Posso ficar grávida se...

Posso ficar grávida se...

O corpo humano funciona de uma forma muito complexa, por isso é normal sentir muitas vezes dúvidas em determinadas situações, especialmente no que se refere ao campo sexual. É importante destacar que se você não deseja ficar grávida, a melhor forma de consegui-lo é usando proteção: preservativos e métodos anticoncepcionais são as únicas alternativas que, bem empregadas, oferecem uma elevada proteção.

Quer você esteja ou não à procura de um bebê, é natural fazer-se perguntas, por isso em umComo.com.br tiramos algumas dúvidas frequentes que surgem em relação à gravidez. Descubra se você pode ficar grávida se...

Posso ficar grávida se NÃO estiver ovulando nem estiver em meus dias férteis?

NÃO.

Neste aspecto o corpo da mulher funciona de uma única forma: só é possível engravidar quando fazemos sexo sem proteção durante os dias férteis ou de ovulação. Será sempre necessário estar ovulando para engravidar, caso contrário é impossível, portanto o sexo durante outros momentos do ciclo menstrual não pode levar a uma gravidez.

Posso ficar grávida se ele ejaculou fora?

SIM, pode ficar grávida se ele ejacular fora!

Se você e seu parceiro tiveram relações sexuais e como método de proteção utilizaram a técnica do coito interrompido, em que ele retira o pênis no momento de ejacular, existe o risco de engravidar se você estiver nos seus dias férteis. Isto deve-se a:

  • Que antes da ejaculação o homem expele um líquido chamado de pré-seminal que contém sêmen em pequenas quantidades, e poderia chegar a fecundar o óvulo.
  • Que muitas vezes é difícil para o homem retirar o pênis a tempo, correndo-se o risco de que um pouco de sêmen fique na vagina.

Se você quer evitar uma gravidez, o coito interrompido não é um método eficaz.

Posso ficar grávida se ele ejaculou na minha boca?

NÃO.

Para que seja produzida uma gravidez deve existir contato direto entre os fluidos genitais. Se vocês praticaram sexo oral e ele ejaculou em sua boca, não há forma de que o esperma fecunde o óvulo passando pelo trato digestivo, motivo pelo qual você não pode ficar grávida.

Posso ficar grávida sem penetração?

DEPENDE.

É possível ficar grávida sem penetração desde que exista fricção e contato entre os fluidos de ambos. Se seu parceiro ejacular fora da sua vagina, mas uma porção de esperma entrar em contato com ela, é possível engravidar.

Mas se seu parceiro ejacular e ambos estiverem completamente vestidos, ou se ele ejacular longe da sua vagina sem que tenha havido penetração, as possibilidades de engravidar são nulas. O sêmen precisa viajar pelo trato genital feminino até o óvulo, e para isso tem que entrar em contato direto com a sua vagina.

Posso ficar grávida se for a minha primeira vez?

SIM.

Você pode ficar grávida cada vez que você tiver relações sexuais, desde que esteja ovulando. O fato de que seja a sua primeira vez não vai evitar uma gravidez, mesmo que ambos sejam virgens você pode engravidar.

Posso ficar grávida se o hímen não foi rompido?

SIM.

O estado do hímen não tem nada a ver com nossa capacidade de engravidar. Em muitas ocasiões o hímen rompe-se inclusive antes da perda da virgindade, devido a algumas atividades físicas. Em outras, trata-se de uma membrana tão fina que a garota não sente sua ruptura. No entanto, independentemente de que tenha sido rompido ou não, é possível engravidar.

Posso ficar grávida se fizer sexo menstruada?

DEPENDE.

Ainda que engravidar quando temos relações durante o período menstrual seja pouco provável, sim, é possível.

Se você é uma garota que tem menstruações regulares quer dizer que você ovula também de forma regular, portanto os riscos de engravidar tendo relações durante o período menstrual são praticamente nulos.

No entanto, no caso de mulheres que são irregulares, sob circunstâncias de grande estresse ou caso sofram de metrorragia, um sangramento vaginal proveniente do útero e que pode ser confundido com a menstruação, há uma possibilidade de engravidar se tivermos sexo durante a menstruação.

É bom lembrar que sempre que não seja usado nenhum tipo de método anticonceptivo, haverá possibilidades de engravidar.

Posso ficar grávida mesmo tomando pílula?

SIM.

A pílula anticoncepcional conta com uma eficácia de quase 99%, uma porcentagem realmente impressionante, portanto se administrada corretamente é muito pouco provável que você fique grávida. No entanto, a maior parte das mulheres não lê o prospecto que acompanha as pílulas, motivo pelo qual desconhecem as situações em que elas diminuem sua eficácia. Se ignoramos este tipo de situações, é possível engravidar tomando pílula.

Você sabia que:

  • Os antibióticos e vários tratamentos médicos reduzem a efetividade da pílula
  • Se você não toma a pílula sempre na mesma hora, a efetividade dela se reduz.
  • Se você está tomando anticoncepcional e está com fortes diarreias e vômitos, é bem possível que a pílula não faça efeito, por isso você deverá reforçar a proteção usando preservativos durante os 7 dias seguintes

Posso ficar grávida usando camisinha?

SIM.

Os preservativos são o único método anticonceptivo capaz de prevenir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis , como o HPV ou o HIV. Além disso contam com 97% de eficácia na prevenção de uma gravidez não desejada, mas para que esta regra seja cumprida devem ser usados corretamente.

Se você e seu parceiro não sabem colocar a camisinha, não a armazenam de forma adequada ou não a manipulam com cuidado, a sua eficácia poderia estar em risco, aumentando a possibilidade de engravidar. Para mais informação, convidamos você a consultar o nosso artigo sobre porque falham as camisinhas.

Posso ficar grávida sem ter um orgasmo?

SIM.

O prazer experimentado durante o ato sexual não tem nada a ver com a capacidade de engravidar. Independentemente de ter tido ou não um orgasmo, você pode engravidar se tiver tido relações em seus dias férteis.

Posso ficar grávida se ele ejaculou antes na cama onde durmo?

NÃO.

Se seu parceiro não teve contato consigo em nenhum momento e não existiu fricção nem contato entre fluídos, mas ele ejaculou nos lençóis da cama, você pode dormir ali sem correr nenhum risco de engravidar. Uma vez que o sêmen esteja seco, os espermatozoides só viverão por poucos segundos.

Se você quiser prevenir algum contato acidental com a sua vagina, o melhor então é que vocês limpem o sêmen assim que ele cair nos lençóis.

Posso ficar grávida se ele tiver ejaculado em uma piscina, rio ou banheira na qual eu estou?

NÃO.

Como no exemplo anterior, se não houve nenhum contato com sua zona íntima no momento da ejaculação, não importa se o sêmen cair na água da piscina, do rio ou da banheira na qual ambos estão submersos, não há possibilidade de gravidez.

Posso ficar grávida depois de tomar a pílula do dia seguinte?

SIM.

A pílula de emergência ou do dia seguinte conta com uma eficácia de 75% a 89%, dependendo de quão rápido ela seja administrada e das circunstâncias nas quais seja tomada. Mas não sendo um método anticonceptivo de uso regular, há sempre risco de engravidar após sua ingestão. Convém lembrar que, se ela foi tomada, é porque suspeitamos de que nos encontramos em nossos dias férteis no momento do sexo.

A pílula do dia seguinte não funciona como abortivo, trata-se simplesmente de uma alternativa de emergência.

Posso ficar grávida se tivermos sexo anal?

DEPENDE

Se você tiver feito somente sexo anal, sem penetração vaginal e sem nenhum tipo de contato entre o sêmen e sua vagina, VOCÊ NÃO PODE ENGRAVIDAR. O trato retal não está ligado com a zona do útero, por isso, do mesmo modo que com o sexo oral, é impossível você engravidar se seu parceiro ejacular em seu ânus.

No entanto, se houver contato entre o pênis dele e a sua vagina, especialmente entre os fluidos, e você estiver em seus dias férteis, há risco de gravidez.

Para esclarecer as suas dúvidas

A melhor forma de tirar as suas dúvidas em relação à fertilidade e ao funcionamento do seu corpo é visitando um ginecologista.

Cada mulher é diferente, mas uma boa avaliação ginecológica permitirá que o seu especialista detecte se você é uma pessoa com períodos regulares, saudável, se você tem alguma condição particular, qual é o melhor método anticonceptivo para você e como você deve tomá-lo.

Se você já se iniciou na vida sexual, ou se está pensando em fazê-lo, é fundamental visitar seu ginecologista e tirar todas as suas dúvidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso ficar grávida se..., recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.