Superar sentimentos

Como agir quando está sendo traída

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como agir quando está sendo traída

Na vida amorosa, uma das coisas mais chatas que pode acontecer é descobrir que o parceiro está traindo. Além da mágoa e desconfiança, um profundo golpe na auto estima é dado quando o namorado/marido resolve sair com outras pessoas. Mas calma, não é o fim do mundo. Saiba como agir quando está sendo traída aqui, nesse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como agir quando ele some

Índice

  1. Não faça nada sem ter certeza e não pire
  2. Uma boa conversa pode esclarecer muita coisa
  3. Saiba o limite do seu perdão
  4. Não vá pela cabeça de ninguém
  5. Não se culpe

Não faça nada sem ter certeza e não pire

Às vezes, no calor do momento e da paranoia, acabamos por tirar conclusões precipitadas. Traição é algo muito sério, e acusar alguém disso pode trazer consequências desastrosas para a relação, mas às vezes acabamos lendo pingo como letra e aí o estrago já está feito. Então, tenha certeza de que a infidelidade aconteceu; isso impede uma atitude errada e confusa da sua parte.

Importante: independente de quanto pareça que o seu mundo vai acabar, não pire. A traição dói, mas não justifica atitudes desesperadas e, por vezes, loucas e até cruéis da sua parte. Por mais que pareça que você vai enlouquecer pela dor da infidelidade do parceiro, perder a cabeça não vai ajudar em nada.

Uma boa conversa pode esclarecer muita coisa

A traição aconteceu mesmo, sem sombra de dúvida? Embora seja algo muito chato, é preciso tomar algumas providências. Partindo do princípio de que ninguém faz nada só pelo prazer de machucar o outro, tente conversar com o seu parceiro. Às vezes, há uma explicação por trás daquilo que, quando esclarecido, pode favorecer o casal ou mesmo o seu crescimento pessoal.

Dica: Não deixe que o seu parceiro tente jogar a culpa para a outra pessoa. Por mais triste que seja, é preciso encarar o fato de que ele fez o que fez consciente dos problemas e da mágoa que isso poderia te causar. Acreditar que ele foi "seduzido" ou "se deixou levar em algo sem importância" é algo tão eficiente quanto tapar o Sol com uma peneira.

Como agir quando está sendo traída - Uma boa conversa pode esclarecer muita coisa
Imagem: estovalelapena.com

Saiba o limite do seu perdão

Cada um lida de uma maneira com a traição no relacionamento. Mas, ainda assim, não se deixe levar por lágrimas de arrependimento, ou por juras de amor feitas no desespero. Também tome cuidado com o extremo oposto, ao pensar que “quem trai uma vez, trai sempre”. Pessoas podem mudar sim, podem melhorar e aprender com seus erros, mas isso não significa que você deve perdoar sempre. Depois de uma boa conversa, onde as cartas devem ser postas na mesa, medite sobre o que você quer. Não adianta forçar a barra, jogando aquela mágoa ocasionada pela infidelidade, para baixo do tapete, da mesma forma que não vale a pena continuar o relacionamento para se vingar depois. Isso só vai te fazer mal.

Dica: Não é regra, mas é preciso dar um crédito quando a pessoa conta sobre a infidelidade logo depois do ocorrido; pode ser um sinal de que o seu companheiro não consegue mentir para você ou te fazer mal. Se você descobriu a traição e, para piorar, ele negou até onde pôde, isso mostra muito sobre o caráter dele e da maneira como ele acha que os sentimentos de um podem prevalecer e magoar os sentimentos do outro.

Como agir quando está sendo traída - Saiba o limite do seu perdão
Imagem: signsilk.com.br

Não vá pela cabeça de ninguém

Amigos são pessoas espetaculares, a família que a vida nos permite escolher. Tudo bem, mas isso não faz com que as opiniões dos seus amigos contem mais do que as suas. Conversar sobre o problema da traição é algo extremamente válido, pois falar faz bem e permite uma troca de experiências que pode ser positiva para o seu relacionamento e para a sua vida. Mas a palavra final é sempre a sua. Se você decidiu perdoar a traição, seus amigos devem respeitar isso. Não faça nada por medo do julgamento dos outros, pense no que é melhor para você e para a sua felicidade.

Não se culpe

Tem quem ache que traição indica falta de caráter, coisa de gente imatura e má, e tem gente que acha que é algo que acontece, cedo ou tarde, em todo relacionamento. Independente de qual seja o seu pensamento, a culpa nunca é sua. Não deixe que o seu parceiro diga isso, ou que faça parecer que só te traiu porque vocês estavam passando por uma fase difícil na época. Um relacionamento “convencional” tem como requisito a exclusividade; então se, mesmo após uma fase difícil na vida a dois, você conseguiu manter a sua promessa de só amar/transar com uma pessoa, por que raios o seu parceiro não conseguiu? E, por favor, nada de dizer coisas como “homem é assim mesmo”, como se só homens tivessem desejo, tesão e frustrações conjugais mal resolvidas.

Como agir quando está sendo traída -  Não se culpe

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir quando está sendo traída, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: estovalelapena.com
Imagem: signsilk.com.br
1 de 4
Como agir quando está sendo traída