;
  • Mioma;
  • Tamanho avantajado do pênis;
  • Tumor na vulva ou vagina;
  • Penetração profunda;
  • Penetração por muito tempo;
  • Problemas emocionais;
  • Sensibilidade temporária;
  • Útero baixo;
  • Vaginismo;
  • Vulvodynia.

Dor durante a relação é normal?

Não é normal sentir dor no útero ou em qualquer outra parte do corpo durante o ato sexual. O que acontece é que as posições de penetração profunda, consideradas muito prazerosas principalmente para os homens, têm mais chances de fazer com que o pênis toque no colo do útero causando dor durante a relação, sobretudo se ele é mais avantajado.

"Quando transo sinto dor no 'pé' da barriga, o que pode ser?"

A posição em que a mulher fica por cima é considerada uma das posições de penetração profunda e essa é uma das causas mais comuns para esse tipo de problema e pode ser resolvida com uma simples mudança de posição ou um maior controle por parte da própria mulher sobre a profundidade da penetração quando ela está por cima.

A mesma explicação para dor durante a relação também vale para quem sente dor na posição de quatro, é possível que seja uma questão de penetração profunda ou pênis avantajado. Nesse caso, é mais fácil conversar com o parceiro para que vocês encontrem juntos novas posições prazerosas para ambos. Sugerimos a lista das melhores posições sexuais para um pênis grande.

Dor durante a relação: outras causas e tratamentos

Mas, se você já experimentou outras posições e continua sentindo dor durante a relação, é preciso considerar outras causas. Comece avaliando a lubrificação natural, já que a falta dela também pode causar incômodo devido ao atrito. Essa falta de lubrificação pode acontecer por motivos que vão desde psicológicos até manter uma penetração por muito tempo quando a pessoa já não está excitada ou teve poucas preliminares. Se a falta de lubrificação não é um problema frequente, saiba como aumentar a lubrificação vaginal e invista em bons lubrificantes.

Vale ainda considerar dor durante a relação por sensibilidade vaginal após atividade sexual intensa. Em outras palavras, se a pessoa teve um 'sexo selvagem' recentemente, pode ocorrer uma sensibilidade temporária no local e causar dor durante a relação.

Se não é o caso das hipóteses citadas acima, é preciso se consultar com um ginecologista para investigar a causa através de exame orgânico e outros procedimentos em que se possa identificar problemas como vaginismo, a contração involuntária dos músculos do períneo e que causa muita dor. Todos estes problemas podem ser tratados com terapia uroginecológica e terapia sexual se o problema tiver um fator emocional envolvido.

Infecções na vulva, útero ou trato urinário também não devem ser descartadas como causas de dor durante a relação, assim como a candidíase, que deixa a flora vaginal mais suscetível a contaminações e a clamídia, que tem como um dose seus sintomas a dor nas relações sexuais. Nesses casos, os medicamentos podem variar e precisam ser prescritos por um médico de acordo com a gravidade da situação. Feridas, verrugas e lesões nas partes íntimas também podem causar dor e devem ser investigadas imediatamente.

A dor durante o sexo em qualquer posição pode ser sintoma de endometriose ou mioma, sendo que a intensidade do incômodo pode variar de um leve desconforto a uma dor aguda. É verdade que os tumores são uma possibilidade, mas eles também devem ser diagnosticados por um especialista.

As mulheres que já ultrapassam os 45 anos também podem considerar a hipótese da dispareunia, a secura vaginal que acontece principalmente em mulheres no período da menopausa. Este sintoma tem tratamento e faz toda a diferença para que a mulher mantenha uma vida sexual ativa e prazerosa.

Útero baixo e dor durante a relação

A condição em que o útero se rebaixa para a vagina é conhecida como prolapso uterino e suas causas variam desde o enfraquecimento dos músculos pélvicos até a tosse crônica. Além da dor na hora da penetração, quem tem o útero baixo também costuma sentir dor na coluna, sensação de que algo esteja saindo pela vagina, dificuldade para fazer xixi e até para caminhar. Um médico pode identificar essa situação através de um exame ginecológico.

Como não sentir dor quando estiver por cima

A posição da mulher por cima (cavalgada) faz sucesso entre homens e mulheres por fatores variados que vão do prazer à dominação. No entanto, além da dor causada em algumas situações metade das fraturas penianas estão relacionadas a este tipo de posição sexual. Por isso, vale a pena tomar certos cuidados na hora da 'performance' como tomar cuidado com a pressão.

Para evitar a dor quando a mulher estiver por cima, o ideal é que ela tenha controle dos próprios movimentos. Esse controle pode ser trabalhado através de exercícios para os músculos dos membros inferiores e também do pompoarismo.

Sugestão: 12 motivos para começar a praticar pompoarismo já!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor durante a relação: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Dor durante a relação: causas e soluções