Partilhar
Partilhar em:

Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino

Avaliação: 4,8 (1516 votos)
25 comentários
43 vezes partilhado
 
Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino
Fonte: diariofemenino.com

O dispositivo intra uterino é um método anti-conceptivo popular ideal para aquelas mulheres que procuram evitar a gravidez por um tempo prolongado. Como qualquer outra alternativa deste tipo, conta com vantagens e desvantagens que são importantes conhecer antes de optar por ele. Em umComo.com.br explicamos-lhe como funciona o DIU e quais são os seus principais prós e contras.

Também lhe pode interessar: Gravidez com DIU é possível?

Como é o DIU

Quando falamos do dispositivo intra uterino referimo-nos a um pequeno aparelho em forma de T que se insere no útero em qualquer consulta no ginecologista. Este método anti-conceptivo conta com um pequeno cordão que nos permite certificar que o mesmo se encontra no lugar adequado.

Como funciona o DIU

Atualmente no mercado existem dois tipos de DIU: o de cobre (conhecido em alguns países como T de cobre) e o DIU hormonal. Como a maior parte dos métodos anti-conceptivos femininos, este impede que o esperma consiga fecundar o óvulo mediante a libertação de partículas de cobre ou hormonas dependendo de qual se escolher. O dispositivo intra uterino conta com uma taxa de efetividade de 99%, o que se torna num método altamente eficaz para prevenir a gravidez.

Vantagens da colocação do DIU

  • O DIU é um método anti-conceptivo ideal para aquelas mulheres que desejam prevenir uma gravidez de forma prolongada uma vez que dependendo de qual se escolher pode permanecer dentro do útero entre 5 e 10 anos.
  • Não precisa de tomar nada diariamente nem de nenhum controlo contínuo, só apenas das recomendações do seu ginecologista.
  • É um método anti-conceptivo econômico e eficaz.
  • Pode ser retirado pelo seu ginecologista no momento em que desejar engravidar.
  • Conta com poucos efeitos secundários.

Desvantagens da colocação do DIU

  • Depois da colocação algumas mulheres têm dores no útero e sangramento.
  • Requer atenção, tem de se certificar que o DIU não mudou de sítio. Se isto acontecer, é importante recorrer ao seu ginecologista.
  • Pode aumentar o sangramento durante o período assim como a presença de cólicas.
  • Deve ser colocado e retirado pelo seu ginecologista.

A ter em conta

Há condições em que o uso do DIU representa um risco importante, por exemplo quando se sofre de câncer de ovário ou endometrial (perante este quadro o médico pode decidir não inserir o dispositivo intra uterino) ou inflamações na pélvis.

Além disso, é importante lembrar que o DIU não protege de doenças de transmissão sexual como o HPV ou a SIDA pelo que se torna fundamental o uso de camisinha para diminuir as possibilidades de contágio.

Antes de escolher qualquer método anti-conceptivo é muito importante fazer uma avaliação médica para determinar se esta alternativa é adequada para si.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Relacionados
Comentários (25)

Escrever comentário sobre Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino

Muito útil
25 comentários
Bruna
Por que não foi falado que o DIU impede a nidação (fixação no útero) do óvulo já fecundado, risco de infecções uterinas, esterilidade e aborto em caso de gravidez,entre outros riscos e desvantagens de que a mulher deve estar consciente antes de fazer sua escolha?
Rosimere
Como saber se o Diu saiu do lugar?
Carla Vieira
Gostaria de saber se mulheres com 46 anis podem estar colocando o Diu pela primeira vez.
Ana aline maria da silva
Eu nunca usei o Diu como eu tenho q fazê pra usa porq eu eu quero por
jessica fernanda matias de andrades
queria saber como posso fazer pra retira o diu porque ja tenho 5 anos com ele eh queria poder engravida
Josè Gomes Cardoso
O DIU sabendo que e um método eficaz, nâo tem risco nas mulheres obesas?
adriana
Ola gostaria de saber se em todas as mulheres tera dor e sangramento
gislaine almeida dos santos
BM DIA EU USO diu a sete anos mais ja acontecer de nao descser a mestruaçao mas por eu nao ter companheiro nenhum nao esquentei a cabeça mas agora stou namorando nao desceu a mestruaçao no mes passado e possivel de eu star gravida .CONHEÇO pessoas que engravidou com ele mas nao levou a gestaçao adiante .
jessica da silva oliveira
ola gostaria de me informar se para me obter o diu eu tenho que ja ser mae ou nao e qual a idade serta para colocar.
renata
O Diu é seguro ... A primeira relação

Descubra vídeos interessantes
Top 10
Aulas de Zumba
DIY
Tratamentos de Pele
Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino
Fonte: diariofemenino.com
Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino