Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino

Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino
Imagem: diariofemenino.com

O dispositivo intra uterino é um método anti-conceptivo popular ideal para aquelas mulheres que procuram evitar a gravidez por um tempo prolongado. Como qualquer outra alternativa deste tipo, conta com vantagens e desvantagens que são importantes conhecer antes de optar por ele. Em umComo.com.br explicamos-lhe como funciona o DIU e quais são os seus principais prós e contras.

Como é o DIU

Quando falamos do dispositivo intra uterino referimo-nos a um pequeno aparelho em forma de T que se insere no útero em qualquer consulta no ginecologista. Este método anti-conceptivo conta com um pequeno cordão que nos permite certificar que o mesmo se encontra no lugar adequado.

Como funciona o DIU

Atualmente no mercado existem dois tipos de DIU: o de cobre (conhecido em alguns países como T de cobre) e o DIU hormonal. Como a maior parte dos métodos anti-conceptivos femininos, este impede que o esperma consiga fecundar o óvulo mediante a libertação de partículas de cobre ou hormonas dependendo de qual se escolher. O dispositivo intra uterino conta com uma taxa de efetividade de 99%, o que se torna num método altamente eficaz para prevenir a gravidez.

Vantagens da colocação do DIU

  • O DIU é um método anti-conceptivo ideal para aquelas mulheres que desejam prevenir uma gravidez de forma prolongada uma vez que dependendo de qual se escolher pode permanecer dentro do útero entre 5 e 10 anos.
  • Não precisa de tomar nada diariamente nem de nenhum controlo contínuo, só apenas das recomendações do seu ginecologista.
  • É um método anti-conceptivo econômico e eficaz.
  • Pode ser retirado pelo seu ginecologista no momento em que desejar engravidar.
  • Conta com poucos efeitos secundários.

Desvantagens da colocação do DIU

  • Depois da colocação algumas mulheres têm dores no útero e sangramento. Confira o artigo "é normal sentir cólicas depois de colocar o DIU?" para saber mais.
  • Requer atenção, tem de se certificar que o DIU não mudou de sítio. Se isto acontecer, é importante recorrer ao seu ginecologista.
  • Pode aumentar o sangramento durante o período assim como a presença de cólicas.
  • Deve ser colocado e retirado pelo seu ginecologista.

A ter em conta

Há condições em que o uso do DIU representa um risco importante, por exemplo quando se sofre de câncer de ovário ou endometrial (perante este quadro o médico pode decidir não inserir o dispositivo intra uterino) ou inflamações na pélvis.

Além disso, é importante lembrar que o DIU não protege de doenças de transmissão sexual como o HPV ou a SIDA pelo que se torna fundamental o uso de camisinha para diminuir as possibilidades de contágio.

Antes de escolher qualquer método anti-conceptivo é muito importante fazer uma avaliação médica para determinar se esta alternativa é adequada para si.

Dica: Acesse também o artigo e esclareça a dúvida - Pode ter relação antes de colocar o DIU?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.