Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino


Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino

O dispositivo intra uterino é um método anti-conceptivo popular ideal para aquelas mulheres que procuram evitar a gravidez por um tempo prolongado. Como qualquer outra alternativa deste tipo, conta com vantagens e desvantagens que são importantes conhecer antes de optar por ele. Em umComo.com.br explicamos-lhe como funciona o DIU e quais são os seus principais prós e contras.

Foto: diariofemenino.com

  • Como é o DIU


    Quando falamos do dispositivo intra uterino referimo-nos a um pequeno aparelho em forma de T que se insere no útero em qualquer consulta no ginecologista. Este método anti-conceptivo conta com um pequeno cordão que nos permite certificar que o mesmo se encontra no lugar adequado.

  • Como funciona o DIU


    Atualmente no mercado existem dois tipos de DIU: o de cobre (conhecido em alguns países como T de cobre) e o DIU hormonal. Como a maior parte dos métodos anti-conceptivos femininos, este impede que o esperma consiga fecundar o óvulo mediante a libertação de partículas de cobre ou hormonas dependendo de qual se escolher. O dispositivo intra uterino conta com uma taxa de efetividade de 99%, o que se torna num método altamente eficaz para prevenir a gravidez.

  • Vantagens da colocação do DIU


    • O DIU é um método anti-conceptivo ideal para aquelas mulheres que desejam prevenir uma gravidez de forma prolongada uma vez que dependendo de qual se escolher pode permanecer dentro do útero entre 5 e 10 anos.
    • Não precisa de tomar nada diariamente nem de nenhum controlo contínuo, só apenas das recomendações do seu ginecologista.
    • É um método anti-conceptivo econômico e eficaz.
    • Pode ser retirado pelo seu ginecologista no momento em que desejar engravidar.
    • Conta com poucos efeitos secundários.
  • Desvantagens da colocação do DIU


    • Depois da colocação algumas mulheres têm dores no útero e sangramento.
    • Requer atenção, tem de se certificar que o DIU não mudou de sítio. Se isto acontecer, é importante recorrer ao seu ginecologista.
    • Pode aumentar o sangramento durante o período assim como a presença de cólicas.
    • Deve ser colocado e retirado pelo seu ginecologista.
  • A ter em conta


    Há condições em que o uso do DIU representa um risco importante, por exemplo quando se sofre de câncer de ovário ou endometrial (perante este quadro o médico pode decidir não inserir o dispositivo intra uterino) ou inflamações na pélvis.

    Além disso, é importante lembrar que o DIU não protege de doenças de transmissão sexual como o HPV ou a SIDA pelo que se torna fundamental o uso de camisinha para diminuir as possibilidades de contágio.

    Antes de escolher qualquer método anti-conceptivo é muito importante fazer uma avaliação médica para determinar se esta alternativa é adequada para si.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino, recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como funciona o diu - dispositivo intra uterino:


                

7 comentários


20-06-2014 fatima disse:
hola, bom dia,tenho 2 filhos e pela primeira ves ,eu a usar o diu ,e sinto desde aculocasao dores e perda de kilo,cada ves mais.seraque o diu comtrebui pra isso.to muito preucupada.ajude-me.obrigado
02-05-2014 Sara Viega disse:
Olá Andreza, obrigada pelo comentário e por partilhar conosco a sua experiência :)
01-05-2014 ANDREZA disse:
OIIE GENTE,COLOQUEI O D.I.U RECENTEMENTE E POSSO DISSER QUE NÃO SINTO NADA,O MEU O T DE COBRE E É COMO SE EU NÃO TIVESSE COLOCADO NADA....ACHEI BOM ATÉ O PREZADO MOMENTO....
04-04-2014 Madalena da Ginita disse:
Eu ja uso o DIU a 9 ano me sinto bem, farei 10 anos em Agosto, vou tirar porque quero engra
16-03-2014 Patrícia disse:
Olá! Minha última menstruação foi dia 14/01 e retirei um DIU de T de cobre no dia 16/01. Desde então não fiquei mais menstruada. No dia 14/02 fiz um exame de farmácia, que acusou a gravidez, confirmada no dia 18/02 pelo exame BHCG (resultado de 7.084 mUI/ml). No dia 15/03 fiz um exame de ultrassom transvaginal e de acordo com meus cálculos estaria com umas 8 semanas de gestação. Entretanto, de acordo com o tamanho do saco gestacional estaria apenas com umas 5 a 6 semanas, sem aparecimento do feto. É possível que minha ovulação tenha atrasado, após a retirada do DIU e eu tenha engravidado muito depois do que imaginava?
11-02-2014 Sara disse:
Laudinise desde já agradeço o seu comentário, se tirar o DIU tem a possibilidade de engravidar. De qualquer forma, este procedimento deve ser feito pelo seu ginecologista.
10-02-2014 Laudinise Carvalho Santos. disse:
Obtive meu primeiro filho aos 27anos e logo introduzi o DIU DE (10ANOS) retirei ao término do seu período e coloquei outro da mesma marca( CPO-T) com o mesmo período (10 anos ).Infelizmente meu único filho faleceu aos 16 anos por afogamento e continuo com o método conceptivo ess tem apenas 4 anos. Gostaria de saber se retirando esse DIU, se tenho a possibilidade de engravidar? Mesmo porque em total são 14 anos usado método e retirando esse demora muito ? Ainda tenho esperança de uma nova gravidez, sei que não irei subsistir-lo mas,desejo ainda de possuir outo filho!
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Magia revelada Desenhos dos Minions Experiências