Partilhar

Como tratar Vírus do Papiloma Humano

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar Vírus do Papiloma Humano

O Vírus do Papiloma Humano (HPV) é uma das doenças de transmissão sexual mais comuns que existem e que, normalmente se transmite através do contato durante as relações sexuais vaginais ou anais. Existem muitos tipos deste vírus e embora seja muitas vezes assintomático, em outras pode manifestar-se através do aparecimento de verrugas em diferentes partes do corpo sendo as mais frequentes nos genitais, nas mãos e nos pés. E, em outros casos de maior alcance e gravidade derivar em câncer do colo uterino ou de ânus. Para saber mais sobre esta infeção, no seguinte artigo de umComo explicamos-lhe os possíveis tratamentos do HPV e as melhores formas de prevenção.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que o Vírus do Papiloma Humano (HPV) não se pode destruir e que, o tratamento desta doença dependerá do tipo de lesões que o paciente tiver, assim como o número destas e de onde se encontrem localizadas. O HPV pode manifestar-se de duas formas: através do aparecimento de verrugas ou condilomas ou, por outro lado, através de displasias ou lesões cancerosas que são as que constituem os casos de HPV de risco elevado.

Em qualquer caso, será necessário um diagnóstico médico preciso da doença para que seja o médico a decidir o tratamento que cada paciente deve seguir.

Como tratar Vírus do Papiloma Humano - Passo 1
2

Como acontece com qualquer outra doença de transmissão sexual, o melhor é a prevenção e agir de forma responsável em todos os seus encontros sexuais. Deve, sobretudo proteger-se com o uso de camisinha ao manter relações sexuais (tanto vaginais como anais) e evitar ter sexo com pessoas desconhecidas. Também é fundamental que, se estiver namorando, ambos se certifiquem que estão completamente saudáveis e que nenhum dos dois apresenta algum tipo de anomalia desta índole.

Por outro lado, também é importante que reduza o risco das verrugas plantares nos pés seguindo uma adequada rotina de higiene pessoal e usando sapatos nas áreas comuns como vestiários ou piscinas e banheiros públicos.

3

Além disso, deve saber que existem duas vacinas que atuam eficazmente contra os tipos mais comuns de HPV e que se estão analisando outras fórmulas para lutar contra aqueles tipos de risco elevado. Estão disponíveis as vacinas Gardasil e Cervarix e a sua aplicação está aprovada para mulheres que têm entre 9 e 26 anos, embora sejam mais eficientes se foram administradas na adolescência. Posteriormente, também se recomenda a aplicação da vacina Gardasil a homens entre os 11 e 21 anos de idade, estendendo-se até aos 26 anos no caso de homossexuais e homens que contam com um sistema imunológico debilitado.

Como tratar Vírus do Papiloma Humano - Passo 3
4

Outra das melhores medidas para prevenir o contágio do HPV é a de se submeter aos controles e revisões médicas oportunas. No caso das mulheres não se devem esquecer da importância de realizar a chamada citologia vaginal ou exame do Papanicolau, e no caso dos homens consultar um urologista ou o especialista uma vez ao ano, no mínimo, e fazê-lo com urgência se detetarem qualquer tipo de alteração nas suas partes íntimas.

5

Como referimos, o HPV não tem cura mas quando aparece é possível tratar das lesões que causa de diferentes formas. Para tratar as verrugas que origina, é possível que se recorram a tratamentos como a aplicação tópica de cremes ou loções que contêm substâncias que atuam ativando aquelas células do sistema imunológico que atacam e destroem o vírus. Deve consultar sempre o seu médico se esta opção for adequada para si e seguir as suas instruções a todo o momento. A crioterapia com nitrogênio líquido, as intervenções cirúrgicas ou o uso da técnica de laser são outras formas possíveis de acabar com as verrugas, mas todas elas devem ser recomendadas por um especialista previamente.

6

Embora não seja frequente, existem tipos de HPV de alto risco que podem persistir durante muitos anos no organismo e acabar originando câncer do colo do útero ou de ânus. Nestas circunstâncias, o tratamento pode incluir desde intervenções cirúrgicas até sessões de quimioterapia ou radioterapia, entre outros.

7

Apesar de não serem 100% eficientes, pode recorrer a alguns remédios naturais que pode ajudar a reforçar o seu sistema imunológico e favorecer a expulsão do HPV. Descubra-os todos no artigo Remédios naturais para o Vírus do Papiloma Humano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar Vírus do Papiloma Humano, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como tratar Vírus do Papiloma Humano

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
regiane
Qndo se descobri no começo tem menos riscos?
regiane cardoso
Bom.descobri q tenho hpv fiquei desesperada mas conhecendo melhor do assunto to mas calma obrigado por todos me ajudarem cada palavra fa mad tranquilidade

Como tratar Vírus do Papiloma Humano
1 de 3
Como tratar Vírus do Papiloma Humano

Voltar ao topo da página