PARTILHAR

Como prevenir o Vírus do Papiloma Humano HPV

Como prevenir o Vírus do Papiloma Humano HPV

O HPV ou vírus do papiloma humano é uma das doenças de transmissão sexual mais comuns que existem, a sua diversidade de estirpes e o desconhecimento das pessoas sexualmente ativas no que diz respeito aos seus sintomas e prevenção levaram a que esta doença se converta em dos grandes problemas do século XXI. Em umComo.com.br explicamos-lhe como prevenir o vírus do papiloma humano.

Também lhe pode interessar: Papiloma humano em homens, como detectar?

Sintomas

Existem mais de 100 tipos de HPV virais dos quais cerca de 40 se transmitem por contato sexual. Os sintomas mais conhecidos deste tipo de doença são as verrugas tanto na parte externa dos genitais como no seu interior, trata-se de pequenas marcas e sinais de cor rosa, vermelho ou marrom, juntamente com ardor e dor, no caso das mulheres, nas relações sexuais durante a penetração. Alguns tipos de HPV podem desaparecer depois de um ou dois anos, no entanto uma percentagem mantém-se sendo uma das principais causas de câncer do colo do útero e nos genitais, tanto femininos como masculinos.

Como o detectar

No caso das mulheres é vital o controlo ginecológico anual, também é importante fazer revisões com a finalidade de detectar alguma anomalia. Alguns tipos de exames de sangue podem determinar a presença de certos estirpes de HPV, mas como no caso de qualquer outra doença o melhor é a prevenção.

A luta contra o HPV

A melhor forma de se proteger das doenças de transmissão sexual é sendo consciente, isto implica evitar a promiscuidade, usar camisinha durante o sexo, evitar encontros sexuais com desconhecidos e conversar com o seu namorado(a) sobre o seu histórico médico, deste modo ambos estarão a par da situação a que se expõem. O sexo responsável e a prevenção são a chave para evitar que o HPV continue avançando.

Leitura complementar: Como se pega HPV na boca

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o Vírus do Papiloma Humano HPV, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Se reparar em alguma protuberância ou sinal estranho nos seus genitais ou virilhas recorra a um especialista.
  • Se suspeita que está infetado com o HPV consulte o seu médico sobre as melhores formas para confirmar o diagnóstico e começar um tratamento.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Maurício
Tenho verrugas. Em quase todos dedos e não consigo mim livrar delas oque faço
Mauricio
Tenho essas verrugas nos deddos há anos não consigo tirar
jessica
eu peguei o Hpv sem contato sexual... poderia publicar outros meios de transmissao.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Jessica, você pode ver nesse link os meios de transmissão do vírus do papiloma humano: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-transmite-o-virus-do-papiloma-humano-hpv-5936.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)
Como prevenir o Vírus do Papiloma Humano HPV
Como prevenir o Vírus do Papiloma Humano HPV

Voltar ao topo da página ↑