O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional

O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional
Imagem: listas.20minutos.es

A pílula anticoncepcional é o método mais eficaz e seguro para prevenir a gravidez indesejada, no entanto, para que essa efetividade de 99% seja atingida, é importante tomá-la de forma adequada, entendendo seu correto funcionamento. Claro que nenhuma de nós está isenta de um descuido, podendo esquecer de tomar uma drágea, o que pode diminuir a proteção. Se isso ocorreu com você, em umComo.com.br explicamos o que fazer se se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional.

Passos a seguir:
1

Você deve compreender que é importante tomar a pílula anticoncepcional todos os dias na mesma hora ou em horas próximas. Isto favorece a eficácia da pílula pois seu corpo recebe os hormônios que ela contém sempre no mesmo momento do dia.

Se tiver esquecido de tomar a pílula anticoncepcional e lembrar entre 1 e 12 horas após o momento que deveria ter ingerido, simplesmente deve tomar a drágea que esqueceu. Durante as primeiras 12 horas de esquecimento estará protegida, por isso você pode continuar com seus anticonceptivos de forma habitual.

2

Se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional e tiver decorrido mais de 12 horas, tome a drágea que esqueceu assim que lembrar e continue com sua ingestão normal, ou tome duas drágeas juntas no caso de ter lembrado 24 horas depois.

3

Perante este tipo de esquecimento, a efetividade da pílula diminui, por isso deverá ter em conta algumas recomendações:

  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a primeira semana e tiver feito sexo sem proteção adicional do 5º ao 7º dia dessa semana, recomenda-se usar a pílula do dia seguinte. Se não teve encontros, basta usar preservativo como a camisinha durante os 7 dias seguintes ao esquecimento da pílula.
  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a segunda semana, o efeito da pílula não será alterado e não será necessário utilizar outro método de reforço.
  • Se esquecer uma ou várias pílulas durante a terceira semana e utilizar um método de 21 comprimidos, sem pílulas placebo, é conveniente finalizar esse pacote e começar outro novo em seguida. Perante a ausência de descanso não terá a menstruação, embora possa apresentar um leve sangramento. Outra alternativa é deter a ingestão de pílulas, isto no caso de ter esquecido várias pílulas na terceira semana, e descansar durante 7 dias, para depois começar uma nova embalagem.
  • Se suas pílulas anticoncepcionais são de 28 drágeas, isto é, contam com algumas pílulas de placebo, e você esqueceu destas, não existe problema algum pois estas pílulas não contêm hormônios.
4

Se tiver qualquer dúvida é recomendável consultar seu ginecologista. Também é importante guardar sempre o prospecto das pílulas anticoncepcionais, onde claramente se explica o que fazer nestes casos pontuais.

Veja também: Antialérgico corta o efeito do anticoncepcional?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se me esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.