Partilhar

Posso ter relações antes de uma citologia?

Por Redação umCOMO. 28 fevereiro 2017
Posso ter relações antes de uma citologia?

A citologia vaginal ou exame de Papanicolau é um exame ginecológico ao qual todas as mulheres se devem submeter para se certificarem de que o seu sistema reprodutor se encontra em perfeitas condições. O exame leva-se a cabo de forma ambulatória e extrai-se uma amostra das células ao redor e dentro do colo do útero, para depois serem analisadas no laboratório. Com isso, pretende-se procurar células ou mudanças anormais no colo do útero para poder detetar o câncer cervical ou as lesões pré-cancerosas de forma antecipada. Antes de se submeter a uma citologia, é importante ter em conta algumas recomendações para não alterar os resultados. E, entre elas, a questão de se pode ou não manter relações sexuais antes é uma das que mais dúvidas gera. Neste artigo do umCOMO vamos esclarecer-lhe essa questão e damos resposta à pergunta de se pode ter relações antes de uma citologia.

Para que serve a citologia e quando deve realizá-la

A citologia vaginal é o exame ginecológico que se realiza nas mulheres com o objetivo de analisar as células do colo do útero, estando este situado no final da vagina e sendo a parte mais estreita do útero. O que se procura é identificar possíveis anomalias tanto nas células como nas paredes do colo do útero, sendo assim o exame chave para poder detetar o câncer do colo do útero desde cedo. Por outro lado, também permite diagnosticar o vírus do papiloma humano (VPH), que é o principal causador do câncer do colo do útero.

A realização da citologia é muito importante para garantir a saúde do aparelho reprodutor feminino, pois o câncer do colo do útero é um dos mais frequentes entre o sexo feminino e se se detetar a tempo, poderá ser iniciado o tratamento adequado e a evolução da doença será muito mais favorável.

Além de saber para que serve a citologia, é importante saber quem se deve submeter a ele e com que frequência. Para começar, todas as mulheres que mantenham relações sexuais ou tenham mais de 21 anos de idade, embora não sejam sexualmente ativas, devem fazer o exame 1 vez por ano no mínimo.

A frequência do exame pode variar de uma mulher para a outra em função do seu estado de saúde e de determinadas circunstâncias, pelo que o melhor é que essa informação seja confirmada pelo seu ginecologista. No entanto, no geral, é possível que tenha de se submeter a uma citologia com mais frequência se:

  • Sofreu doenças como herpes ou verrugas genitais.
  • O seu sistema imunológico encontra-se debilitado, seja devido a um transplante de órgãos ou por tratamentos agressivos, como a quimioterapia ou o uso de esteroides.
  • É seropositiva.
  • Durante a gravidez, a sua mãe dietilestilbestrol (DES), um estrogêneo que antigamente se receitava a mulheres grávidas para evitar o aborto espontâneo e tratar as hemorragias.

Por outro lado, uma vez passados os 65 anos de idade, é provável que as mulheres já não tenham que realizar a citologia se se tiverem obtido resultados normais nela por mais de 10 anos. Além disso, mulheres que tenham realizado uma histerectomia (remoção do útero ou parte deste) podem não precisar deste exame, embora seja necessário se a histerectomia se tenha levado a cabo devido a um câncer do colo do útero ou a alterações celulares pré-cancerosas.

Posso ter relações antes de uma citologia? - Para que serve a citologia e quando deve realizá-la

É recomendável ter sexo antes de uma citologia?

Esta é uma das perguntas mais frequentes entre as mulheres que se vão submeter a uma citologia vaginal ou exame de Papanicolau. Tal como asseguram os ginecologistas, há uma série de medidas que se devem ter em conta antes de fazer a citologia para que o resultado da mesma seja o mais preciso possível e não venha alterado.

Precisamente por isso, para que o resultado da citologia seja preciso, os especialistas recomendam evitar ter relações sexuais durante as 48 horas anteriores ao exame. Para entender o porquê, deve saber que com a penetração e o contato com o esperma, as paredes internas da vagina sofrem uma ligeira mudança, inflamam e podem ser vítimas de irritações, algo que poderia contribuir para ter mais incômodos durante a realização do exame ginecológico. Além disso, se o esperma entrar no interior da vagina pode ficar aderido nela até um total de 72 horas antes de ser eliminado por completo, o que poderia interferir nos resultados da citologia.

De qualquer forma, o mais conveniente é que antes de se submeter ao exame,consulte o seu ginecologista e siga todas as instruções que ele indicar.

Posso ter relações antes de uma citologia? - É recomendável ter sexo antes de uma citologia?

Como se preparar para a citologia vaginal

Além de evitar as relações sexuais antes da citologia, há outros aspetos que deve ter em conta para que os resultados não venham alterados e para se encontrar completamente cômoda durante a sua realização:

  • Evite as duchas vaginais nas 24 horas anteriores ao exame.
  • Evite o uso de óvulos, cremes, desodorantes ou lubrificantes durante as 24 horas anteriores à citologia.
  • Se estiver menstruando, deverá comunicar ao seu ginecologista, pois não poderá realizar a citologia. Além disso, é importante que tenham passado 3 dias depois do sangramento desaparecer.
  • Se sofre de alergia ao látex, é conveniente informar o seu médico disso, pois assim utilizará umas luvas de outro material durante o exame.
Posso ter relações antes de uma citologia? - Como se preparar para a citologia vaginal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso ter relações antes de uma citologia?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Posso ter relações antes de uma citologia?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vitória Santana
Procurei na internt e várias vezes vi que poderia ter relação sexual sim um dia antes de ir ao ginecologista fazer citologia mais sem camisinha, porque não podia com a Carminha por causa da lubrificação dela e verdade ou não.

Posso ter relações antes de uma citologia?
1 de 4
Posso ter relações antes de uma citologia?

Voltar ao topo da página