Quais são as causas da inflamação do clitóris

Quais são as causas da inflamação do clitóris

Manter a saúde íntima em dia é fundamental para que as mulheres possam desfrutar da sua vida sexual ao máximo. O clitóris é a região da vulva com mais terminações nervosas, portanto uma boa e adequada estimulação é fundamental para atingir o orgasmo. Muitas mulheres ficam alarmadas quando sentem o clitóris inflamado e dolorido, por se tratar de uma zona muito sensível e delicada. Além disso, complicações no clitóris podem dificultar o prazer feminino na cama. Se você tem sentido dores nesta área e se pergunta sobre o motivo, neste artigo do umCOMO explicamos quais são as possíveis causas da inflamação do clitóris e em que momento é conveniente consultar seu ginecologista.

Clitóris inchado

O clitóris é uma importante zona erógena feminina, e durante a excitação esta área expande seu tamanho porque se enche de sangue como uma reação à situação que gera a excitação sexual - o que é conhecido popularmente como "grelo inchado". Por isso, se tem notado que seu clitóris se inflama sempre que se excita ou imediatamente após a masturbação ou contato sexual, é completamente normal e não se trata de uma situação que deve gerar alarme ou preocupação.

Uma das razões mais frequentes do clitoris inchado ou inflamação prolongada é o contato sexual excessivo ou muito forte, que faz com que essa zona fique extremamente sensível e um pouco mais inchada que o normal devido à irrigação sanguínea e o roçar direto. Nesses casos recomenda-se suspender a atividade sexual até que o desconforto passe. Do mesmo modo é recomendável controlar sobretudo a força aplicada durante o atrito e a penetração.

Lubrificação

Por se tratar de uma região muito sensível, você deve ou seu/sua parceiro(a) devem ser cuidadosos na hora de manusear o clitóris. Antes de se masturbar ou deixar que alguém lhe masturbe, verifique se você já está adequadamente lubrificada - isso irá ajudar a reduzir o atrito e deixar o clítoris inchado. Você também pode utilizar um gel lubrificante, facilmente disponível em farmácias. Veja também nosso artigo sobre como combater a secura vaginal.

Masturbação

A masturbação não irá apresentar nenhuma complicação posterior se for realizada corretamente. Para isso, além de uma boa lubrificação você pode dispor de técnicas especiais que farão não só que atinja o orgasmo mais rápido, como também irão evitar o clitóris dolorido. Confira algumas dessas dicas no artigo sobre Masturbação feminina: 8 passos para chegar ao prazer.

Clitóris inflamado

De acordo com artigo publicado na revista científica Family Practice Notebook[1], Alguns tipos de infecções vaginais podem deixar o clitóris inflamado, nesses casos notaremos que a zona está inchada e sensível sem explicação aparente. Outros sintomas como a coceira nesta área e na vagina e às vezes o ardor, são sinais de uma infecção.

Clitóris inflamado por candidíase

O mais recomendável é visitar seu ginecologista para uma revisão e para receber o tratamento adequado. No entanto, de acordo com artigo publicado em revista especializada[2], a causa mais comum de clitóris inflamado e coceira no clitóris é uma infecção pelo fungo Candida albicans - a famosa candidíase. Felizmente, essa doença pode ser facilmente tratada com o uso de antifúngicos orais (compridos) e tópicos (pomadas). Confira outras recomendações em nosso artigo como curar a candidíase vaginal.

Alergias

Dermatites de contato e alergias também podem desencadear uma coceira que resulta no clítoris inflamado. Se você suspeita dessa causa, o mais importante é suspender o elemento suspeito da alergia imediatamente e higienizar a região apenas com água corrente. Depilação, higiene inadequada, látex de preservativos ou sabonetes especiais são alguns dos agentes que podem desencadear alergias em algumas pessoas.

Dor no clitóris

É importante lembrar que o clítoris é uma zona sensível que deve ser estimulada com muito cuidado, seja durante a masturbação ou o sexo. A estimulação violenta pode causar inflamação e dores na região - confira nosso artigo como estimular o clitóris para fazê-lo corretamente.

Dor no clítoris após transar

Se depois ou durante seus encontros sexuais você sofre dor no clitóris - além da típica inflamação - é recomendável visitar seu ginecologista para uma consulta. Além disso, se a inflamação do clitóris persiste por mais de cinco dias ou uma semana, também é recomendável visitar um especialista.

Dor no clítoris ao urinar

A sensação do clítoris inflamado ao urinar costuma estar relacionada com a infecção urinária ou cistite. Além da dor, a vontade de fazer xixi frequentemente e um cheiro forte da urina podem ser outros sintomas. Entenda as causas no post sobre a frequência da infecção urinária e consulte um médico.

Vulvodínia

Apesar de o termo se referir à uma inflamação da vulva, nessa condição a dor pode irradiar, dando a sensação de clítoris inflamado. Dentre os sintomas também se cita a dor no clítoris ao urinar, durante as relações sexuais e dificuldade para urinar.

Diagnóstico para clítoris inchado

Se foi constatado que a dor no clítoris não é passageira, consequente de uma fricção ou algo do tipo, a consulta médica ginecológica é obrigatória. Nesta avaliação, possivelmente será feito um exame da região para descartar a presença de lesões e feridas e coleta de urina para verificação do pH. Uma vez que a causa seja diagnosticada, o tratamento mais adequado será prescrito, podendo ser à base de antibióticos, anti-inflamatórios, pomadas, banhos de assento e até anestésicos locais.

Clitóris inchado: como prevenir

O fundamental para prevenir dores, inflamações e coceira no clitóris é ter cuidado ao manusear a região. É importante que você ou seu/sua parceiro(a) estejam sempre com as mãos limpas e unhas aparadas (a região debaixo das unhas é um paraíso para fungos e bactérias). Você também deve estar adequadamente lubrificada e avisar seu/sua parceiro(a) quando sentir algum tipo de dor. Comunicação é a chave de tudo!

Roupas íntimas de algodão também podem evitar certas infecções e manter a flora vaginal em equilíbrio.

Outra preocupação referente à região íntima é que muitas mulheres também acreditam ter um clitóris excessivamente grande - ou "grelo grande". É preciso ter em conta de que, na sociedade machista em que vivemos, há uma ditadura da beleza até para nossas partes íntimas. Se esse é o seu caso, é bem provável que seu clitóris tenha um tamanho normal - no entanto, ouvir a opinião de um ginecologista poderá tranquilizá-la.

Quer uma prova de que existem diferentes tipos de vagina? É só dar uma lida no artigo sobre 5 tipos de vagina e como cada uma afeta as relações sexuais

Consulte o seu ginecologista

Falando nisso, realizar consultas periódicas ao ginecologista é muito importante para manter a saúde da sua região sexual. Tente consultar-se pelo menos uma vez ao ano ou sempre que sentir algo estranho nos seios, vulva ou vagina. Cuide-se sempre!

Leitura complementar: É normal ter o clitóris grande?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da inflamação do clitóris, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Referências
  1. HUFFMAN, John W. Office gynecology: some facts about the clitoris. Postgraduate medicine, v. 60, n. 5, p. 245-247, 1976. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00325481.1976.11714493/>. Acesso em 25 de setembro de 2018.
  2. HELLER, Debra S. Lesions of the clitoris: a review. Journal of lower genital tract disease, v. 19, n. 1, p. 68-75, 2015. Disponível em: <https://journals.lww.com/jlgtd/Abstract/2015/01000/Lesions_of_the_Clitoris___A_Review.11.aspx/>. Acesso em 25 de setembro de 2018.
Bibliografia
  • PEREIRA, Martim. OnSalus. Dor no clitóris ao urinar: causas. Disponível em: <https://onsalus.com.br/dor-no-clitoris-ao-urinar-causas-769.html/>. Acesso em 11 de fevereiro de 2020.