A primeira vez

Para que serve o hímen

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 abril 2019
Para que serve o hímen
Imagem: helektron.com

Ao entrar na adolescência nossa curiosidade sexual aumenta e começamos a fazer-nos todo os tipos de perguntas. Uma das mais comuns entre as meninas é a relacionada com o hímen, pois sabemos muito pouco desta membrana e de sua função em nosso corpo. Ela tem alguma utilidade específica? Em umComo.com.br explicamos para que serve o hímen.

Também lhe pode interessar: Como evitar a dor na primeira vez
Passos a seguir:
1

Associado habitualmente à virgindade, o hímen é uma membrana fina que se encontra entre o duto vaginal e a vulva. Sua importância mais que orgânica é cultural, pois são muitas as culturas que o associam com a pureza de uma mulher, um vínculo que, como veremos mais adiante, é completamente falso.

2

Esta fina membrana atualmente não tem nenhuma função específica em nosso corpo. Acredita-se que o hímen em algum momento serviu para impedir a passagem de bactérias para a parte interna da vagina durante aqueles tempos em que as mulheres não tinham roupas íntimas, razão pela qual também, por exemplo, a mulher tem bastante pelo pubiano.

No entanto evoluímos em nossos costumes e o hímen deixou de cumprir uma função importante. Apesar disso hoje em dia continua sendo um elemento essencial para muitas pessoas, que acham que sua ausência é símbolo de que uma mulher já não é virgem.

3

A virgindade nada tem a ver com a presença do hímen. Por ser uma membrana tão fina o hímen pode ser rompido sem sexo, realizando atividades esportivas, montando a cavalo ou por qualquer pancada forte na região vaginal.

4

Também não quer dizer que ao romper-se a menina sinta dor ou sangre. Este é um dos mitos mais difundidos do mundo, mas não se trata mais que uma grande mentira que tem feito muito dano. A garota pode ter o hímen intacto e mesmo assim não sangrar durante a primeira relação sexual, isto se deve a que existem hímens mais flexíveis que outros, por isso este sinal também não prova nada.

5

No entanto há algumas mulheres que efetivamente apresentam sangramento e uma ligeira dor com o rompimento do hímen, isto se deve a que sua membrana é bem mais rígida rompendo ao contato com o pênis.

6

Com toda esta informação fica muito claro que a presença do hímen nada tem a ver com a virgindade, por isso não há razão para se preocupar com sua existência.

Veja também: Como saber se o hímen foi rompido

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o hímen, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: helektron.com
Para que serve o hímen