Partilhar

Por que não me lubrifico bem

Por que não me lubrifico bem

A lubrificação vaginal é essencial para desfrutar de penetrações suaves e prazerosas. Mas quando a mesma não se apresenta de forma adequada, e, ao contrário, a secura vaginal é a regra, o prazer sexual encontra-se limitado, originando muitas vezes relações sexuais dolorosas e incômodas. É este o seu caso? Se você se perguntou muitas vezes por que não se lubrifica bem, em umComo.com.br damos-lhe algumas possíveis respostas.

Passos a seguir:
1

Uma das primeiras razões vinculadas à má lubrificação é a falta de excitação ou desejo sexual. Assim como os homens apresentam uma ereção quando estão excitados, uma das respostas sexuais das mulheres é lubrificar. Mas quando não nos sentimos adequadamente excitadas este processo torna-se difícil.

Por isso a primeira pergunta que você deve se fazer é se fica excitada quando faz sexo com seu companheiro. Dependendo da resposta podem existir diferentes causas pelas quais você não se lubrifique bem.

2

A falta de lubrificação pode responder a condições físicas ou psicológicas. No aspecto físico, as mudanças hormonais importantes que ocorrem em etapas da nossa vida como a gravidez, a amamentação ou a menopausa podem ser responsáveis pela secura vaginal. Se você não se identifica com nenhuma delas, mas está sofrendo de algum tipo de alteração hormonal, é normal lubrificar em menor quantidade.

3

As infecções vaginais costumam ser também responsáveis pela diminuição da nossa capacidade de lubrificar. Se você sofre constantemente deste tipo de condição, procure seu médico para encontrar uma solução oportuna ao seu problema e poder assim desfrutar do sexo plenamente.

4

Se você começou a tomar anticoncepcional recentemente, ou realizou alguma mudança quanto à marca, é possível que ele esteja afetando sua lubrificação vaginal. Neste caso, procure seu ginecologista para um check-up a fim de começar a tomar pílulas que se adaptem melhor ao seu corpo.

5

Determinada medicação e o abuso de drogas e álcool fazem com que as mulheres se lubrifiquem menos. Se você está sob algum tratamento médico prolongado, consulte seu especialista quanto aos seus efeitos no plano sexual e especificamente quanto à sua lubrificação vaginal.

6

Por outro lado, muitas vezes as condições psicológicas são as principais responsáveis por uma má lubrificação.

O sexo com pessoas que não nos excitam de forma adequada, os encontros em momentos em que não temos vontade de sexo e em que cedemos apenas para satisfazer nosso parceiro, ou as distrações durante o ato podem afetar a lubrificação. Nesses casos é importante guiar o parceiro para aquilo que nos produz maior excitação, falar abertamente sobre sexo para deixar claro o que aumenta o nosso desejo, e realizar um esforço para concentrar-se no ato sexual sem pensar em mais nada.

7

Uma educação sexual muito restrita, o medo da penetração, uma experiência íntima negativa no passado ou os tabus associados ao sexo, são algumas das causas a nível psicológico que produzem uma má lubrificação. Nestes casos é muito importante visitar um sexólogo em busca de orientação para superar tudo aquilo que gera medo e limita a capacidade de nos excitar.

8

É possível aumentar a lubrificação vaginal seguindo alguns conselhos, no entanto, é importante ter em consideração que quando o problema é devido à falta de excitação, a uma estimulação incorreta ou a alguma causa psicológica, deve-se conversar com o parceiro e tentar procurar ajuda para superar a situação.

Sugestão: Como improvisar um lubrificante caseiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que não me lubrifico bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Por que não me lubrifico bem

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
maria izabel coronado
Estou na menopausa e não tenho lubrificaçao, que posso fazer ,pois esta causando problemas no meu casamento
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, confira essas dicas para aumentar a lubrificação vaginal: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-aumentar-a-lubrificacao-vaginal-3693.html

Por que não me lubrifico bem
Por que não me lubrifico bem

Voltar ao topo da página