Partilhar

O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional

Imagem: listas.20minutos.es

A pílula anticoncepcional é o método mais eficaz e seguro para prevenir a gravidez indesejada, no entanto, para que essa efetividade de 99% seja atingida, é importante tomá-la de forma adequada, entendendo seu correto funcionamento. Claro que nenhuma de nós está isenta de um descuido, podendo esquecer de tomar uma drágea, o que pode diminuir a proteção. Se isso ocorreu com você, em umComo.com.br explicamos o que fazer se se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional.

Também lhe pode interessar: Como não me esquecer de tomar a pílula
Passos a seguir:
1

Você deve compreender que é importante tomar a pílula anticoncepcional todos os dias na mesma hora ou em horas próximas. Isto favorece a eficácia da pílula pois seu corpo recebe os hormônios que ela contém sempre no mesmo momento do dia.

Se tiver esquecido de tomar a pílula anticoncepcional e lembrar entre 1 e 12 horas após o momento que deveria ter ingerido, simplesmente deve tomar a drágea que esqueceu. Durante as primeiras 12 horas de esquecimento estará protegida, por isso você pode continuar com seus anticonceptivos de forma habitual.

2

Se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional e tiver decorrido mais de 12 horas, tome a drágea que esqueceu assim que lembrar e continue com sua ingestão normal, ou tome duas drágeas juntas no caso de ter lembrado 24 horas depois.

3

Perante este tipo de esquecimento, a efetividade da pílula diminui, por isso deverá ter em conta algumas recomendações:

  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a primeira semana e tiver feito sexo sem proteção adicional do 5º ao 7º dia dessa semana, recomenda-se usar a pílula do dia seguinte. Se não teve encontros, basta usar preservativo como a camisinha durante os 7 dias seguintes ao esquecimento da pílula.
  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a segunda semana, o efeito da pílula não será alterado e não será necessário utilizar outro método de reforço.
  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a terceira semana e utilizar um método de 21 comprimidos, sem pílulas placebo, é conveniente finalizar esse pacote e começar outro novo em seguida. Perante a ausência de descanso não terá a menstruação, embora possa apresentar um leve sangramento. Outra alternativa é deter a ingestão de pílulas, isto no caso de ter esquecido várias pílulas na terceira semana, e descansar durante 7 dias, para depois começar uma nova embalagem.
  • Se suas pílulas anticoncepcionais são de 28 drágeas, isto é, contam com algumas pílulas de placebo, e você esqueceu destas, não existe problema algum pois estas pílulas não contêm hormônios.
4

Se tiver qualquer dúvida é recomendável consultar seu ginecologista. Também é importante guardar sempre o prospecto das pílulas anticoncepcionais, onde claramente se explica o que fazer nestes casos pontuais.

Veja também: Antialérgico corta o efeito do anticoncepcional?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional

1007 comentários
julia a
nunca tomo na hora certa sempre atraso e ainda pra ajudar perdi a cartela e achei hoje apos tres dias corro algum risco
patricia
tenho 42 e tomo gestinol 28 a um tempo e esse mes esqueci de tomar 2 dias do inicio da cartela,corro risco de estar gravida,quais as chances?
Gabriela
Boa noite. Tomo a pilula toda certa, mas tive realaçoes de manha e nessa noite esqueci de tomar e so lembrei no dia seguinte(+12 horas). Tomei logo mal lembrei e tomei á noite tudo certinho. Tenho risco de engravidar?
A sua avaliação:
Maria
Olá, sempre tomo o anticoncepcional nas horas certas, no entanto, esqueci de tomar o 4°comprimido na hora certa, e acabei tomando ele com 18 horas de atraso. Tive relação há mais ou menos 7 dias anterior ao esquecimento, e não fiz a pausa. O risco de engravidar é Grande?
Ana
Esqueci de tomar o 13º comprimido na hora certa e tomei no dia seguinte (+/- 15 horas após), mas nesse dia esqueci de tomar o habitual na hora certa e tomei passado umas 17 horas Tive relações nessa manhã será que há problema?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Uma vez que os esquecimentos ocorreram na segunda semana da cartela e tomou sempre o comprimido esquecido, não corre o risco de gravidez. Obrigada pelo comentário!
Bruna
Boa noite!!! esqueci de tomar um comprimido do yasmin na primeira semana (mas n tive relação na anterior, apenas 7 dias após o esquecimento que tive). Ocorre que nesse domingo esqueci outra comprimido da cartela, e estaria entrando na 3ª semana!!! o que devo fazer?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruna! Se o esquecimento na terceira semana da cartela tiver sido de mais de 12 horas em relação à hora de toma normal, então o que deve fazer é tomar assim que se lembrar e quando terminar a cartela iniciar outra sem fazer a pausa para a menstruação, desta forma só irá menstruar após a segunda cartela. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
A sua avaliação:
Ane
Boa noite! Faço uso do anticoncepcional de forma bastante regular, porém, acabei esquecendo de tomar a 5ª pílula da cartela, e só lembrei após 15 horas do horário habitual. Tomei assim que lembrei, e no horário habitual tomei a 6ª pílula. Nesse mesmo dia tive relação com preservativo, e mesmo assim estou com medo de engravidar (fico pensando caso a camisinha tenha vazado ou algo do tipo). Qual o risco de gravidez?
Att,
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ane! Uma vez que tomou o comprimido esquecido assim que se lembrou e depois teve relações com camisinha, não se preocupe que não corre o risco de engravidar. Tenha apenas o cuidado de ter relações com camisinha nos próximos 7 dias posteriores ao esquecimento. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Stter
Boa noite! Faço uso do Allestra 30. Esqueci de tomar o 3• comprido, tomei 17h após o esquecimento. Porém tive relações sem preservativo 6 dias após o esquecimento. Devo tomar pílula do dia seguinte?
A sua avaliação:
Thais
Oi, sou a do comentário anterior. Ontem comecei a sentir uma cólica só do lado direito e começou a vir um sangue bem marrom, muito pouco que ia vinha, ainda tá hoje mas também muito pouco. Tô com uma sensação estranha na barriga como se eu estivesse inflando ela é to achando as veias do lado direito da barriga bem mais visíveis que antes e uma sensibilidade maior nos bicos do peito. Será que pode ser gravidez?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Thais! Se você está sentindo todos esses desconfortos, eu sugeria que fosse ao seu médico ou ginecologista. Mas também pode fazer um teste de gravidez para confirmar. Muito obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Thaís
Olá! Tomo qlaira e estou na segunda cartela, esqueci o comprimido do 5° dia e tive relações com penetração sem camisinha mas ejaculação no camisinha no mesmo dia do esquecimento. Como na cartela não dizia claramente o que fazer em casos assim eu acabei não tomando o comprimido esquecido, tomando só o do dia seguinte normal. Tenho o risco de engravidar?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Thaís! Em casos de esquecimento, você deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar. Como não o fez e saltou um comprimido, existe um risco maior de engravidar. Obrigada pelo seu comentário!

Imagem: listas.20minutos.es

Voltar ao topo da página