Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente
A pílula é um dos anticoncepcionais mais populares, dado que a sua eficácia na prevenção da gravidez é de 98%. Começou a ser comercializada em 1960 mas hoje, muitas décadas depois, continuam a persistir vários mitos e dúvidas, como, por exemplo, se engorda, se é possível engravidar mesmo durante a sua toma e, sobretudo, como tomar a pílula corretamente. De forma a desmistificar esta questão, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e fique esclarecida!
Tomando a pílula pela primeira vez
Depois de ter falado com seu médico de família ou ginecologista e ter descoberto qual a pílula anticoncepcional mais adequada para si, é hora de começar a tomá-la. Mas como fazer isso sem falhar e sem correr o risco de engravidar?
Ao tomar a pílula pela primeira vez, ingira o 1º comprimido da cartela (correspondente ao dia da semana em que se encontra) no primeiro dia da sua menstruação. No dia seguinte tome o segundo comprimido (obedecendo à ordem dos dias da semana), e assim consecutivamente até completar toda a cartela.
Deverá tomar um comprimido por dia e à mesma hora, de forma a manter a eficácia deste anticontraceptivo.
O intervalo da toma
Se você estiver tomando uma pílula de 21 comprimidos, ao terminar a cartela deverá fazer uma pausa de 7 dias na toma, recomeçando com uma nova cartela ao 8º dia, independentemente da menstruação já ter terminado ou não - ou seja: se você terminou sua cartela no sábado dia 9, recomeçará uma nova cartela no domingo dia 17.
No entanto verifique a posologia da pílula que estiver tomando ou consulte seu médico, pois existem algumas marcas de pílula em cujo intervalo é mais curto - por exemplo: a Yaz, é de apenas 4 dias de pausa - e outras pílulas se baseiam em 28 comprimidos que não requerem intervalo de toma.
Esquecimentos da toma
Pode acontecer que você se esqueça de tomar sua pílula anticoncepcional. Nesse caso, você deve tomá-la assim que se lembrar, desde que não tenham passado 12 horas desde a hora a que normalmente você a toma.
Se já tiverem passado mais de 12 horas desde que você se esqueceu de tomar a pílula, simplesmente ignore o comprimido esquecido e tome o correspondente ao dia em que se encontra. Jamais tome 2 pílulas ao mesmo tempo, salvo indicação em contrário.
Esquecimento na toma e risco de engravidar
Se o esquecimento ocorreu na primeira semana da toma da pílula, tome o comprimido esquecido de acordo com as instruções no ponto anterior e use camisinha nas relações sexuais durante os próximos 7 dias, de forma a evitar uma gravidez indesejada.
Se o esquecimento tiver ocorrido na segunda semana da toma da pílula, a eficácia deste anticontraceptivo não foi comprometida. Tome o comprimido esquecido de acordo com as instruções no ponto anterior.
Se caso de você se ter esquecido de tomar a pílula na terceira semana, você tem duas opções: ou toma o comprimido esquecido e inicia uma nova cartela sem passar pelo intervalo de 7 dias, ou para de tomar a pílula nesse dia e faz o intervalo de 7 dias, recomeçando depois uma nova cartela.
Sugestão: Acesse também e descubra a resposta - Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.
Conselhos
- Dado que existem diferentes pílulas no mercado, consulte as indicações de toma presentes na bula da sua pílula, ou consulte seu ginecologista.
- Tome a pílula com água, de forma a facilitar o engolir do comprimido.
- Crie um ritual de toma da pílula, de forma a não se esquecer de a tomar. Por exemplo: de manhã ao durante o café da manhã ou à noite quando se deitar.