PARTILHAR

O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 maio 2020
O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais seguros e eficazes para prevenir uma gravidez indesejada. A eficácia da pílula anticoncepcional pode chegar a ser de 99% se for tomada corretamente, podendo diminuir a 91% se for tomada incorretamente, se você se esquece de tomar em algum dia ou se a tomar num dia em que não era suposto. Por esse motivo, muitas melhores se perguntam sobre o que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada. Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como responder a essa pergunta e conhecer que tipo de circunstâncias reduzem a eficácia do anticoncepcional.

Também lhe pode interessar: Como parar de tomar anticoncepcional

Que circunstâncias reduzem a eficácia da pílula anticoncepcional

Existem algumas circunstâncias que podem alterar a eficácia da pílula anticoncepcional. Entre elas, as principais são as seguintes:

  • Existe o risco de que a eficácia seja menor caso você tenha vômitos durante as 4 horas seguintes à toma do anticoncepcional. Para voltar a estar protegida, você deve tomar outro comprimido nas horas seguintes.
  • Se você tem diarreia intensa nas 3 horas depois da toma da pílula anticoncepcional, também pode diminuir a eficácia desse método contraceptivo.
  • Se você se esquecer de tomar alguma das pílulas anticoncepcionais da primeira fila do blister, ou seja, na primeira semana, também existe risco de gravidez. Para evitá-lo, você deve tomar o comprimido esquecido o mais rápido possível e ter precauções adicionais nas relações sexuais nos 7 dias seguintes.
  • Também existe risco de gravidez se você se esquecer de tomar um comprimido na terceira fila, ou seja, na primeira semana.
  • Também diminui a eficácia da pílula contraceptiva se você tiver esquecido de tomar as primeiras pílulas da embalagem, assim como os últimos, uma vez que possuem princípios ativos.
O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada - Que circunstâncias reduzem a eficácia da pílula anticoncepcional

O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada

Se você se esqueceu de tomar o anticoncepcional na mesma hora em que toma sempre, podem ocorrer duas situações diferentes de dependem das horas que passaram desde o esquecimento da pílula:

  1. Se você se atrasou menos de 12 horas na toma da pílula anticoncepcional, a eficácia e proteção em relação à gravidez não diminuem. Você apenas deve tomar o comprimido esquecido assim que possível e continuar tomando o anticoncepcional na mesma hora.
  2. Se você se atrasou mais de 12 horas na toma de algum comprimido, a eficácia pode diminuir. Você deve tomar o anticoncepcional o mais rápido possível e tomar medidas adicionais (como o uso do preservativo) durante os 7 dias seguintes.

Sugestão: descubra também a resposta à dúvida "posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?"

O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada - O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada

Que medicamentos não podem ser tomados com o anticoncepcional

Alguns medicamentos podem fazer com que a pílula anticoncepcional perca ou diminua a sua eficácia em relação à gravidez ou, até mesmo, provocar outros efeitos secundários. Isto pode ocorrer com os tratamentos usados nos seguintes casos:

  • Medicamentos para a epilepsia como barbitúricos, primidona ou fenitoína.
  • Alguns medicamentos como a rifampicina para tratar a tuberculose.
  • Também alguns tratamentos para o HIV como a nevirapina ou para outras infeções como a penicilina ou a tetraciclina.
  • Medicamentos anticonvulsivos como o antiepiléptico lamotrigina.
  • Preparados à base de erva-de-são-joão-
  • Medicamentos que contêm ciclosporina.

Por tudo isto, o melhor é consultar com o médico ginecologista para saber se é possível continuar usando um método anticoncepcional hormonal ou se é melhor optar por um método anticoncepcional não hormonal.

Veja também: Emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação?

Recomendações para tomar o anticoncepcional corretamente

Por fim, queremos oferecer alguns conselhos para a toma correta deste método hormonal tão popular por ser um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes atualmente:

  1. Se é a primeira vez que você toma a pílula anticoncepcional, deve começar o blister no primeiro dia da menstruação. Desse modo, estará protegida contra a gravidez de imediato.
  2. Também pode começar a toma do anticoncepcional desde o segundo ao quinto dia da menstruação, mas deverá ter precauções adicionais durante os 7 dias seguintes.
  3. Escolha um momento e horário que funcionem bem para você para tomar a pílula anticoncepcional. Também pode colocar um alarme no celular para que se recorde da toma diariamente.
  4. Se o seu blister tem pílulas de duas cores diferentes (normalmente rosa e branco), você deve começar pelas 21 ou 24 pílulas anticoncepcionais que tenham a mesma cor e terminar com as 4 ou 7 que tenham uma cor diferente (pílulas placebo).
  5. Se a sua embalagem só tem 21 comprimidos de uma cor, você deve descansar 7 dias depois de tomá-los todos e, só depois, começar uma nova embalagem.

Dica: Confira esse artigo e descubra como funcionam as pílulas anticoncepcionais com mais detalhe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada
1 de 3
O que acontece se tomar anticoncepcional na hora errada

Voltar ao topo da página ↑