Pílulas anticoncepcionais

O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional

O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional
Imagem: listas.20minutos.es

A pílula anticoncepcional é o método mais eficaz e seguro para prevenir a gravidez indesejada, no entanto, para que essa efetividade de 99% seja atingida, é importante tomá-la de forma adequada, entendendo seu correto funcionamento. Claro que nenhuma de nós está isenta de um descuido, podendo esquecer de tomar uma drágea, o que pode diminuir a proteção. Se isso ocorreu com você, em umComo.com.br explicamos o que fazer se se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional.

Passos a seguir:
1

Você deve compreender que é importante tomar a pílula anticoncepcional todos os dias na mesma hora ou em horas próximas. Isto favorece a eficácia da pílula pois seu corpo recebe os hormônios que ela contém sempre no mesmo momento do dia.

Se tiver esquecido de tomar a pílula anticoncepcional e lembrar entre 1 e 12 horas após o momento que deveria ter ingerido, simplesmente deve tomar a drágea que esqueceu. Durante as primeiras 12 horas de esquecimento estará protegida, por isso você pode continuar com seus anticonceptivos de forma habitual.

2

Se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional e tiver decorrido mais de 12 horas, tome a drágea que esqueceu assim que lembrar e continue com sua ingestão normal, ou tome duas drágeas juntas no caso de ter lembrado 24 horas depois.

3

Perante este tipo de esquecimento, a efetividade da pílula diminui, por isso deverá ter em conta algumas recomendações:

  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a primeira semana e tiver feito sexo sem proteção adicional do 5º ao 7º dia dessa semana, recomenda-se usar a pílula do dia seguinte. Se não teve encontros, basta usar preservativo como a camisinha durante os 7 dias seguintes ao esquecimento da pílula.
  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a segunda semana, o efeito da pílula não será alterado e não será necessário utilizar outro método de reforço.
  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a terceira semana e utilizar um método de 21 comprimidos, sem pílulas placebo, é conveniente finalizar esse pacote e começar outro novo em seguida. Perante a ausência de descanso não terá a menstruação, embora possa apresentar um leve sangramento. Outra alternativa é deter a ingestão de pílulas, isto no caso de ter esquecido várias pílulas na terceira semana, e descansar durante 7 dias, para depois começar uma nova embalagem.
  • Se suas pílulas anticoncepcionais são de 28 drágeas, isto é, contam com algumas pílulas de placebo, e você esqueceu destas, não existe problema algum pois estas pílulas não contêm hormônios.
4

Se tiver qualquer dúvida é recomendável consultar seu ginecologista. Também é importante guardar sempre o prospecto das pílulas anticoncepcionais, onde claramente se explica o que fazer nestes casos pontuais.

Veja também: Antialérgico corta o efeito do anticoncepcional?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1007 comentários
julia a
nunca tomo na hora certa sempre atraso e ainda pra ajudar perdi a cartela e achei hoje apos tres dias corro algum risco
patricia
tenho 42 e tomo gestinol 28 a um tempo e esse mes esqueci de tomar 2 dias do inicio da cartela,corro risco de estar gravida,quais as chances?
Gabriela
Boa noite. Tomo a pilula toda certa, mas tive realaçoes de manha e nessa noite esqueci de tomar e so lembrei no dia seguinte(+12 horas). Tomei logo mal lembrei e tomei á noite tudo certinho. Tenho risco de engravidar?
A sua avaliação:
Maria
Olá, sempre tomo o anticoncepcional nas horas certas, no entanto, esqueci de tomar o 4°comprimido na hora certa, e acabei tomando ele com 18 horas de atraso. Tive relação há mais ou menos 7 dias anterior ao esquecimento, e não fiz a pausa. O risco de engravidar é Grande?
Ana
Esqueci de tomar o 13º comprimido na hora certa e tomei no dia seguinte (+/- 15 horas após), mas nesse dia esqueci de tomar o habitual na hora certa e tomei passado umas 17 horas Tive relações nessa manhã será que há problema?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Uma vez que os esquecimentos ocorreram na segunda semana da cartela e tomou sempre o comprimido esquecido, não corre o risco de gravidez. Obrigada pelo comentário!
Bruna
Boa noite!!! esqueci de tomar um comprimido do yasmin na primeira semana (mas n tive relação na anterior, apenas 7 dias após o esquecimento que tive). Ocorre que nesse domingo esqueci outra comprimido da cartela, e estaria entrando na 3ª semana!!! o que devo fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruna! Se o esquecimento na terceira semana da cartela tiver sido de mais de 12 horas em relação à hora de toma normal, então o que deve fazer é tomar assim que se lembrar e quando terminar a cartela iniciar outra sem fazer a pausa para a menstruação, desta forma só irá menstruar após a segunda cartela. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
A sua avaliação:
Ane
Boa noite! Faço uso do anticoncepcional de forma bastante regular, porém, acabei esquecendo de tomar a 5ª pílula da cartela, e só lembrei após 15 horas do horário habitual. Tomei assim que lembrei, e no horário habitual tomei a 6ª pílula. Nesse mesmo dia tive relação com preservativo, e mesmo assim estou com medo de engravidar (fico pensando caso a camisinha tenha vazado ou algo do tipo). Qual o risco de gravidez?
Att,
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ane! Uma vez que tomou o comprimido esquecido assim que se lembrou e depois teve relações com camisinha, não se preocupe que não corre o risco de engravidar. Tenha apenas o cuidado de ter relações com camisinha nos próximos 7 dias posteriores ao esquecimento. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Stter
Boa noite! Faço uso do Allestra 30. Esqueci de tomar o 3• comprido, tomei 17h após o esquecimento. Porém tive relações sem preservativo 6 dias após o esquecimento. Devo tomar pílula do dia seguinte?
A sua avaliação:
Thais
Oi, sou a do comentário anterior. Ontem comecei a sentir uma cólica só do lado direito e começou a vir um sangue bem marrom, muito pouco que ia vinha, ainda tá hoje mas também muito pouco. Tô com uma sensação estranha na barriga como se eu estivesse inflando ela é to achando as veias do lado direito da barriga bem mais visíveis que antes e uma sensibilidade maior nos bicos do peito. Será que pode ser gravidez?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thais! Se você está sentindo todos esses desconfortos, eu sugeria que fosse ao seu médico ou ginecologista. Mas também pode fazer um teste de gravidez para confirmar. Muito obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Thaís
Olá! Tomo qlaira e estou na segunda cartela, esqueci o comprimido do 5° dia e tive relações com penetração sem camisinha mas ejaculação no camisinha no mesmo dia do esquecimento. Como na cartela não dizia claramente o que fazer em casos assim eu acabei não tomando o comprimido esquecido, tomando só o do dia seguinte normal. Tenho o risco de engravidar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thaís! Em casos de esquecimento, você deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar. Como não o fez e saltou um comprimido, existe um risco maior de engravidar. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
lucas
Bom dia! Minha namorada esqueceu de tomar a sexta pílula da primeira semana dia 04/10 (nesse dia tivemos relação) e dia 05/10 lembrou de tomar mas foi com 16 horas de atraso e tomou a outra normalmente no horário normal sendo que a ultima vez que tivemos relaçoes foi dia 25/09 e dia 27/09 desce a menstruação dela, ela corre o risco de engravidar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucas! Com um esquecimento superior a 12 horas na primeira semana da cartela, o que ela deve fazer é tomar a drágea esquecida assim que se lembrar e nos 7 dias seguintes usar camisinha. Caso na semana anterior ao esquecimento tiverem ocorrido relações sexuais desprotegidas, existe o risco de gravidez. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Bárbara
Bom dia! Tomo Yaz há um ano e meio corretamente. Comecei uma nova cartela domingo dia 25/09. Minha dúvida é a seguinte: Posso parar de tomar essa cartela no 17° comprimido e fazer a pausa dos 4 dias? Vou viajar e gostaria de antecipar a minha menstruação. Assim que passar os 4 dias da pausa, retomo com uma cartela nova. Ou é melhor emendar uma cartela na outra? Nunca emendei, por isso tenho medo de emendar e ter algum tipo de reação ou desconforto na viagem...
A sua avaliação:
Julia
Estou com medo! esqueci de tomar a pilula no setimo dia e horas antes do esquecido tive relações com coito interrompido. Com 18 horas de atraso me lembrei e tomei a pilula. Há possibilidade de ter engravidado por ter tido relações horas antes de ter me esquecido de tomar o anti?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Julia! Nesse caso existe o risco de gravidez uma vez que o esquecimento foi de mais de 12 horas e ocorreu na primeira semana da cartela. Deve considerar a possibilidade de gravidez e nos 7 dias dias seguintes ao esquecimento deve usar também camisinha. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
aline andrade
Boa tarde, esqueci de tomar 2 pilula na segunda semana a 13 e a 14, tomei 3 de vez, e as restantes certinho. corro o risco de engravidar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aline! Sempre que você se esqueça de mais de um comprimido da pílula seguido, existe o risco de gravidez. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Marina
Ontem pela manhã esqueci de tomar a última pílula da cartela. Hoje começa a minha pausa de quatro dias e não achei necessário tomá-la. Acabei transando com o meu namorado sem camisinha e ele gozou dentro. Como devo proceder? Devo tomar uma pílula do dia seguinte? Emendar com a outra cartela? Agradeço desde já pela ajuda.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marina! Como o esquecimento foi na última semana da cartela, você pode fazer logo a pausa. Mas é importante que durante a pausa use camisinha, caso tenha relações sexuais, caso contrário corre o risco de engravidar. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Amélia
Esqueci de tomar o anteconcepcional no horário correto no 5º dia da cartela e no 7º dia tive relação sem proteção. Depois disso esqueci de tomar outro comprimido por 24 horas, mas não tive mais relações sexuais. tenho muita chance de estar grávida. Meu anteconcepcional é de 28 comprimidos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Amélia! Esse primeiro esquecimento foi de mais ou menos de 12 horas em relação ao horário normal de toma? Se foi de menos não corre o risco de engravidar, se foi de mais de 12 horas deve usar camisinha nos próximos 7 dias para não correr o risco de engravidar. Quanto ao segundo esquecimento, em que semana da cartela ocorreu?
A sua avaliação:
paty
Oii Carol, eu tomo o Iumi a dois meses no primeiro mês eu tive um pequeno sangramento o mês todo na pausa de quatro dias desceu muito intenso, agora no segundo mês foi normal nao senti sangramento durante o mês, uma vez esqueci d tomar uma nao me lembro da semana mais tomei assim que lembrei seis horas depois porem ja estou no terceiro dia da pausa e nada de descer e eu não tive nenhum tipo de relação durante esse mês, isso é normal ou tenho que procurá um médico?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paty! Se o esquecimento foi de menos de 12 horas em relação ao horário de toma habitual, não corre o risco de engravidar independentemente da semana da cartela em que se encontrar. Depois de tomar a cartela de anticoncepcional a menstruação pode demorar alguns dias a aparecer, o importante é que seja dentro dos 7 dias de pausa. Caso isso não aconteça é importante que descarte a hipótese de gravidez antes de iniciar uma nova cartela. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Alexandra Teixeira
Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida. Esqueci me de tomar um comprimido na primeira semana, no segundo dia, tomei quando me lembrei no dia seguinte passadas 17h e continuei a tomar o resto das pilulas normalmente no mesmo horário de sempre. Porém no quinto dia tive relações sexuais sem preservativo mas não houve ejaculação, fizemos coito interrompido. Há possibilidade de ficar grávida???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alexandra! Nesta situação de esquecimento por mais de 12 horas na primeira semana da cartela, o procedimento a fazer seria tomar a drágea esquecida assim que se lembrasse e continuar tomando normalmente. Depois nos 7 dias seguintes ao esquecimento deveria usar camisinha para não correr o risco de engravidar. Lembro que o método do coito interrompido não é eficaz, mesmo não tendo ejaculação a mulher pode engravidar com o líquido seminal. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Rafaela Karoline
Olá, tenho uma pergunta um tanto que urgente. Eu tomo o diclin a uns 5 meses, e nunca havia esquecido de tomar, porém essa semana, no meu 20 comprimido, eu esqueci de tomar ele no dia. E no outro dia tomei normal achando que estava certinho. Porém, hoje eu tomei o ultimo comprimido, só que com hoje daria 22 pilulas, coisa que não existe, entao quer dizer que eu esqueci de tomar um dia desses... O que eu faço? Dou a pausa de 7 dias ou o que?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafaela! Nesse caso o melhor é mesmo fazer a pausa dos 7 dias e depois iniciar uma nova cartela no oitavo dia normalmente. Entretanto na pausa se tiver relações é melhor usar camisinha. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Lara
Ao tomar o penúltimo comprimido do meu anticoncepcional Yaz, eu sempre olho o comprimido, eu vi que aquela casquinha do comprimido tinha saído , quebrado um pedacinho de mais ou menos uns 0,4mm. Achando que não aconteceria nada , continuei tomando normal e agora iniciei a pausa. Esse pedacinho da casquinha do anticoncepcional pode cortar todo efeito dele ? Me deixando desprotegida ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lara! Se o comprimido não estava completamente inteiro, ele pode perder um pouco do seu efeito anticoncepcional sim. Mas você teve relações desprotegidas na semana em que isso aconteceu?
Imagem: listas.20minutos.es
O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional