Partilhar

Causas do corrimento marrom

Causas do corrimento marrom

O fluxo vaginal é um líquido de consistência viscosa secretado pelas glândulas localizadas no interior da vagina e do colo uterino e que é muito benéfico para manter a região íntima limpa e prevenir possíveis infecções. Este líquido em condições normais é claro, esbranquiçado, transparente e com um leve cheiro, mas que em momento algum é desagradável, é possível que sua cor e consistência variem em função do período do mês em que se encontra a mulher. No entanto, você deve ficar atenta às mudanças incomuns e alterações significativas na coloração e no cheiro dele, já que isto pode ser um sintoma claro de algum tipo de infecção vaginal ou doença. Neste artigo do umCOMO vamos nos concentrar nessas secreções vaginais mais escuras e vamos lhe mostrar as causas do corrimento marrom.

Também lhe pode interessar: Causas do corrimento amarelo

Corrimento marrom relacionado com a menstruação

É possível que alguns dias após finalizar sua menstruação ou antes do início da mesma, o corrimento seja marrom ou mais escuro do que o habitual. Neste caso, não significa nenhum problema de saúde, o que ocorre é que durante a menstruação o útero não consegue expulsar todas as células e faz isso com algum atraso. Como resultado, podem ser observadas secreções vaginais de um tom café que fazem parte de um processo natural de limpeza do útero ao expulsar os restos de sangue velho.

No entanto, se o fluxo marrom ocorrer na metade do ciclo menstrual, pode ser que esteja relacionado com um determinado desequilíbrio hormonal, algo que algumas mulheres costumam ter quando estão tomando anticoncepcionais, como é o caso da pílula ou do anel. Além disso, os especialistas referiram que, apesar de desconhecerem a causa exata, durante a ovulação também é possível que em algum momento o fluxo fique um pouco mais amarronzado.

Causas do corrimento marrom - Corrimento marrom relacionado com a menstruação

Corrimento marrom na gravidez

O corrimento marrom por vezes pode significar apenas uma pequena quantidade de sangue, vinda do útero ou da própria vagina, que se junta à secreção vaginal ficando marrom. No entanto, existem outras causas que podem originar o aparecimento do corrimento marrom, são elas:

  • Infeções uterinas ou vaginais;
  • Início de gravidez normal;
  • Pré-menopausa;
  • Início das menstruações durante a adolescência;
  • Câncer do colo do útero;
  • Alterações no pH vaginal;
  • Gonorreia;
  • Infeção por clamídia, se o corrimento marrom vier acompanhado por sangue após o contato íntimo.
Causas do corrimento marrom - Corrimento marrom na gravidez

Desequilíbrios hormonais

Às vezes, a secreção de um fluxo marrom ao invés do sangramento menstrual pode estar relacionada com um desequilíbrio hormonal no organismo. Convém estar alerta a este sinal e ir ao médico ou ginecologista o quanto antes, já que esta alteração hormonal poderia ser devido a outras condições como a síndrome de ovário policístico, a insuficiência ovárica prematura ou a endometriose. Além das secreções vaginais com uma cor mais escura, há outros sinais que podem alertar você de que poderia apresentar alguma destas condições, como explicamos nos artigos Quais são os sintomas dos ovários policísticos e Quais são os sintomas da endometriose.

Por outro lado, também há casos em que estes desequilíbrios hormonais têm a ver com o uso, por exemplo, das pílulas anticoncepcionais, pois a progesterona que contêm pode provocar variações no muco cervical, provocando, assim, um sangramento vaginal marrom ao invés do fluxo menstrual.

Sugestão: Confira também o artigo menstruação com borra de café com cólica, o que pode ser?

Causas do corrimento marrom - Desequilíbrios hormonais

Perimenopausa ou menopausa

Na fase inicial da menopausa, é possível que algumas mulheres tenham um fluxo vaginal marrom, indicando o fim do seu ciclo de ovulação. Além disso, a diminuição dos níveis de estrógeno faz com que todo o sistema reprodutivo fique bem mais lento e se tenham sintomas como sudorese, falta de ar, alterações do sono, secura vaginal, mudanças bruscas de humor, etc. Se você se encontra nesta situação e quer melhorar seu bem-estar, aconselhamos você a consultar o artigo Como aliviar os sintomas da menopausa.

Se estas secreções vaginais ocorrerem durante a menopausa em etapas mais avançadas, é possível que possa ser devido à terapia de reposição hormonal, motivo pelo qual você deverá procurar seu ginecologista para determinar a causa exata e descartar um problema de saúde de maior gravidade.

Sugestão: Se você fez curetagem há pouco tempo, acesse também Menstruação borra de café após curetagem é normal?

Causas do corrimento marrom - Perimenopausa ou menopausa

Outras causas do corrimento marrom

Além das mencionadas até ao momento, outras possíveis causas do corrimento vaginal marrom poderiam ser as que explicamos de seguida.

Câncer do colo do útero

Quando o câncer do colo uterino se manifesta, um dos primeiros sintomas que pode ser observado é um fluxo vaginal mais abundante, o qual pode ter uma cor marrom, conter sangue e apresentar um mau cheiro ou muito desagradável. Nesta doença, um diagnóstico precoce é a chave para que a paciente possa se recuperar e tratar favoravelmente.

Doença Inflamatória Pélvica (EIP)

É uma infecção que afeta os órgãos sexuais femininos e que, com frequência, é provocada por doenças venéreas, como a gonorreia ou a clamídia. Ainda que nem sempre os sintomas se apresentem claramente, o fluxo marrom e os sangramentos vaginais anormais se encontram entre os principais sinais, além de dores abdominais, incômodo ao urinar, dores durante as relações sexuais, febre e náuseas ou vômitos.

Mioma ou fibroma uterino

Trata-se de tumores benignos que se desenvolvem na matriz e que em função do seu tamanho podem provocar sintomas como sangramentos entre períodos e secreções marrons, dores na região pélvica, incômodos ao manter relações sexuais e um maior desejo de urinar com frequência. É importante ir ao ginecologista e realizar os exames adequados para evitar possíveis complicações e iniciar o tratamento apropriado em função do estado de saúde, da idade e dos sintomas.

Veja também: O que significa corrimento esverdeado

Causas do corrimento marrom - Outras causas do corrimento marrom

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas do corrimento marrom, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Causas do corrimento marrom

O que lhe pareceu o artigo?
69 comentários
Lindalva Maria
Quero saber pq a pois a menstruação dia seguinte tive relação e no mesmo instante quando cheguei em casa tive corrimento rosa claro e hj de manha tava com secreção significa o que? Podem me responder por favor
A sua avaliação:
lary
ola, no sabado meu namorado me masturbou uns 20 minutos depois senti colicas, no dia senguinte tive um corrimento castanho claro bem pouco e parou hj seguda tive o mesmo corrimento marrom claro o que pode ser ?? obg
A sua avaliação:
Camila
Olá Vanessa. Eu comecei tomar anticoncepicional á um mes atras, no intervalo dos 7 dias a menstruação não veio, más teve um corrimento marrom com um pouco de sangue com um odor bem forte e muita coçeira por 4 dias consecutivos! Eu devo me preocupar ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Camila! Se você está sentindo esse desconforto, seria bom que consultasse o seu ginecologista para saber do que se trata. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Roberta
Olá Vanessa! Eu gostaria muito que você respondesse minha pergunta. Eu tenho costume de marca a data do início e pós menstruação. E comigo nunca ocorreu de atrasar; mas atualmente pelos meus cálculos estou atrasada há um mês e alguns dias. Não uso nenhum método contraceptivo e minhas relações sexuais é sempre sem o preservativo. Já desconfiei de Gravidez por causa do atraso menstrual. Mas não sinto nenhum sintoma compatível a gravidez. Tive um corrimento marrom no dia 27 e 28 de agosto. E anteontem dia 16 de setembro tive novamente. No dia 17 que foi ontem tive esse corrimento que é marrom, sem cheiro, sem coceira. Só tenho um incomodo de leve no abdômen. Hoje dia 18 tive relação sexual com meu noivo e após o ato percebi que sangrou, o sangue tinha uma cor vermelha viva. Tenho medo que seja alguma doença, câncer no colo do útero ou infecção. Mas pesquisei muito e pelo que li o meu caso e normal, exceto que está fora do período menstrual e que sangrou durante ou apos o sexo realizado. Me ajude por favor... Atenciosamente
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Roberta! Se você teve relações sexuais desprotegidas, tem fortes chances de estar grávida. Por isso, para ter a certeza o melhor é mesmo fazer um teste de gravidez, visto que a menstruação já está atrasada há algum tempo. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Mónica Câmara
Olá. A minha mestruação ainda não veio. Tive relações sexuais e no dia seguinte apareceu na cueca um corrimento marrom mas foi só isso mesmo. Agora tenho dores de barriga. O que pode ser?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Mônica! Você teve relações desprotegidas? Se sim, saiba que corre o risco de engravidar.
A sua avaliação:
Maiara Carolina Rodrigues
Eu tomo depoprovera mais demorei uma semana pra tomar a outra e deunds tempospra ca to tendo muita tontura e escorrimento marrom e as vezes to tendo sagramentos e nunca tive quando tomo ela oquepode ta acontecendo ?
A sua avaliação:
sabrina
estou com o corrimento marrom claro a uns quatro dias e hoje desceu um pouco de sangue como se fosse menstruação e logo depois parou e veio a borra marrom escura que sempre vem após o período, sinto cólica, tem um odor forte na vagina e etc, já pesquisei muito e diz ser de gravidez mas eu nunca tive relação sexual, o que poderia ser?
Ellen
Olá, mestruei tem mais de 1 semana reparei q minha barriga parece meia inchada e tive relação e saiu um corrimento marrom e to com uma dorzinha no abdómen. Oque pode ser?
Maria do Socorro Vasconcelos
Que significa secreção marrom liberado pelo clitoris e não pela vagina?
Dalila
Hoje eu e meu namorado tivemos relacao sexual e como ficamos quase 1 mes sem fazer dueu bastante, ai fui tomar banho e saiu na calsinha uma secrecao meia marrom e um pouco preta. Oq pode ser? E outra coisa, há mais de 15 dias eu tenha tendo uma colica meia chata, mais nao eh colica de menstruacao, teve um dia que dueu ate o pé da barriga no lado esquerdo, oq pode ser?

Causas do corrimento marrom
1 de 6
Causas do corrimento marrom

Voltar ao topo da página