Partilhar

Papiloma humano em homens, como detectar?

 
Por Sara Viega. Atualizado: 20 março 2018
Papiloma humano em homens, como detectar?

O papiloma humano ou HPV é o nome usado para identificar mais de 100 tipos de vírus cuja principal consequência é o aparecimento de rugas. Eles são transmitidos, principalmente, através de relações sexuais vaginais, anais ou orais. O papiloma humano não tem preferência de gênero, podendo igualmente atacar homens e mulheres.

Todas as pessoas sexualmente ativas estão expostas a contrair o vírus papiloma humano. No caso dos homens, as condições de contágio não são diferentes das da mulher, pois basta o contato direto com os fluidos corporais de uma pessoa infectada para existir risco de infecção. Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra a resposta: Papiloma humano em homens, como detectar?

Também lhe pode interessar: Como tratar Vírus do Papiloma Humano

Sintomas de HPV em homens

O primeiro indício para detectar o papiloma humano em homens é o aparecimento de verrugas genitais. A Organização Mundial de Saúde garante que este vírus é muito fácil de contagiar, ao ponto da infeção se instalar pouco tempo depois de ter iniciado a relação sexual. Contudo, o aparecimento de verrugas pode demorar alguns meses enquanto o vírus matura no organismo.De qualquer forma, a rapidez com que os primeiros sinais aparecem depende do genótipo do papiloma humano contraído.

Nesse artigo do umCOMO, explicamos como curar as verrugas genitais de forma natural.

HPV em homens - como diagnosticar?

O HPV costuma ser um vírus assintomático. Para detectá-lo em homens, se recomenda visitar o urólogo - médico especialista na revisão do órgão reprodutor sexual masculino.

Assim como no caso das mulheres, os urólogos realizam uma citologia ou papanicolau nos homens, o que permite determinar se a pessoa está infectada com o vírus através de uma amostra de células corporais, descobrindo também qual é o genótipo do vírus para determinar o tratamento ideal. A citologia masculina permitiu diminuir consideravelmente a incidência mundial do câncer de cérvix e de pênis.

No entanto, é importante mencionar que alguns vírus do HPV são de detecção tardia, já que a sua estrutura faz com demorem até dois anos a serem detectados. Embora a maioria dos casos deste vírus seja eliminado pelo sistema imunológico antes de se expandir nas células, é recomendado fazer uma citologia anual após uma relação de risco para descartar a possibilidade de qualquer contágio de papiloma humano.

Esperar pelo aparecimento de verrugas genitais para detectar o vírus do papiloma humano não é recomendado, já que alguns genótipos demoram algum tempo até manifestarem este sintoma. Estudos científicos já confirmaram a presença de HPV no interior do órgão sexual, no ânus ou no cérvix sem existir presença de verrugas. Por esse motivo, o controlo médico é essencial para detectar a presença deste vírus no organismo masculino.

Papiloma humano em homens, como detectar? - HPV em homens - como diagnosticar?

Como se pega HPV?

A principal causa do contágio do papiloma humano em homens são as relações sexuais. Por esse motivo, recomendamos o uso de métodos contraceptivos como a camisinha feminina e masculina, a única ferramenta eficaz para impedir o contato com os fluídos vaginais através da penetração e do sexo oral. No entanto, vale a pena mencionar que algumas pessoas manifestaram o aparecimento de verrugas genitais nas mãos e outras zonas da pele. Confira como prevenir o Vírus do Papiloma Humano HPV em mais detalhe nesse outro artigo do umCOMO.

Detectar as verrugas genitais externas é fácil pois, no geral, elas apresentam um formato característico que evidencia o contágio. Se você deseja saber mais sobre isto, acesse também o artigo como detectar as verrugas genitais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Papiloma humano em homens, como detectar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Papiloma humano em homens, como detectar?

O que lhe pareceu o artigo?

Papiloma humano em homens, como detectar?
1 de 2
Papiloma humano em homens, como detectar?

Voltar ao topo da página