Partilhar

Posso fazer sexo com candidíase?

Por Sara Viega. Atualizado: 22 janeiro 2018
Posso fazer sexo com candidíase?
Imagem: serpadres.taconeras.net

A candidíase vaginal, conhecida popularmente como fungos vaginais, é uma infecção bastante comum entre as mulheres que costuma se manifestar mediante sintomas como coceira, ardor e vermelhidão na vulva, fluxo vaginal excessivo, denso e de cor esbranquiçada e dores ao urinar. Em relação a este tipo de infecção na zona íntima, surgem algumas dúvidas relacionadas com a sexualidade como, por exemplo, se é possível manter relações com normalidade ou se existe risco de contágio entre o casal. Neste artigo de umComo damos resposta à questão concreta sobre posso fazer sexo com candidíase e outras perguntas frequentes.

Também lhe pode interessar: Posso fazer sexo com balanite?

A resposta ginecológica

Diante da pergunta posso fazer sexo com candidíase os experientes aconselham suspender as relações sexuais entre o casal até que a infecção tenha curado. Isto se deve, por um lado, a que os sintomas da candidíase como o prurido, coceira, ardor, irritação e vermelhidão da zona íntima feminina, tornam as relações dolorosas e incômodas, retardando seu processo de cura. Com a suspensão os tecidos vaginais também ganham tempo para uma recuperação de forma adequada.

Por outro lado, fazer sexo com candidíase sem proteção implica o risco de contagiar o homem. Embora não seja uma Doença de Transmissão Sexual, é possível que após manter relações, seu parceiro apresente sintomas como caroços, queimação ou vermelhidão no pênis.

Se tenho candidíase, meu parceiro deve ser tratado?

Como indicamos, caso o homem tenha prurido, queimação e vermelhidão em sua zona genital após ter mantido relações sexuais, é imprescindível que vá ao médico para se submeter a um exame e receber o tratamento oportuno.

É importante informar seu parceiro se você suspeita que tem candidíase vaginal, embora ainda não tenha consultado o médico, e tomar as precauções correspondentes para evitar transmitir a infecção.

Posso fazer sexo durante o tratamento da candidíase?

Normalmente, para curar a candidíase vaginal são receitados medicamentos antifúngicos que podem ser administrados por via oral (cápsulas ou comprimidos) ou local mediante a aplicação de óvulos na vagina ou pomadas na vulva, os quais costumam oferecer resultados imediatos entre um e sete dias. Apesar do sexo (sempre fazendo uso do preservativo) durante o tratamento médico não representar um risco de gravidade para a saúde, NÃO é recomendável já que os movimentos exercidos no coito poderiam agravar a irritação da vagina e atrasar o ritmo da recuperação.

Caso a infecção não reduza, quando o tratamento finalizar, é essencial consultar o médico, já que poderia ser uma infecção recorrente ou outras infecções que apresentam sintomas similares, mas que são causadas por outro tipo de micro-organismos.

A candidíase pode afetar a minha fertilidade?

Esta é outra das perguntas mais comuns relacionadas com a candidíase e a sexualidade. Os experientes explicam que não existem provas científicas que demonstrem que a candidíase afeta negativamente a probabilidade de ficar grávida. No entanto, assinalam que devido à irritação, à coceira e aos incômodos gerados, é normal que não queira ou esteja animada para manter relações sexuais com seu parceiro.

Dica: Acesse também esse artigo para saber se candidíase pode atrasar menstruação.

Mais conselhos sobre a candidíase vaginal

Em umComo você pode ver conselhos úteis que favorecem a recuperação de pacientes com candidíase, bem como boas medidas que ajudam a prevenir seu aparecimento. Consulte os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso fazer sexo com candidíase?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Posso fazer sexo com candidíase?

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Nêlida
Bom dia,sou Nélida,eu estou grávida de três meses, estou com infecção vaginal,estou a 4 dias a introduzir Gyno-Clotrin, esqueci ontem de o colocar, fiz sexo com o meu parceiro hoje,será que pode afectar naminha gravidez? ??
A sua avaliação:
Yolanda Pedro Mondlane
olá Doctora tudo bem? tenho uma dúvida depois de medicar com os comprimidos de corrimento quanto tempo tenho ficar sem práticar relações sexuais.no princípio disseram que tenha que ficar 1 semana mas ontem comentei sobre esse asunto na sala de aula o docente de epide falou de 3semanas pois fcou sem entender.e quando sai um liquido branco que ñ tem ardor e não sai frequentemente que significa ou que é.
Isabela
Olá, eu estava com candidíase a uma semana atrás, minha vagina estava toda branca por dentro e tal, comprei a pomada tioconazol e comecei a usar, um dia depois de eu ter aplicado já tinha sumido toda "parede" branca, não estava mais vermelha e tinha parado de doer, durante esses dias fiquei sem ter relações com meu namorado, mas agora que melhorou o único sintoma que ainda continua é o corrimento, então eu e ele tentamos fazer sexo, mas senti uma dor muito grande, nem consegui chegar até o final é já mandei parar, será que é por que ainda está machucada por dentro ou por que faz um tempinho que já não pratico? Oque devo fazer?
Bruno
Olá, pode ser usado o limão para tratamento da candidíase? Vi em vários fóruns que o limão resolveu o problema de muita gente...
Juju
Acho que estou com candidíase pelo fato de usar calça jeans o dia todo ,estava com muita coceira na vagina e um corrimento esbranquiçado grosso ,parou de coçar pos usei yma pomada ,mas fiz sexo e minha vukva ficou muito irritada e pareceu saltar pra fora, parei e fui ao banheiro quando fiquei de pê escorregou um pouco de sangue pelas minhas pernas,o que faço?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Juju! Antes de mais, recomendo que leia este artigo para saber quais são os sintomas da candidíase genital: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-da-candidiase-genital-10985.html E se esses incômodos continuarem o melhor é ir no médico ou ginecologista.
Andressa Dos Santos Da Silva
Estou com a candidíase e usei a pomada uma vez tinha parado de coçar mas agora voltou tudo de novo. Será que posso ter relações sexuais com meu marido?

Posso fazer sexo com candidíase?
Imagem: serpadres.taconeras.net
Posso fazer sexo com candidíase?

Voltar ao topo da página