Partilhar
Partilhar em:

Posso ficar grávida se...

Avaliação: 4,7 (5239 votos)
737 comentários
32 vezes partilhado
 
Posso ficar grávida se...

O corpo humano funciona de uma forma muito complexa, por isso é normal sentir muitas vezes dúvidas em determinadas situações, especialmente no que se refere ao campo sexual. É importante destacar que se você não deseja ficar grávida, a melhor forma de consegui-lo é usando proteção: preservativos e métodos anticoncepcionais são as únicas alternativas que, bem empregadas, oferecem uma elevada proteção.

Quer você esteja ou não à procura de um bebê, é natural fazer-se perguntas, por isso em umComo.com.br tiramos algumas dúvidas frequentes que surgem em relação à gravidez. Descubra se você pode ficar grávida se...

Também lhe pode interessar: Posso ficar grávida se estiver menstruada

Posso ficar grávida se NÃO estiver ovulando nem estiver em meus dias férteis?

NÃO.

Neste aspecto o corpo da mulher funciona de uma única forma: só é possível engravidar quando fazemos sexo sem proteção durante os dias férteis ou de ovulação. Será sempre necessário estar ovulando para engravidar, caso contrário é impossível, portanto o sexo durante outros momentos do ciclo menstrual não pode levar a uma gravidez.

Posso ficar grávida se ele ejaculou fora?

SIM, pode ficar grávida se ele ejacular fora!

Se você e seu parceiro tiveram relações sexuais e como método de proteção utilizaram a técnica do coito interrompido, em que ele retira o pênis no momento de ejacular, existe o risco de engravidar se você estiver nos seus dias férteis. Isto deve-se a:

  • Que antes da ejaculação o homem expele um líquido chamado de pré-seminal que contém sêmen em pequenas quantidades, e poderia chegar a fecundar o óvulo.
  • Que muitas vezes é difícil para o homem retirar o pênis a tempo, correndo-se o risco de que um pouco de sêmen fique na vagina.

Se você quer evitar uma gravidez, o coito interrompido não é um método eficaz.

Posso ficar grávida se ele ejaculou na minha boca?

NÃO.

Para que seja produzida uma gravidez deve existir contato direto entre os fluidos genitais. Se vocês praticaram sexo oral e ele ejaculou em sua boca, não há forma de que o esperma fecunde o óvulo passando pelo trato digestivo, motivo pelo qual você não pode ficar grávida.

Posso ficar grávida sem penetração?

DEPENDE.

É possível ficar grávida sem penetração desde que exista fricção e contato entre os fluidos de ambos. Se seu parceiro ejacular fora da sua vagina, mas uma porção de esperma entrar em contato com ela, é possível engravidar.

Mas se seu parceiro ejacular e ambos estiverem completamente vestidos, ou se ele ejacular longe da sua vagina sem que tenha havido penetração, as possibilidades de engravidar são nulas. O sêmen precisa viajar pelo trato genital feminino até o óvulo, e para isso tem que entrar em contato direto com a sua vagina.

Posso ficar grávida se for a minha primeira vez?

SIM.

Você pode ficar grávida cada vez que você tiver relações sexuais, desde que esteja ovulando. O fato de que seja a sua primeira vez não vai evitar uma gravidez, mesmo que ambos sejam virgens você pode engravidar.

Posso ficar grávida se o hímen não foi rompido?

SIM.

O estado do hímen não tem nada a ver com nossa capacidade de engravidar. Em muitas ocasiões o hímen rompe-se inclusive antes da perda da virgindade, devido a algumas atividades físicas. Em outras, trata-se de uma membrana tão fina que a garota não sente sua ruptura. No entanto, independentemente de que tenha sido rompido ou não, é possível engravidar.

Posso ficar grávida se fizer sexo menstruada?

DEPENDE.

Ainda que engravidar quando temos relações durante o período menstrual seja pouco provável, sim, é possível.

Se você é uma garota que tem menstruações regulares quer dizer que você ovula também de forma regular, portanto os riscos de engravidar tendo relações durante o período menstrual são praticamente nulos.

No entanto, no caso de mulheres que são irregulares, sob circunstâncias de grande estresse ou caso sofram de metrorragia, um sangramento vaginal proveniente do útero e que pode ser confundido com a menstruação, há uma possibilidade de engravidar se tivermos sexo durante a menstruação.

É bom lembrar que sempre que não seja usado nenhum tipo de método anticonceptivo, haverá possibilidades de engravidar.

Posso ficar grávida mesmo tomando pílula?

SIM.

A pílula anticoncepcional conta com uma eficácia de quase 99%, uma porcentagem realmente impressionante, portanto se administrada corretamente é muito pouco provável que você fique grávida. No entanto, a maior parte das mulheres não lê o prospecto que acompanha as pílulas, motivo pelo qual desconhecem as situações em que elas diminuem sua eficácia. Se ignoramos este tipo de situações, é possível engravidar tomando pílula.

Você sabia que:

  • Os antibióticos e vários tratamentos médicos reduzem a efetividade da pílula
  • Se você não toma a pílula sempre na mesma hora, a efetividade dela se reduz.
  • Se você está tomando anticoncepcional e está com fortes diarreias e vômitos, é bem possível que a pílula não faça efeito, por isso você deverá reforçar a proteção usando preservativos durante os 7 dias seguintes

Posso ficar grávida usando camisinha?

SIM.

Os preservativos são o único método anticonceptivo capaz de prevenir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis , como o HPV ou o HIV. Além disso contam com 97% de eficácia na prevenção de uma gravidez não desejada, mas para que esta regra seja cumprida devem ser usados corretamente.

Se você e seu parceiro não sabem colocar a camisinha, não a armazenam de forma adequada ou não a manipulam com cuidado, a sua eficácia poderia estar em risco, aumentando a possibilidade de engravidar. Para mais informação, convidamos você a consultar o nosso artigo sobre porque falham as camisinhas.

Posso ficar grávida sem ter um orgasmo?

SIM.

O prazer experimentado durante o ato sexual não tem nada a ver com a capacidade de engravidar. Independentemente de ter tido ou não um orgasmo, você pode engravidar se tiver tido relações em seus dias férteis.

Posso ficar grávida se ele ejaculou antes na cama onde durmo?

NÃO.

Se seu parceiro não teve contato consigo em nenhum momento e não existiu fricção nem contato entre fluídos, mas ele ejaculou nos lençóis da cama, você pode dormir ali sem correr nenhum risco de engravidar. Uma vez que o sêmen esteja seco, os espermatozoides só viverão por poucos segundos.

Se você quiser prevenir algum contato acidental com a sua vagina, o melhor então é que vocês limpem o sêmen assim que ele cair nos lençóis.

Posso ficar grávida se ele tiver ejaculado em uma piscina, rio ou banheira na qual eu estou?

NÃO.

Como no exemplo anterior, se não houve nenhum contato com sua zona íntima no momento da ejaculação, não importa se o sêmen cair na água da piscina, do rio ou da banheira na qual ambos estão submersos, não há possibilidade de gravidez.

Posso ficar grávida depois de tomar a pílula do dia seguinte?

SIM.

A pílula de emergência ou do dia seguinte conta com uma eficácia de 75% a 89%, dependendo de quão rápido ela seja administrada e das circunstâncias nas quais seja tomada. Mas não sendo um método anticonceptivo de uso regular, há sempre risco de engravidar após sua ingestão. Convém lembrar que, se ela foi tomada, é porque suspeitamos de que nos encontramos em nossos dias férteis no momento do sexo.

A pílula do dia seguinte não funciona como abortivo, trata-se simplesmente de uma alternativa de emergência.

Posso ficar grávida se tivermos sexo anal?

DEPENDE

Se você tiver feito somente sexo anal, sem penetração vaginal e sem nenhum tipo de contato entre o sêmen e sua vagina, VOCÊ NÃO PODE ENGRAVIDAR. O trato retal não está ligado com a zona do útero, por isso, do mesmo modo que com o sexo oral, é impossível você engravidar se seu parceiro ejacular em seu ânus.

No entanto, se houver contato entre o pênis dele e a sua vagina, especialmente entre os fluidos, e você estiver em seus dias férteis, há risco de gravidez.

Para esclarecer as suas dúvidas

A melhor forma de tirar as suas dúvidas em relação à fertilidade e ao funcionamento do seu corpo é visitando um ginecologista.

Cada mulher é diferente, mas uma boa avaliação ginecológica permitirá que o seu especialista detecte se você é uma pessoa com períodos regulares, saudável, se você tem alguma condição particular, qual é o melhor método anticonceptivo para você e como você deve tomá-lo.

Se você já se iniciou na vida sexual, ou se está pensando em fazê-lo, é fundamental visitar seu ginecologista e tirar todas as suas dúvidas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso ficar grávida se..., recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Comentários (737)

Escrever comentário sobre Posso ficar grávida se...

737 comentários
kellen
Olá, tomo anticoncepcional certinho, e tive que tomar amoxilina durante 7 dias, nos dias, 25,26,27,28,29,30 de abril 1 e 2 de maio, tive relação sexual dia 29 e 30 de abril, no incio fazíamos um pouco sem camisinha e logo apos colocávamos camisinha, por que o antibiótico diminui a eficacia da pilula. Ele só gozou com a camisinha, mas tenho medo que algum momento de sem camisinha tenha saído o liquido pré ejaculatório que tem risco. Acabei tomando a pilula do dia seguinte dia 2, por medo, tenho riscos? me ajudaa!
Editor umComo.com.br
Oi Kellen! Fica tranquila, a pílula do dia seguinte é bastante eficaz.
Joao
Olá eu tive relaçao com a minha namorada no qual ela estava molhada mas o meu penis estava seco ha possibilidades de ela estar gravida?
Editor umComo.com.br
Oi Joao! Sim, existe possibilidade de estar grávida. Esse artigo pode ser útil, confira as dicas: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-estou-gravida-2280.html
A sua avaliação:
Felioer
OLÁ tive CONTATO intimo sem penetraçao e sem ejaculáçao, ele disse que limpo o pre semen. Mas esfregamos por muitas vezes sem penetrar nem ejacular temei a primeira pirula 18horas depois e a segunda 12horas depois, só tenho 1 lado do saco escrotal tb tem possibilidades ?
Sara Viega
Oi Felioer! Sempre que haja fricção entre ambos os fluídos, existe a possibilidade de ocorrer uma gravidez. No entanto, se a pílula do dia seguinte tiver sido tomada corretamente, à partida não corre esse risco. Obrigada pelo comentário!
Eduardo
após ejacular na boca de minha namorada eu beijei ela e fiz um oral ,tem chances de engravidar , por favor responda rápido
Sara Viega
Oi Eduardo! Dessa forma não corre o risco de engravidar. Obrigada pelo comentário!
Ansioso
Boa tarde, Recentemente passei por um susto que gostaria de sua ajuda. Usei o preservativo corretamente na relação sexual e estava intacto e bem colocado. Ocorre que no meio da relação tirei o primeiro preservativo e com as mãos meladas do líquido seminal coloquei o segundo preservativo. Num primeiro momento, errei a posição da 2.a camisinha, quando vi que a mesma não desenrolou adequadamente, virei pra posição correta e coloquei o segundo preservativo que usei até o final da relação. Meus questionamentos são: existe risco de gravidez devido ao meu líquido seminal (não houve gozo anterior nesse dia) e a glande ter tido contato com a parte externa do preservativo (apenas pouco líquido e eu passei a mão várias vezes para arrumar o preservativo) ? A parceira, por precaução, tomou a pílula do dia seguinte logo 3h após esse fato pois estava no período pré ovulação. Dizem que, no líquido seminal, o espermatozóide morre em poucos segundos devido a falta de proteção e em contato com o ar, luz, mãos... Ambos preservativos estavam intactos ao final da relação e não houve gozo dentro dele, pois ejaculei em cima do corpo da parceira... Grato.
Sara Viega
Oi! De qualquer forma, se sua parceira tomou a pílula do dia seguinte corretamente, tal como indicado na bula da mesma, não corre o risco de engravidar. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Gabriella Dobranz
Boa tarde, eu tomo anticoncepcional há 7 mesmo, mas tive um problema ontem.. Terça feira, era pra ter tomado a pilula, eu pensei que fosse quarta feira e acabei tomando a de terça e quarta, depois que vi que era terça, entao adiantei uma pilular, como devo proceder, dar a pausa de um dia , ou tomar a de quinta na quarta feira?
obrigada!
Sara Viega
Oi Gabriella! Agora deve continuar tomando o anticoncepcional normalmente até ao final da cartela. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Gabriella
Dr Sara, obrigada, entao mesmo faltando um pilula, eu posso transar? nao vai dar problema? Obg
Sara Viega
Oi Gabriella! Sim pode, a única coisa que vai acontecer é que você vai terminar a cartela um dia antes do previsto.
Gabriella Dobranz
Dr Sara, eu nao consigo ver as repostas que a voce faz no meu post
Sara Viega
Oi Gabriella! A minha resposta foi a seguinte: Agora deve continuar tomando o anticoncepcional normalmente até ao final da cartela. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Maria
Oi doutora, tenho 16 anos, no dia 30/12/2016, eu e meu namorado estávamos naquele clima quente, ele tirou meu calção e colocou minha calcinha de lado e ficou me masturbando, porém, chegou um momento que começou a ficar mais quente a situação, e ele começou a ficar excitado e soltou aquele líquido pré-ejaculatório, só que ele estava de cueca e um calção fino (aqueles para esporte), ou seja, o líquido foi todo no calção dele, só que depois disso ele tirou o pênis pra fora e tentou colocar dentro da minha vagina (sem camisinha), mas não entrou, eu não sabia que ele estava tentando penetrar, mas como senti uma pressãozinha e doia, decidi parar e quando percebi que estava sem camisinha me assustei. Cheguei em casa e comecei a pesquisar a respeito, mas não encontrei algo que desse uma resposta que nem deixasse tranquila. Não tomei a pílula do dia seguinte (até pensei), mas eu li a respeito e vi que não necessitaria se não houvesse penetração já que este faz mal ao organismo da mulher. Diante dessa situação, queria saber, existe a possibilidade de eu estar grávida?
Sara Viega
Oi Maria! Se houver uma fricção entre ambos os fluídos, existe sim chance de gravidez. Se tiver um atraso de uma semana na sua menstruação, deve fazer um teste de gravidez só para confirmar.
Maria
Ele havia ejaculado no dia anterior e urinou algumas vezes após isso, a urina mata os espermatozódes que estavam na uretra?
A sua avaliação:
Rapha
Estou desesperada, por favor, me ajuda. Eu tenho 22 anos e sou virgem, eu e meu namorado depois de uns amassos fortes tentamos com camisinha, mas doeu muito e eu pedi ele para parar. Logo depois houve outra tentativa, que novamente doeu mas sangrou um pouco, porém pela dor ele parou novamente sem penetracao de fato.Porém, percebi so depois que nessa 2 segunda tentativa ele havia retirado a camisinha, fiquei desesperada, não tomo anticoncepcional e foi meu primeiro contato mais íntimo. Meu desespero aumentou quando percebi que estava no 13 dia do ciclo, por conta do desespero tomei o contraceptivo emergencial com 2 h após o ocorrido. Ele diz não ter ejaculado, eu perceberia se ele tivesse né? Desculpa a pergunta mas sou bem leiga. E corro risco de uma gravidez? Tô muito desesperada, não posso mesmo passar por isso, fazemos faculdades, é um namoro recente, tô com muito medo. Se ja tivesse ocorrido a ovulação a pilula adiantaria?? Me responde por favor e desculpa o incômodo
A sua avaliação:
Rapha
Sara Viega
Oi Rapha! Se você tiver tomado a pílula do dia seguinte corretamente, seguindo as indicações da bula, à partida não corre o risco de gravidez. Obrigada pelo seu comentário e espero ter ajudado!
Rapha
Sara, tô muito desesperada. Sou a mesma pessoa do comentário anterior. Qual a probabilidade de gravidez, ele não ejaculou dentro e nem fora foi apenas o líquido ejaculatório , introduziu um pouco da cabeça e parou pela dor em no máximo 1 minuto, eu estava no 13 dia do ciclo que não é tao regular e tomei a pilula com duas horas depois do acontecido. Minha menstruação está para vir para a semana do dia 8, mas tô desesperada demais, não consigo prestar atenção na faculdade. Tô precisando de alguém para me esclarecer o que fazer, se devo me preocupar, não confio em ninguém para me abrir, tô com medo.
Sara Viega
Oi Rapha! Mesmo que ele não tenha ejaculado dentro, se existir penetração existe o risco de gravidez devido ao líquido seminal. Mas se você tiver tomado a pílula do dia seguinte corretamente, como indicado na embalagem ou farmácia, à partida não existe risco de engravidar.
A sua avaliação:
Luiza
pergunta: eu estava menstruada e fiz sexo oral e ele ejaculo entre meus seios e a gente estava debaixo do chuveiro, é possível que eu tenho engravidado se desceu com a agua? responde rapido por favor!!!!
Sara Viega
Oi Luiza! Não se preocupe que nessa situação não corre o risco de engravidar.

Posso ficar grávida se...
1 de 7
Posso ficar grávida se...