Partilhar

Como evitar que a camisinha saia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar que a camisinha saia

O preservativo ou camisinha é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pelos casais para prevenir a gravidez não desejada, mas além disso, também é o mais eficaz, visto que é o único capaz de prevenir o contágio de doenças de transmissão sexual (DST) que podem colocar em risco a nossa saúde. No entanto, para que este método seja eficaz e fiável, é importante que, como acontece com outros métodos, se utilize da forma correta e se repare especialmente na forma como se deve colocar e remover, visto que estes são dois aspetos chave para ter sexo seguro e impedir que o preservativo possa sair em algum momento da relação íntima. Em seguida, neste artigo do umCOMO, mostramos-lhe tudo o que deve saber para evitar que a camisinha saia e desse modo possa se assegurar que a sua proteção é 100% eficaz a todo o momento.

Também lhe pode interessar: Porque falham as camisinhas?

Certifique-se de que a camisinha está em boas condições

Embora o preservativo seja um método anticoncepcional que conta com 95% de eficácia, é muito importante que antes de o utilizar, se certifique que o mesmo se encontra em perfeitas condições, visto que se estiver em mau estado ou tiver a mínima rotura na sua superfície pode anular a proteção que fornece.

Além disso, a primeira coisa que deve fazer é reparar na data de caducidade que se indica na embalagem do preservativo e verificar que não passou da data indicada. É importante que tenha em conta qual foi o estado de conservação da camisinha, isto porque se foi guardada em um ambiente muito quente, se esteve exposta ao sol ou se permaneceu perto de objetos cortantes, é possível que se tenha deteriorado e que o seu uso seja pouco seguro. Certifique-se também antes de a utilizar que a embalagem não se encontra danificada, que não está aberta e que não verte líquido. E, por último, quando a abrir, tenha atenção à consistência da camisinha, comprovando que não está descolorida nem pegajosa. Caso isso aconteça deve jogar essa camisinha fora e usar uma nova.

Como evitar que a camisinha saia - Certifique-se de que a camisinha está em boas condições

Como colocar a camisinha para evitar que saia

Uma má colocação da camisinha pode fazer com que esta saia durante a relação sexual e, por conseguinte, que a sua proteção não seja eficaz no que diz respeito à prevenção de gravidezes não desejadas e de doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida mostramos-lhe todas as coisas que deve ter em conta para colocar a camisinha corretamente e impedir que saia para que possa desfrutar de um sexo seguro:

  • Se a embalagem se encontra em boas condições, deve-se abrir com a ponta dos dedos por uma das extremidades tendo muito cuidado para não danificar a camisinha com as unhas, os anéis, etc. Em nenhum caso se devem utilizar os dentes ou objetos como tesouras para abrir a embalagem, isso pode romper a camisinha.
  • Quando estiver aberto, certifique-se de que está do lado correto e pressione um pouco a ponta da camisinha com os dedos para remover o ar e evitar que esta estoire.
  • Em seguida, coloque a base da camisinha sobre a cabeça do pênis ereto sem soltar a ponta da camisinha.
  • Desembrulhe pouco a pouco o preservativo com a outra mão até que este chegue à base do pênis e o tenha coberto completamente.
  • Verá que na ponta fica um espaço vazio, aí é onde se armazenará todo o sêmen ejaculado.
  • Uma vez colocado o preservativo, pode aplicar um pouco de lubrificante solúvel em água no preservativo para facilitar a penetração.

Se seguir estes passos, evitará que a camisinha saia durante o coito, embora seja conveniente que se certifique que continua no seu lugar e que caso não seja assim, interrompa a relação o quanto antes para poder colocar uma nova.

Como evitar que a camisinha saia - Como colocar a camisinha para evitar que saia

O que fazer se a camisinha sair e ficar dentro da vagina

Além de ter em conta os conselhos anteriores para colocar a camisinha da forma adequada, também é essencial saber como se deve retirá-la do pênis, e o mais importante, quando se deve fazê-lo para evitar que a camisinha saia e possa ficar dentro da vagina originando um grande desconforto à mulher.

Em primeiro lugar, deve saber que uma camisinha pode ficar alojada no interior da vagina ao terminar a relação sexual porque o pênis depois da ejaculação, perde volume e firmeza e, assim sendo, a camisinha pode ficar com folga. Esta situação é a que faz com que ela saia do pênis e possa ficar dentro da vagina se não for retirada logo de imediato. Assim sendo, para evitar que isto aconteça, é fundamental que a camisinha seja removida logo depois de finalizar o coito e quando o o pênis ainda se encontra ereto. Para o fazer corretamente, só tem que segurar a camisinha pela base para que não resvale e deslizar para cima agarrando a ponta da camisinha com a outra mão. Jogue a camisinha no lixo e não a deite na sanita.

E se a camisinha ficar dentro da vagina, o que devemos fazer? A primeira coisa que a mulher deve fazer é relaxar e não ficar excessivamente nervosa, uma vez que isso pode piorar a situação. Em seguida, e a camisinha está visível e palpável, a mulher deve colocar-se em uma posição confortável e retirá-la da vagina com os seus dedos sendo extremamente cuidadosa. Caso não seja possível extraí-la dessa forma, deverá acudir ao seu ginecologista imediatamente para que este possa retirá-la com os instrumentos adequados. é fundamental que não tente remover a camisinha em casa com objetos cortantes ou pontiagudos, visto que pode correr o risco de romper a camisinha, fazendo que que algumas partículas da mesma fiquem alojadas no interior da vagina, partículas essas que podem causar alguma infecção.

Se quer obter mais informações sobre este tema, recomendamos-lhe que consulte o artigo: O que fazer se a camisinha ficar dentro da vagina.

Como evitar que a camisinha saia - O que fazer se a camisinha sair e ficar dentro da vagina

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que a camisinha saia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como evitar que a camisinha saia

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ALLAN LOPES MARTINS
Existe alguma forma de retirar o Preservativo masculino da mesma forma do Feminino quando o masculino Fica Alojado na vagina?
Editor umComo.com.br

Como evitar que a camisinha saia
1 de 4
Como evitar que a camisinha saia

Voltar ao topo da página