Quais são os sintomas do vaginismo
O vaginismo é um problema sexual feminino que se origina quando os músculos situados ao redor da vagina se contraem de forma involuntária impedindo ou dificultando em grande parte a penetração. Esta condição causa incômodos, dores, ardores e incômodo na hora da relação sexual e pode ser desenvolvida tanto em mulheres jovens sem experiência sexual, como naquelas que têm mais experiência. Normalmente, as causas que desencadeiam o vaginismo são psicológicas, seja por traumas passados ou medo de manter relações sexuais. No artigo de umComo.com.br a seguir, mostramos com detalhes quais são os sintomas do vaginismo.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, é importante destacar que os sintomas do vaginismo e o grau de gravidade desta disfunção sexual feminina pode variar de uma mulher para outra dependendo das causas, idade e etapa da vida da mulher. Por isso, é possível apresentar todos os sintomas próprios desta condição ou só alguns deles. Vejamos a seguir quais são.
Os principais sintomas do vaginismo e os mais comuns são contração involuntária dos músculos vaginais, fechamento da vagina, dificuldade ou penetração impossível e dor, queimação ou ardência durante a relação sexual.
Algumas mulheres que sofrem de vaginismo também podem manifestar incapacidade para inserir um tampão na vagina, bem como dificuldade de fazer um exame ginecológico completo. Em contrapartida, outras chegam a tolerar estas práticas, mas não podem manter relações sexuais, seja porque a penetração se torna impossível ou porque a relação sexual é interrompida pelas dores e o desconforto causados.
Além disso, estes sintomas em alguns casos manifestam-se acompanhados de espasmos em outros grupos musculares do corpo, como na área lombar ou nas pernas. Pode ocorrer também a interrupção da respiração durante a tentativa de manter relações sexuais.
A nível psicológico e emocional, o vaginismo costuma provocar frustração na mulher pelo fato de querer desfrutar das relações sexuais e não poder concretizá-las satisfatoriamente. Também é comum desenvolver ansiedade ou ter palpitações no momento de tentar ter relações, o que fará com que a mulher rejeite e fuja destas situações.
Caso identifique qualquer dos sintomas do vaginismo, é fundamental consultar o ginecologista para que a examine detidamente. Esta condição requer um tratamento específico à base de terapia psicossexual e de casal, bem como de uma série de exercícios de relaxamento. É importante notar que sofrer de vaginismo não significa não poder ser excitado sexualmente, já que se pode atingir o orgasmo mediante outras técnicas como, por exemplo, a estimulação clitoriana manual ou oral.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do vaginismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.