Partilhar

Posso ter relação com HPV? Resposta aqui!

Por Sara Viega. Atualizado: 25 julho 2018
Posso ter relação com HPV? Resposta aqui!

O vírus do papiloma humano é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Em muitos casos, a doença não apresenta sintomas ou leva anos a manifestá-los e, por isso, muitas pessoas não sabem que sofrem do problema. Contudo, um dos primeiros sintomas do HPV é o aparecimento de verrugas em diferentes partes do corpo, mais frequentemente nos genitais.

Qualquer pessoa sexualmente ativa pode ser portadora dessa doença e, por isso, existem muitas perguntas sobre o tema. Uma das dúvidas mais frequentes sobre a doença é "posso ter relação com HPV?". Se você gostaria de conhecer a resposta a esta pergunta, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra se pode ter relações nesse caso e ainda outras informações úteis sobre a doença.

Também lhe pode interessar: Posso pegar HPV pelo beijo?

O HPV ou vírus do papiloma humano

Antes de responder à pergunta "posso ter relação com HPV?", é bom conhecer algumas informações sobre a doença - o que é, como se transmite e outros detalhes.

Existem cerca de 100 tipos diferentes de vírus papiloma humano e cerca de 40 são transmitidos por via sexual, mas cada um apresenta características diferentes dos demais. Por exemplo, alguns tipos mais fracos não chegam a produzir sintomas e podem até melhor, tendo surtos ocasionais. Contudo, outros tipos são altamente contagiosos e provocam sintomas como as verrugas, podendo até chegar a provocar câncer.

Os diferentes tipos de vírus considerados de alto risco são o 16, 18, 31, 33, 35, 45, 52 e 58. No caso das mulheres, o câncer mais comum que surge nestes casos é o câncer do colo do útero. Por esse motivo, é essencial conferir a sua saúde com exames que detetam doenças sexualmente transmissíveis e consultas regulares com o ginecologista.

Também é muito importante saber como se pega HPV e que os tipos de vírus que se contagiam através de relação sexual podem ser transmitidos através de qualquer tipo de relação sexual em que exista contacto com a parte do corpo afetada de um portador do vírus. Isto significa que pode ser transmitido através de relações vaginais, orais ou anais.

Todavia, existem vários fatores de risco que favorecem o contágio desta DST:

  • Possuir vários parceiros sexuais, uma vez que quantos mais parceiros mais possibilidade de contágio existe.
  • Ter um parceiro que tenha tido muitos parceiros diferentes antes de você.
  • Iniciar a vida sexual bem cedo, antes dos 16 anos.
  • Ter engravidado muitas vezes seguidas ou ter engravidado cedo.
  • Não usar a camisinha corretamente.
  • Não consultar o ginecologista e não fazer a citologia vaginal (ou papanicolau) regularmente.
  • O tabagismo.
  • El tabaquismo.
  • Sofrer de outras doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS.

É muito importante que, caso essa doença seja diagnosticada, você fale abertamente com o seu parceiro e com os parceiros sexuais anteriores. Assim, eles poderão consultar o médico para saber se são portadores de HPV e, se necessário, iniciar o tratamento.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra: papiloma humano em homens, como detectar?

Posso ter relação com HPV? Resposta aqui! - O HPV ou vírus do papiloma humano

Ter relação sexual com HPV

Como mencionado anteriormente, o HPV é transmitido através de relações sexuais por via oral, vaginal ou anal, por isso qualquer pessoa sexualmente ativa pode pegar a doença, sobretudo se não está devidamente protegida. Por esse motivo, é comum que as pessoas que são diagnosticadas com este tipo de doença se perguntem: posso ter relação com HPV?

A resposta é que, como acontece com a maioria das DST, a melhor opção é NÃO ter relações até que o vírus esteja controlado e o ginecologista diga que é possível voltar a ter relação sem problemas. Além disso, o tratamento recomendado pelo especialista deve ser seguido corretamente.

Contudo, nos casos em que o ginecologista confirma que o tipo de vírus não é agressivo ou que está suficientemente controlado (embora presente), você pode ter relação se estiver bem protegido. É muito importante que o parceiro que não tem HPV não entre em contato direto com as partes do corpo afetadas do portador da doença. Por exemplo, se o ginecologista confirmou que uma mulher apenas tem a doença presente no colo do útero ou na vagina, basta que o parceiro coloque uma camisinha corretamente para se proteger.

Por isso, se se está perguntando se pode ter relação sem proteção com HPV, a resposta é que não é uma boa ideia, mas deve sempre seguir as recomendações do sue médico. Contudo, se sabe que tanto você como o sue parceiro têm HPV, podem ter relações com ou sem camisinha pois o contágio já ocorreu.

Como prevenir contra HPV

Além de saber saber se pode ter relação com HPV, também é essencial que saiba como prevenir o vírus do papiloma humano HPV. As melhores medidas para prevenir o vírus do papiloma humano são as seguintes:

  • Estar consciente dos riscos que existem e dos fatores que fazem com que uma pessoa seja mais propensa ao contágio.
  • Não ter muitos parceiros sexuais diferentes e evitar que sejam estranhos.
  • Usar sempre camisinha corretamente.
  • Se tem um parceiro sexual estável, procure compartilhar os historiais médicos de ambos e falar abertamente.
  • Vacinar-se contra os tipos de vírus mais frequentes.

Leitura complementar: O que pode ser verruga no saco escrotal?

Posso ter relação com HPV? Resposta aqui! - Como prevenir contra HPV

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso ter relação com HPV? Resposta aqui!, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Posso ter relação com HPV? Resposta aqui!

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Soraia
Agradeço a matéria
Stephany Brandão
Boa noite!! Estou fazendo uma pesquisa sobre HPV pós minha parceira tem HPV e já fez todo procedimento para a retirada das verrugas. E eu gostaria de saber, depois de quanto tempo podemos voltar a ter relações sexuais? Haveria possibilidade de se proteger no sexo oral? Ou não é indicado até um certo período de recuperação? Estou vacinada e com saúde em dia, de acordo com os exames do meu médico ortomolecular... Desde já, Agradeço pelo ótimo conteúdo, Estas bastante esclarecedor.

Posso ter relação com HPV? Resposta aqui!
1 de 3
Posso ter relação com HPV? Resposta aqui!

Voltar ao topo da página