O que é um orgasmo
Quando falamos de sexo ou prazer sexual há um conceito que sempre se encontra estritamente relacionado: o orgasmo, também conhecido como clímax. Mas, exatamente, o que é um orgasmo? Como e por que ocorre? Qual é a reação de nosso corpo quando o temos? É importante experimentá-lo no sexo? Em umComo.com.br respondemos a todas as suas dúvidas no seguinte artigo.
O que é um orgasmo?
O orgasmo é uma descarga da tensão sexual que ocorre depois de um estimulo sexual, seja a masturbação, a penetração ou qualquer outra atividade que gere excitação. Durante este processo são liberados diversos hormônios como a oxitocina, e diferentes endorfinas que aumentam nossa sensação de bem-estar.
O orgasmo é regulado por nosso sistema nervoso autônomo, produzindo no corpo uma série de espasmos que se apresentam na região pélvica e que vêm acompanhados de uma sensação de prazer.
Por que ocorre um orgasmo?
O orgasmo é a resposta sexual final que se produz devido à estimulação sexual e gerada para liberar a tensão sexual acumulada.
Para começar apresenta-se a excitação, durante este momento os órgãos sexuais tanto femininos como masculinos se enchem de sangue devido ao aumento da irrigação, aumentando seu tamanho e tornando-se mais sensíveis ao contato e estímulo. Quando a estimulação é constante e prazerosa para a pessoa, produz-se a explosão e liberação hormonal conhecida como orgasmo.
Uma vez que o clímax termina, se inicia o período refratário, no qual a circulação sanguínea volta à normalidade, fazendo com que os órgãos sexuais se normalizem.
Como saber se cheguei ao orgasmo?
O orgasmo caracteriza-se pelo espasmo involuntário da região pélvica, um movimento que gera prazer e que desencadeia diversas reações, como tensão muscular, ruborização, sons vocais e sensação generalizada de prazer. Após um orgasmo sentimos que toda a tensão acumulada durante a excitação é liberada, dando lugar a um estado de bem-estar generalizado.
No entanto o orgasmo nas mulheres é diferente dos homens, pois no caso deles normalmente o clímax vem acompanhado da ejaculação. Além disso, cada pessoa pode ter diferentes reações associadas à sua forma de experimentar o prazer.
É importante o orgasmo no sexo?
O orgasmo é parte do ciclo de estimulação sexual, por isso tem um papel importante no sexo, dando-nos essa sensação de prazer intenso e permitindo a liberação hormonal. Para que o clímax ocorra deve-se reunir uma série de condições, entre elas podemos destacar:
- Que exista uma boa estimulação sexual que nos gere excitação
- Que a estimulação se mantenha de forma contínua durante o tempo necessário
- Que a pessoa ou o casal esteja relaxado e concentrado no ato sexual
- Que se desfrute tanto física como mentalmente do ato
Quando tudo isto se cumpre é normal que tenhamos um orgasmo, mas nem todo estímulo sexual conduz ao clímax. Às vezes podemos ter contato sexual sem chegar ao orgasmo, isto não é um problema enquanto seja ocasional, no entanto quando nos custa chegar ao orgasmo com frequência é importante analisar as possíveis causas desta condição.
A ejaculação e o orgasmo são a mesma coisa?
Não. Achar que a ejaculação e o orgasmo são a mesma coisa é uma confusão generalizada, trata-se de duas respostas corporais diferentes que se dão comumente no homem e também em algumas mulheres.
Em nosso artigo qual é a diferença entre orgasmo e ejaculação explicamos em detalhe as características de cada um.
Por que é difícil conseguir um orgasmo?
Especialmente no caso das mulheres, que têm uma resposta sexual mais lenta que a do homem, às vezes atingir um orgasmo pode ser complexo. Isto se deve a diversos fatores entre os quais se encontram diferentes condições de caráter físico, psicológico e de estimulação que podem entrar em jogo no momento do sexo.
Se quiser conhecer este tema profundamente, convidamos você a consultar nosso artigo por que tenho dificuldade de chegar ao orgasmo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um orgasmo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.