Quais são os sintomas do vaginismo

Quais são os sintomas do vaginismo
Imagem: vivanda.com.pe

O vaginismo é um problema sexual feminino que se origina quando os músculos situados ao redor da vagina se contraem de forma involuntária impedindo ou dificultando em grande parte a penetração. Esta condição causa incômodos, dores, ardores e incômodo na hora da relação sexual e pode ser desenvolvida tanto em mulheres jovens sem experiência sexual, como naquelas que têm mais experiência. Normalmente, as causas que desencadeiam o vaginismo são psicológicas, seja por traumas passados ou medo de manter relações sexuais. No artigo de umComo.com.br a seguir, mostramos com detalhes quais são os sintomas do vaginismo.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante destacar que os sintomas do vaginismo e o grau de gravidade desta disfunção sexual feminina pode variar de uma mulher para outra dependendo das causas, idade e etapa da vida da mulher. Por isso, é possível apresentar todos os sintomas próprios desta condição ou só alguns deles. Vejamos a seguir quais são.

2

Os principais sintomas do vaginismo e os mais comuns são contração involuntária dos músculos vaginais, fechamento da vagina, dificuldade ou penetração impossível e dor, queimação ou ardência durante a relação sexual.

3

Algumas mulheres que sofrem de vaginismo também podem manifestar incapacidade para inserir um tampão na vagina, bem como dificuldade de fazer um exame ginecológico completo. Em contrapartida, outras chegam a tolerar estas práticas, mas não podem manter relações sexuais, seja porque a penetração se torna impossível ou porque a relação sexual é interrompida pelas dores e o desconforto causados.

4

Além disso, estes sintomas em alguns casos manifestam-se acompanhados de espasmos em outros grupos musculares do corpo, como na área lombar ou nas pernas. Pode ocorrer também a interrupção da respiração durante a tentativa de manter relações sexuais.

5

A nível psicológico e emocional, o vaginismo costuma provocar frustração na mulher pelo fato de querer desfrutar das relações sexuais e não poder concretizá-las satisfatoriamente. Também é comum desenvolver ansiedade ou ter palpitações no momento de tentar ter relações, o que fará com que a mulher rejeite e fuja destas situações.

6

Caso identifique qualquer dos sintomas do vaginismo, é fundamental consultar o ginecologista para que a examine detidamente. Esta condição requer um tratamento específico à base de terapia psicossexual e de casal, bem como de uma série de exercícios de relaxamento. É importante notar que sofrer de vaginismo não significa não poder ser excitado sexualmente, já que se pode atingir o orgasmo mediante outras técnicas como, por exemplo, a estimulação clitoriana manual ou oral.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do vaginismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.