Quais são os sintomas da clamídia
A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) muito comum, causada por uma bactéria, e pode afetar tanto homens como mulheres. Em muitos casos, os sintomas não são evidentes e as pessoas infectadas podem não perceber até depois de algumas semanas de infecção. Para saber sobre esta doença venérea, em umComo explicamos quais são os sintomas da clamídia.
Passos a seguir:
É necessário destacar que muitas vezes os sintomas da clamídia não aparecem ou só começam entre 5 e 10 dias após o início da infecção. Ainda assim, tanto homens como mulheres podem sofrer dessa doença de transmissão sexual.
No caso das mulheres, os sintomas da clamídia são:
- Sangramento entre menstruações
- Dor abdominal
- Fluxo vaginal fora do normal
- Dor ao ter relações sexuais
- Dor ou sensação de ardência ao urinar
- Inchação no interior da vagina ou ao redor do ânus
- Necessidade de fazer xixi com maior frequência
- Sangramento vaginal após a relação sexual
- Febre moderada
- Fluxo amarelo no colo do útero que pode ter cheiro intenso
Quando a clamídia afeta um homem, ele pode notar sintomas como:
- Dor ao urinar
- Dor e inflamação nos testículos
- Secreções do pênis
- Coceira e ardência no pênis
Da mesma forma podem ser observadas secreções e diarreia; se a clamídia infectar os olhos pode causar vermelhidão, coceira e secreções, e caso infecte a garganta pode causar dor.
O médico especialista é quem deve diagnosticar a clamídia e oferecer o tratamento adequado, normalmente através de antibióticos. Este tipo de medicamentos se encarregam de matar as bactérias que causam a clamídia no nosso corpo. Neste artigo vocês podem encontrar algumas recomendações sobre como tratar a clamídia.
Se notar algum dos sintomas é fundamental visitar seu médico pois a clamídia não tratada pode levar, nas mulheres, à doença inflamatória pélvica (DIP) que pode danificar as trompas de Falópio e causar infertilidade. Além disso, a clamídia aumenta as possibilidades de sofrer uma gravidez ectópica e de ter filhos prematuros. No caso dos homens, a clamídia que não tratada pode causar infecções na uretra ou epididimite, que também pode causar infertilidade.
É preciso destacar ainda, que a prevenção é o melhor método para evitar a clamídia e o resto de DSTs ou doenças venéreas. Oferecemos a você alguns conselhos no nosso artigo como se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da clamídia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.