Doenças de transmissão sexual

Como curar olho de peixe

Como curar olho de peixe

O olho de peixe é uma espécie de calosidade ou verruga que aparece na planta do pé, na palma da mão ou entre os dedos. Tais verrugas são compostas de uma pele morta, que ganha uma forma protuberante e que costuma causar dores e incômodos. Ainda que possa ser confundida com verrugas comuns e sem causa específica, esta infeção é causada pelo vírus do papiloma humano (HPV)[1], uma doença sexualmente transmissível, responsável pelo câncer do colo do útero e pelo aparecimento de verrugas, como o olho de peixe.

Por se tratar de uma doença virulenta, é necessário que não a tratemos como algo de menor importância, indo em busca de tratamentos. Quer saber o que fazer? Continue lendo este artigo de umCOMO e saiba como curar olho de peixe.

Também lhe pode interessar: Como curar a ejaculação prematura?

Índice

  1. Sobre o olho de peixe
  2. Tratamentos caseiros para olho de peixe
  3. Ácido salicílico
  4. O que não fazer para tratar olho de peixe

Sobre o olho de peixe

O olho de peixe é causado devido ao contato direto com o vírus do papiloma humano (HPV), podendo surgir em pessoas de todas as idades[2], causando dor, principalmente quando na sola do pé ao caminhar[1], além de deixar a pele com uma textura áspera onde surge[2]. São mais de 60 os tipos de HPV que podem causar verrugas[1], fazendo com que a doença seja bastante comum.

Para evitar o aparecimento do olho do peixe, deve-se evitar locais úmidos frequentados por muitas pessoas, evitar usar sapatos sem meias, evitar usar sapatos de outras pessoas, não pisar sem sapatos locais em que hajam águas paradas e certifique-se que quando for à pedicure todo o material está devidamente esterilizado.

O olho de peixe apresenta-se como uma bola branca com um pontinho preto no centro e com uma consistência dura. Caso este pontinho cause dores bastante profundas e constantes, deve-se consultar de imediato o seu médico ou um podólogo, no entanto, se se apresentar num estágio inicial pode fazer os seguintes tratamentos caseiros, para evitar que o problema se agrave.

Tratamentos caseiros para olho de peixe

Se você procura uma pomada para olho de peixe, saiba que será possível utilizar o óleo de rícino, que é também utilizado na composição de remédios de fabricação farmacêutica e que tratam do mesmo problema, como é o caso do Duofilm.

Óleo de rícino

Uma forma natural de curar o olho de peixe é fazendo uma pomada com óleo de rícino. Para fazer esta pomada irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • Pó alvaiade;
  • Pedra de cânfora;
  • Óleo de rícino.

Deve misturar todos os ingredientes até formar uma pasta. Depois basta aplicar a pomada no olho de peixe diariamente. Dentro de poucos dias, verá como o olho de peixe sairá inteiro (caso ainda esteja na fase inicial). Pode encontrar estes ingredientes numa farmácia.

Apesar de ter como tratar as verrugas, saiba que isso não significa a erradicação da doença, afinal, trata-se de uma doença causada por um vírus, podendo haver reincidência.[2]

Como curar olho de peixe - Tratamentos caseiros para olho de peixe

Ácido salicílico

Sabia que as compressas de ácido salicílico também podem ser excelentes aliadas na hora de curar o olho de peixe?[3] Vários medicamentos receitados para o tratamento do olho de peixe são à base de ácido salicílico, por isso, o que você pode fazer é triturar um comprimido de aspirina até ficar em pó e fazer uma compressa com esse pó. Coloque a compressa sobre o olho de peixe e troque uma vez ao dia.

O ácido que você encontrará em aspirinas não terá nome de salicílico, mas de acetilsalicílico. Caso você esteja se perguntando se estamos tratando da mesma coisa, saiba que sim, entretanto, existe uma informação acerca dessa mudança de nomenclatura bastante importante.

Apesar de eficaz no tratamento de verrugas e de dores de cabeça, o ácido salicílico é corrosivo para, por exemplo, as paredes do estômago. Em razão de sua capacidade corrosiva, a ele é adicionado o "acetil" de forma a torná-lo menos danoso mas também menos eficaz. A técnica é útil principalmente quando a substância está sendo vendida sob forma de comprimido, ou seja, quando for passar por nosso trato digestivo. Se você procura resultados mais rápidos e notáveis, pode adquirir em farmácias pomadas do ácido em sua versão mais potente, ainda que a Aspirina também dê bons resultados e seja mais prática por ser algo que geralmente temos em casa à nossa disposição.

O que não fazer para tratar olho de peixe

Além de recomendações de como tratar o olho de peixe em casa, é necessário também que saibamos o que não fazer, afinal, a Internet é extremamente vasta e pode nos fornecer informações caluniosas que podem até mesmo piorar a nossa saúde.

Tirar olho de peixe com alicate

A primeira informação que você deve saber acerca do tratamento dessa doença é que não de deve tentar cauterizações em casa, afinal, isso pode até mesmo nos queimar e causar infecções, também não devemos tirar olho de peixe com alicate.

Como vimos acima, se queremos saber como tirar olho de peixe do dedo, do pé ou de outra região do corpo, teremos que fazer uso de substâncias que são utilizadas na fabricação de remédios para tratamento desse doença, ou seja, substâncias que têm comprovação científica como eficazes para esse caso. Por se tratar de algo sério, não utilize alho para tratamento de olho de peixe; apesar desse ser um produto com diversas propriedades medicinais, não há nada que o vincule ao tratamento de doenças causadas pelo HPV, como é o caso da doença aqui tratada.

Por fim, saiba que é possível recorrer ao adesivo para olho de peixe, vendido em farmácias. Caso a verruga se apresente num estado avançado, você deverá retirá-la através de uma cirurgia dermatológica, chamada de criocauterização. Esta cirurgia é simples, não causa dor e é utilizada uma anestesia local, entretanto, deverá ser feita por um médico especialista.

Veja também: Como tirar olho de peixe com Aspirina - 5 remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar olho de peixe, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos

  • Se o olho de peixe lhe causar dores profundas no centro da bolha, o mais recomendável é consultar o seu médico ou podólogo.
Referências
  1. RODRIGUES, D. A.; TOMIMORI, J.; FLORIANO, M. C.; MENDONÇA, S. VI - Doenças causadas por vírus. In: RODRIGUES, D. A.; TOMIMORI, J.; FLORIANO, M. C.; MENDONÇA, S. Atlas de dermatologia em povos indígenas. São Paulo: Editora Unifesp, 2010. p. 93-108. Disponível em: http://books.scielo.org/id/23wpg/pdf/rodrigues-9788561673680-08.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
  2. NASCIMENTO, K. T. S. do; TRAJANO, F. M. P.; MENESES, L. B de A. Verrugas Cutâneas: Artigo de Revisão. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 245-248, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/viewFile/9995/6055. Acesso em: 28 jan. 2021.
  3. BRASIL. Dermatologia na Atenção Básica. 1. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dermatologia_atencao_basica_p2.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
70 comentários
Um usuário qualquer
O que tem a ver a hpv com olho de peixe? Fiquei preocupada pq, eu não tomei a vacinà de hpv Alguém pode me ajudar???
A sua avaliação:
Célia deSouza
Como curar o olho de peixe no lado lateral de meu pé esquerdo.
Francisca
Eu estava quase sem andar quanto mais eu tirava com alicate mais crescia ai uma vizinha me ensinou a babosa menina foi tiro e queda passei a usar a babosa e fiquei boa em três dias cortava um pedaço de babosa deixava em cima do olho de peixe ai ele fica bem molinho ai fui tirando com o alicate e colocava de nova ate tirar tudo to otima ta uma linada cicatriz se soubesse antes nuca tinha sofrida com isso pode acredita olho de peixe nunca nais tem que colocar a babosa e passar uma atadura para agir se posivel deixar por uma 3 horas e repete tar sair tudo vai tirando e colocando novamente
A sua avaliação:
selma
eu use aspirina com alho e azeite no olho de peixe da minha filha foi incriável use por 8 dias sem enterronper
Claudia
Ola, tudo bem.
Como vc fez esta mistura.
Jéssica Soares da Silva
Eu tenho desdi meus 13 anos não sabia qui era olho de peixe minha mãe falava qui era normal pk meu pai tinha,ele arracou o dele com um alicate de cutícula eu fiz isso saio maa volto não tenho verrugas graças a DEUS mas dói quando eu piso,ja coloquei gota de vela e não saio não sei o que faço quando eu piso dói
salmo moraes viana
boa noite tenho 3 em minha mao ja em estado avançado esse oleo e bom pra me usa
fael
Gente para tudo !! apareceu uma bem na palma da minha mão , em um mes ela fiko enorme , level uma semana pra seca a minha, o geito ehnrancar a raiz dela com uma pinça , e pingar limáo 3 vezes ao dia,
Bruno trovo
Olá tenho 12 anos e tenho 14 olhos de peixe no corpo envolvendo os dedos dos pés os dedos da mão e a raiz do pé , estou tratando eles com nitrogênio líquido, não está adiantando muito , queria saber algum tratamento que vocês fizeram que deu realmente certo
rone
lixar e pingar leite de mamão verde
Richard
Eu estava com uma verruga simples e pequena em meu dedo, ela estava secando pq eu estava passando casca de banana, mas ontem eu tava dormindo e comecei a começar muito, quando acordei tinha tirado metade dela e decidi cortar, pq ja tinha tirado metade, sangro um pouco e eu acabei me sujando em mais partes com o sangue, tipo no meu rosto, será que pode aparecer ais verrugas, e se sim, no meu rosto tbm?
kally
Pessoal em 2007 surgiu meu primeiro olho de peixe no dedo polegar quase ao lado da unha, a vó do meu marido disse pra passar aquele leite que sai daquela planta com galhos marrons espinhosos q tem nas ruas , enfim, comecei a passar todo dia até q saiu, esse ano só q voltou no mesmo dedo só q dessa vez do lado esquerdo do lado da unha da mão, cortei ele com o cortador de unha inteirinho mais em uma semana ja voltou ,vou começar a tratar novamente com o "leitinho" , é o jeito :( mas façam isso também q some mesmo..
joelma
Minha filha tinha olho de peixe nos dedos das mãos, de tanto eu corte cutucar sumiu e apareceu em mim! Oque fazer? Verrugas marron são perigosas nas partes genitais?
THAIS
Tome um chá que se chama velame do campo faz 1 litro e tome , nunca mais vai aparecer.....
cristina
Só sei que é muito sofrimento e pior, arrumei uma dor na coluna por ter andando torta devido o olho de peixe no pé . Vou fazer essa última receita caseira. Obrigado !
Maria Joao
Como disfarcar os sinais do rosto conhecidos como "pano'
Michelle
"Nunca “cutuque” ou fique mexendo no olho de peixe. Isto pode causar uma lesão maior e se sangrar, os vírus contaminam outras regiões do corpo causando novas verrugas."
Mari
QUANTO MAIS VCS CORTA MAIS DOI. O SEGREDO É BILISCAR EM CIMA NÃO CORTA COM NADA. VER SE ENCONTRA O GEL A BASE E OLHEO E PEIXE ELETRIO MASTRUZ ANGICO OLHEO DE ANDIROBA QUEBRA ELES TODOS OS DIAS COLOCANDO O GEL EM CIMA Q VCSQUE ELES VÃO SUMIR SEM DOR. AQUI NO INTERIOR DA BAHIA SE FAZ COM O OLHEO DE PEIXE ELETRICO O MASTRUZE OUTRAZ PLANTAS VAI COLOCANDO EM CIMA E BILISCANDOELES VÃO AMOLECENDO E AS DORES VAI PASSAR.
Mari
OI gente aqui no sul da Bahia o remédio é fazer uma pasta com olhéo de peixe eletrico com angico mastruz e colocar em cima e biscar o olho de peixe com o alicate e unha não cortar , quanto mas corta nasce mais e fica redondo. ou procura um gel q contenha mastruz andiroba oleo de peixe eletrico angico.vai colocando todos os dias o segrêdo para parar com as dores é biliscar com aponta do alicate e colocando o gel vcs vão ver logo a melhora
rosemeire gonsalves
jente eu cure 7 olho de peixe da palma da mao.por acaso.:comprei um relaxamemto de cabelo (salon line kidis) pra minha menina fui passar nela sem luvas depois de dois dias thal da dor....e ficou preto e 2 dias depois saiu todinho.maravilha.eu recomendo vcs a pasar o alisante.na mao e tiro e queda.
Patricia Silva
Tem certeza que e bom, to com uma no meu dedo e encomoda muito e doi, e acho q ta nascendo outro no mesmo dedo da mão. E compro isso aonde ?
Sendy
Galera o jeito mais prático é tirar com Melhoral.. é um pouco dolorido, mas sai. Deve-se cortar com um alicate de unha todo o excesso de pele que fica ao redor do olho de peixe, evitando o sangramente, após corte um comprimido de Melhoral em 4 pedaços. Um pedaço vc colaca em cima do olho de peixe e coloca uma gota de água em cima do melhoral, até sentir o comprimido desmanchando. coloque um Bandaid e mantenha esse curatico sempre umido. O olho de peixe vai latejar bastante, quando for tomar baho retire o curativo lave bem e repita todo procedimento a partir da retirada de excesso de pele. Após o segundo procedimento ele já está "morto", é necessário repetir pela terceira vez, para que nao fique nenhuma raiz, que é aqueles pontinhos preto. Funciona e já tirei mais de 4 com esse procedimento. Sempre esterelizar o alicate com aquecimento e alcool. antes e depois do uso.
jefferson
oi eu tenho olho de peixe no pe , doi muito , ja fui na podologa nao adiantou nada , eu resolvi tirar eu mesmo , esta quanse saindo mais essa parte esta dificil doi muito oq devo fazer ? continuo arrancando , ou vou no medico?
Sendy
Coloquei o procedimento caseiro que utilizei acima.
Mané
Usa leite de minsó que é bom
Marcia
Minha cunhada tinha nos dedos dp pé direito, e doia muito. Um médico falou pra colocar babosa com esparadrapo todo dia em uma semana caiu todo e não ficou sinal de nada. Corta a babosa e usa só a parte de dentro da casca.
Larissa
Ter olho de peixe é sinônimo de que a pessoa tem o HPV em todo o corpo ou é só uma manifestação local por contato da superfície diretamente com o vírus?
1 de 2
Como curar olho de peixe