Posso engravidar na pausa do anticoncepcional?
As pílulas anticoncepcionais são métodos para evitar a gravidez com uma grande taxa de eficiência e, por isso, muito usada pelas mulheres. Porém, ainda existem dúvidas sobre o seu uso e se você também se questiona sobre posso engravidar na pausa do anticoncepcional? o umComo.com.br vai explicar quais são as possibilidades disso acontecer.
Passos a seguir:
Especialistas garantem que engravidar na pausa do anticoncepcional não é possível, desde que o método seja usado corretamente. Por correto entende-se que a mulher tome a pílula todos os dias necessários, conforme a sua cartela, sempre no mesmo horário. Com esses cuidados, os riscos do anticoncepcional oral falhar são raros. Vale lembrar que existem alguns remédios que podem prejudicar a eficácia do método, como alguns antibióticos e anticonvulsivantes. Por isso, quando eles forem receitados por um especialista é importante certificar-se de que não seja necessário intensificar a proteção com uso de preservativo.
Os mesmos cuidados se devem ter com o anticoncepcional injetável, sendo que ambos possuem uma eficácia parecida, que gira em torno dos 99%. No entanto, no caso do anticoncepcional injetável trimestral, a mulher não menstrua, pois não há pausa. Quando esses métodos contraceptivos são usados de forma adequada, não tem como a mulher engravidar, uma vez que eles evitam que a mulher ovule, ou seja, tenha o seu organismo preparado para iniciar uma gestação. Assim, ao longo da pausa, que costuma ser de uma semana, há descamação do endométrio, provocando o sangramento. Isso significa que esse período é incompatível com a fecundação do óvulo.
Outro cuidado que se deve ter para não engravidar no período em que a pílula não é tomada é reforçar a proteção contra a gravidez usando camisinha se antes da pausa acontecerem vômitos e diarreias em até quatro horas após a mulher ter tomado o anticoncepcional. Nesse caso, pode haver absorção reduzida da pílula, prejudicando a sua eficácia. Vale dizer ainda que as mulheres que emendam uma cartela de pílula na outra e não menstruam e que, por isso, não fazem a pausa também não correm o risco de engravidar.
Já quem faz a pausa também não pode prolongar o período de sete dias que deve ficar sem tomar a pílula, pois se isso acontecer ocorre risco de gravidez sim. Além disso e de ingerir o anticoncepcional sempre no mesmo horário e nos dias necessários é importante usar camisinha quando houver uma situação que reduza a proteção do anticoncepcional. Para evitar o esquecimento, a mulher pode criar métodos que a ajudem a evitar isso, como deixar a embalagem próxima a um local onde é facilmente vista pela manhã.
Na hora de escolher um anticoncepcional oral é importante que isso seja feito junto com um médico especialista, pois nem todas as marcas são iguais. É necessário que o profissional avalie também a saúde da mulher e se ela é compatível com o uso da pílula. Por fim, vale lembrar que embora seja muito eficiente para evitar uma gravidez indesejada, o método não protege das DSTs – doenças sexualmente transmissíveis e mesmo as mulheres que tomam a pílula devem adicionar a camisinha às suas relações sexuais.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso engravidar na pausa do anticoncepcional?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.