Partilhar

Posso fazer sexo com cistite?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 dezembro 2019
Posso fazer sexo com cistite?
Imagem: blog.promocionesfarma.com

Posso fazer sexo com cistite? É uma dúvida de muitas pessoas, especialmente no caso das mulheres que são as maiores vítimas dessa condição urinária. E as relações sexuais são um dos fatores que podem propiciar o aparecimento de cistite, por isso, é fundamental prestar atenção e tomar as medidas necessárias. Neste artigo de umComo, respondemos se é possível fazer sexo com cistite.

Também lhe pode interessar: Posso ter sexo com infecção urinária?

A cistite

Em primeiro lugar, é necessário ter em conta o fato de que a cistite é a inflamação da bexiga urinária, seja aguda ou crônica, e pode estar relacionada com uma infecção de urina ou não. E algumas pessoas usam os termos "cistite" e "infecção urinária" como se fossem sinônimos e na realidade não o são.

Entre as causas mais comuns da cistite encontramos:

  • Higiene íntima incorreta.
  • Beber pouca água.
  • Mudanças hormonais.
  • Uso de anticonceptivos como o diafragma ou espermicidas.
  • Debilidade imunológica.
  • Relações sexuais.

Relações sexuais com cistite

É importante ter em conta que as relações sexuais frequentes podem aumentar o aparecimento de cistite, devido à pressão exercida sobre a bexiga durante o coito. Também porque facilita a entrada das bactérias durante o ato sexual, de maneira que em muitas ocasiões a cistite ocorre após manter relações sexuais.

Ainda assim, é importante destacar que esta inflamação da bexiga não ocorre por via sexual, de maneira que poderia manter o sexo sem o risco de transmitir a cistite para outra pessoa. Deste modo, não se trata de uma doença de transmissão sexual (DST), mas a verdade é que o ato sexual pode originá-la.

Da mesma maneira, é importante que saiba que alguns dos sintomas da cistite são incômodos e o coito pode causar dor, por isso, as relações sexuais com cistite não costumam ser prazerosas. O mais recomendável será tratar a inflamação do trato urinário antes de retomar a atividade sexual normal.

Cistite recorrente

Sempre que acreditamos sofrer de cistite ou algum outro tipo de problema nas vias urinárias, é necessário consultar o médico especialista, seja o ginecologista ou urologista. Deste modo, eles poderão determinar o porquê da inflamação da bexiga e administrar o tratamento adequado para reduzi-la.

No caso das pessoas, especialmente mulheres, que sofrem de cistite de forma frequente, será fundamental o diagnóstico médico para determinar se existe algum outro problema de saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso fazer sexo com cistite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Posso fazer sexo com cistite?

O que lhe pareceu o artigo?

Posso fazer sexo com cistite?
Imagem: blog.promocionesfarma.com
Posso fazer sexo com cistite?

Voltar ao topo da página