Partilhar

Como escolher um método anticonceptivo

Como escolher um método anticonceptivo

Escolher um método anticonceptivo não é uma tarefa tão simples como pode parecer, pois ainda que uma porcentagem elevada de mulheres utilizem a pílula, atualmente no mercado há muitas outras opções disponíveis que se adaptam a diferentes situações e tipos de mulher, por isso em umComo.com.br oferecemos uma listagem com todas essas alternativas para que você saiba como escolher um método anticonceptivo sob a supervisão de seu ginecologista.

A pílula

Esta é, sem dúvida o método anticonceptivo mais popular, funciona como regulador do ciclo menstrual sem interferir no ato sexual (como, por exemplo, a camisinha), impede a ovulação mediante hormônios de estrógeno e progesterona graças a um comprimido por dia que não pode evitar ou saltar sem diminuir sua eficácia. É o único método anticonceptivo que pode ser usado durante a lactância e conta com 99% de eficácia.

Anel mensal

Apesar de não ser tão popular, ele possui a mesma eficácia da pílula, coloca-se na vagina, libertando formas que impedem a ovulação, regula o período e reduz as dores menstruais, é compatível com o uso de camisinhas e ao contrário da pílula, a mantêm protegida apesar de vômitos, diarreias ou transtornos estomacais.

Adesivo anticoncepcional

Este método é altamente eficaz, trata-se de um adesivo que se coloca uma vez por semana e que libera hormônios que impedem a ovulação; como os anteriores, regula a menstruação e diminui as dores próprias deste período.

Leia também: Adesivo anticoncepcional engorda?

Implante hormonal

É talvez o menos popular dos métodos pois requer intervenção médica, trata-se de uma haste que se implanta no braço e que liberta progesterona. Conta com uma duração que varia entre 3 e 5 anos, mas pode ser retirado quando a mulher desejar.

Consulte seu médico

Dependendo da sua idade e seu histórico clínico pode ser que tenha um método anticonceptivo que se adapte melhor a você, nem todas as pílulas são iguais, nem todos os métodos trabalham com os mesmos hormônios, por isso, é vital que seu ginecologista faça uma análise do seu caso e indique qual pode funcionar melhor para você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um método anticonceptivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como escolher um método anticonceptivo

2 comentários
Usuário anônimo
Não encontrei nada sobre os injetáveis .
Usuário anônimo
acho que não tinha muitas informações sobre anticoncepcional injetável

Como escolher um método anticonceptivo
Como escolher um método anticonceptivo

Voltar ao topo da página