Partilhar

Porque sinto dor na barriga durante o sexo

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque sinto dor na barriga durante o sexo

Muitas mulheres passam por certos incômodos na hora de ter relações. Estas dores podem ocorrer durante a penetração ou após a relação, sendo esta condição conhecida como dispareunia. Trata-se de uma situação muito frequente entre as mulheres e o motivo da mesma pode ser variado: desde infecções, a feridas internas, ter sexo muito intenso ou, inclusive a fatores psicológicos que acabem causando uma oclusão das paredes vaginais. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar porque sente dor na barriga durante o sexo. São muitos os motivos que podem dar origem a esta situação e, for bastante frequente deverá consultar um ginecologista para lhe fazer um exame e poder entender qual é a origem e o seu tratamento.

Também lhe pode interessar: Dor durante a relação: causas e soluções

A dispareunia ou dor durante as relações

A dispareunia é uma condição feminina que se carateriza pelo aparecimento de dores e incômodos durante as relações sexuais ou momentos depois de as ter. Existem diferentes tipos que se diferenciam segundo o momento no qual se passa pela dor:

  • De intrusão: é quando a dor aparece no momento em que o pênis tenta entrar dentro da vagina.
  • De presença: os incômodos aparecem durante a penetração, quando o pênis já está no interior do corpo da mulher.
  • De choque: é a dor que a mulher pode sentir quando o homem está pressionando no fundo do canal.

O motivo pelo qual podem aparecer estes incômodos pode ser muito variado, pois dependendo da pessoa em questão, a origem da doença pode ser física ou mental por este motivo é importante que um especialista lhe faça uma revisão e descubra, assim, a causa exata.

De qualquer forma, de seguida em umCOMO vamos mostramos-lhe as causas mais comuns pelas quais lhe dói a barriga durante o sexo, para saber o que pode estar causando esses incômodos.

Porque sinto dor na barriga durante o sexo - A dispareunia ou dor durante as relações

Causas da dor na barriga

Entre todas as causas que podem causar dor na hora de ter relações, vamos destacar as mais frequentes, mas de qualquer forma, em umCOMO insistimo no fato de ser necessário ir a uma consulta com um médico especialista que lhe ajudará a determinar a origem da sua doença, para a poder tratar de forma adequada.

Infecção do colo do útero

A cervicite é uma doença infecciosa que aparece no colo do útero e que pode causar dor na hora do sexo. A dor pode aparecer tanto durante o ato como logo depois e, entre os seus sintomas destacamos um fluxo vaginal alterado (com cheiro, mais espesso, de uma cor diferente, etc) até inclusive a possibilidade de aparecer um pouco de sangramento depois do sexo.

Falta de lubrificação vaginal

Também pode acontecer que as dores durante a penetração ocorram porque a mulher não está suficientemente lubrificada e, por isso a fricção com o pênis cause mais dores. Lembre-se que para poder desfrutar do sexo ao máximo é necessário que a mulher esteja lubrificada pois o fluído é necessário para a vagina dilatar e poder receber o pênis.

A falta de fluxo pode ocorrer porque não está suficientemente excitada, mas também pode acontecer em fases como a pré-menopausa ou a menopausa quando os níveis de estrógenos descem de forma considerável. Neste artigo do umCOMO explicamos por que não lubrifica bem.

Um coito agressivo

A dor na zona da barriga ou baixo ventre também pode aparecer quando a relação sexual tiver sido mais brusca que o habitual. Há parceiros que gostam de ter relações um pouco mais bruscas e, por isso podem ter penetrações fortes que, depois, originam dor na mulher. Este tipo de prática sexual também pode levar a irritações, ardores ou sangramento.

Feridas internas

Outra das causas para lhe dor a barriga quando tem relações, pode ser porque tem alguma ferida, irritação ou um trauma no interior do canal vaginal e, por isso, na hora de ter relações, a fricção desperta esta lesão e faz sentir dores.

Problemas com o método contraceptivo

Também pode ser que as dores durante o coito apareçam devido a uma reação alérgica ao látex ou ao espermicida que os preservativos contêm. No caso de usar diafragma, também é possível que não o tenha bem colocado e que, por isso, este lhe esteja causando incômodos.

Vaginismo

Entre as condições de índole psicológica destacamos o vaginismo, uma condição que faz com que a mulher tenha espasmos involuntários dentro da vagina que fechem ou impeçam a entrada do pênis.

Porque sinto dor na barriga durante o sexo - Causas da dor na barriga

Consultar o médico

Como vê, a dispareunia pode ocorrer por vários fatores que envolvem desde bactérias, DTS ou, inclusive fatores psicológicos que impeçam a correta entrada do pênis. Para poder resolver essa situação é essencial consultar um especialista para poder tratar a sua doença, e permitir-lhe assim voltar a desfrutar plenamente de uma vida sexual satisfatória.

Deve saber que se as dores costumam concentrar-se na parte final da vagina, pode ser que esteja sofrendo também de outras condições que apenas um ginecologista poderá descobrir depois de realizar os exames necessários. Pode ser que você tenha um prolapso uterino, cistite ou endometriose, também é possível que você tenha infecção nas trompas do Falópio ou no cérvix e, por isso apenas sinta dor quando o pênis toca o final da vagina.

É importante não esquecer que as emoções estão muito relacionadas com a vida sexual e, por este motivo, pode ser que de forma inconsciente feche as paredes vaginais, causando assim as dores quando tem sexo. A insegurança, a falta de autoestima ou o medo da intimidade podem alterar a disposição do seu corpo e músculos fazendo com que a penetração não seja tão fácil e, por isso lhe possa causar dores.

Também é frequente que as pessoas que tenham passado por algum abuso sexo possam sofrer de dispareunia, para tratar esta situação será necessário a ajuda psicológica de um profissional que lhe ajude a superar o trauma para poder voltar a recuperar a sua vida sexual.

Porque sinto dor na barriga durante o sexo - Consultar o médico

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque sinto dor na barriga durante o sexo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Porque sinto dor na barriga durante o sexo

O que lhe pareceu o artigo?

Porque sinto dor na barriga durante o sexo
1 de 4
Porque sinto dor na barriga durante o sexo

Voltar ao topo da página