Efeitos colaterais da contracepção

Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte

Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, apesar de muitas mulheres fazerem uso indiscriminado dela. Para fazer efeito, esta pílula deve ser tomada de forma correta e não prolongada, uma vez que o seu uso repetido acarreta riscos para a saúde. Mas ainda há muitas dúvidas quanto aos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte, principalmente no que diz respeito ao atraso da menstruação. Para esclarecer suas dúvidas e para ter consciência dos riscos deste método, de seguido no umCOMO vamos explicar como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte.

Também lhe pode interessar: Como funciona a pílula do dia seguinte

Índice

  1. Como funciona a pílula do dia seguinte
  2. Pílula do dia seguinte atrasa menstruação
  3. Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
  4. Quando NÃO usar a pílula do dia seguinte?

Como funciona a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método de emergência que serve para prevenir uma gravidez indesejada. Existem dois tipos de pílulas do dia seguinte, de dois comprimidos ou de dose única, mas independentemente de qual escolher, ela deve ser tomada no máximo até 72 horas depois do ato sexual. Lembrando que quanto mais tempo passar entre o ato sexual e a toma dessa pílula, menor é a sua eficácia. A forma como a pílula do dia seguinte age em cada organismo pode variar, mas ela é basicamente uma bomba de progesterona, o hormônio responsável por impedir a ovulação. Sendo assim, dependendo da fase do ciclo em que ela for usada, esta pílula pode:

  • Impedir a ovulação, atrasando o processo para não ocorrer uma gravidez.
  • Alterar a secreção vaginal, tornando o ambiente hostil para que os espermatozoides não consigam chegar às trompas e fecundar o óvulo.
  • Alterar a parede uterina e impedir a fixação do óvulo às paredes do útero, fazendo com que seja expulso.

Caso o embrião já esteja implantado no útero, então a mulher já está grávida e a pílula do dia seguinte já não faz efeito.

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação

Devido à alta concentração hormonal, a pílula do dia seguinte altera o ciclo menstrual e atrasa a menstruação. No mês em que tomar a pílula do dia seguinte, a duração da menstruação pode diminuir ou aumentar. Por isso, será impossível calcular o período fértil ou a data da próxima menstruação. Alguns dias após ter tomado a pílula do seguinte também pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal ou, então a menstruação atrasar por 3 semanas. Também pode acontecer a menstruação apresentar alterações na sua coloração, podendo ficar mais escura que o normal.

É normal que a menstruação fique desregulada por 1 ou 2 meses após tomar a pílula do dia seguinte, até que os níveis de hormônios no organismo voltem ao normal. Mas se não ocorrer menstruação passadas 4 semanas de tomar a pílula do dia seguinte, deve fazer um teste de gravidez para confirmar a eficácia do método. Para saber se a pílula do dia seguinte teve resultado, o ideal é fazer um exame de sangue de gravidez. É importante referir que se tomada com frequência, a pílula do dia seguinte pode desregular a menstruação e interferir nos ciclos, sendo mais fácil engravidar.

Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte - Pílula do dia seguinte atrasa menstruação

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Como já referi, a pílula do dia seguinte age de maneira diferente dependendo do organismo, pelo que os seus efeitos colaterais podem não ser iguais em todas as mulheres. Confira de seguida os efeitos colaterais mais comuns:

  • Atraso ou adiantamento da menstruação;
  • Pequeno sangramento vaginal alguns dias após tomar a pílula do dia seguinte;
  • Dores de cabeça;
  • Enjoos;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Hipersensibilidade nas mamas.

Ter um pequeno sangramento é normal, mas se não o apresentar não significa que a pílula do dia seguinte não fez efeito.

Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte - Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Quando NÃO usar a pílula do dia seguinte?

Para esclarecer mais algumas dúvidas, é importante referir que a pílula do dia seguinte só deve ser usada quando há uma relação sexual com penetração do pênis na vagina sem proteção, ou seja, sem o uso de camisinha ou outro tipo de anticoncepcional, ou quando a camisinha tiver estourado e não existir outro tipo de proteção anticoncepcional. Mas o que acontece é que muitas vezes as mulheres acabam por tomar este remédio sem ser necessário, induzindo no seu organismo doses desnecessárias de progesterona. Por isso, confira em que situações não é necessário usar o método de emergência:

  • Se usou camisinha e não estourou;
  • Quando está usando anticoncepcional há mais de 10 dias;
  • Durante a pausa da pílula anticoncepcional, desde que tenha tomado a cartela de forma correta, sempre na mesma hora e sem esquecimentos;
  • Se estiver amamentando;
  • Se não tiver havido penetração na vagina;
  • Se estiver menstruada.

Saiba também o que acontece quando toma a pílula do dia seguinte com anticoncepcional neste outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Oceana Monteiro
Eu tive relação sexual desprotegida sem estar no período fértil, e usamos o método do coito interrompido, e mesmo assim tomei a pílula, mas 24h depois, depois de uma semana estou a sangrar já faz dois dias, gostaria de saber se é normal? Ou se a posso de estar grávida?
A sua avaliação:
Isabela
Oi, tive minha primeira vez no dia 20/12/2020. primeiro ele gozou na minha boca e depois penetrou, não gozou dentro, mas ficamos com medo de ter ficado esperma no membro e tomei a pilula no dia 22/12, minha menstruação desceu dez dias adiantada, porém nessa semana, desde 08/01/2021, estou tendo enjoos, queria saber se eu posso estar grávida, estou bem paranoca.
A sua avaliação:
Aline
Fiquei com uma pessoa e não chegou a haver penetração em si, mas o penis passou na vagina e apesar de não ter ocorrido ejaculação li que havia chances de engravidar com o líquido pré ejaculatório que não sabemos se saiu ou não, por isso tomei a pílula menos de 24h depois da relação. 15 dias depois de ter tomado tive um sangramento de 5 dias porém em volume menor do que tenho normalmente com a menstruação. Sera que tenho chance de estar grávida e o sangramento ter sido nidação? Ou a menstruação veio diferente por efeito da pílula?
Jessica
Oi, tomei a pílula e 4 a 6 dias depois minha menstruação desceu, voltei a tomar meu anticoncepcional certo é esse mês no dia certo a menstruação veio mas mt pouca é ficou só dois dias, posso ter engravidado?
Mabeline
Me chamo Mabeline .. E se vc poder me ajudar em uma questao que esta me deixando maluca eu te agradeceria ' Eu tomei a pilula do dia seguinte no dia 09/04/18 ( minha menstruação havia acabado no dia 07/04 e transei no dia 08/04 ) , depois de 24hrs da relação sem proteção , porem ele nao havia gozado dentro , mais como ja tenho 3 filhos fiquei com medo e ele me comprou o remedio .. Ok , tomei , e 1 semana depois venho um sangramento de 4 dias que acredito que seja normal por conta da medicação .. Nao namoro com ele , a gente apenas fica sabe , e no dia 21/04 nos vimos e rolou tal ( camisinha estourou , nao fiquei deitada , fui correndo ao banheiro me limpei , escorreu e tal , tomei um banho ) .. Porem foi as 22:00 , e apenas tomei a pilula de novo no dia 23/04 pela manha ! So que estou preocupada sabe , porque eu ja havia tomado ne no inicio do mes e tenho medo dessa segunda nao fazer efeito ! Voce acha que a possibilidade de engravidar é grande ? POR FAVOR ME PERDOA TA POR TE ENCOMODAR .. Mais preciso de uma resposta :/
isaac lino
a minha pilulavai fazer 3 anos da 2 de setembro de 2019, boa sorte
Irenilda
Tomei pílula do dia seguinte há dois meses atrás..e agora no terceiro mês tá atrazada minha menstruação.pode ser efeito da pílula?
ivete
eu tomei a pilula do dia seguinte, estava com 15 dias que a mestruacao foi embora , eu posso esta gravida?
Editor umComo.com.br
Oi Ivete! Se a pílula do dia seguinte tiver sido tomada corretamente, existe muito pouca probabilidade de você ter engravidado.
Thais s.
tive relação com meu namorado dia 29/03 foi minha primeira vez, porém estava no quarto dia da minha menstruação (já estava acabando o ciclo), dia 30 as 6:40 da manhã tomei a Diad (pilula do dia seginte) e depois de 12 horas tomei a segunda dose... minha pergunta é, tenho a possibilidade de engravidar? minha menstruação veio dia 25/03.
Editor umComo.com.br
Oi Thais! Se você tomou a pílula do dia seguinte direitinho, a probabilidade de engravidar é muito reduzida. Fique tranquila.
1 de 3
Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte