Partilhar

Quais os sintomas de herpes genital

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os sintomas de herpes genital

Acha que pode ter herpes genital? Deve saber que este tipo de DTS (doença de transmissão sexual) nem sempre é fácil de reconhecer visto que, muitas vezes, os pacientes não têm nenhum tipo de sintoma concreto. O principal risco desta doença é que é altamente contagiosa e que, atualmente, não existe nenhum tratamento que elimine por completo o vírus, por isso é importante saber se o tem para poder manter as medidas de proteção adequadas. Neste artigo de umComo explicamos-lhe quais os sintomas de herpes genital.

Também lhe pode interessar: Como prevenir o herpes genital
Passos a seguir:
1

Para poder saber se sofre de herpes genital é importante, primeiro, analisar os riscos que se tiveram ao praticar relações sexuais uma vez que, como referimos, é um vírus altamente contagioso. Está em risco de sofrer herpes se passou por alguma destas situações:

  • Se praticou sexo oral ou sexo com penetração com outra pessoa que tenha a infeção. Lembre-se que as pessoas que já foram infetadas alguma vez por este vírus, não o eliminam do seu organismo visto que não há tratamento para o eliminar.
  • Se teve relações sexuais sem proteção com desconhecidos. Neste artigo de umComo contamos para você de forma detalhada como se contagia o herpes genital.
Quais os sintomas de herpes genital - Passo 1
2

Outra forma que existe de reconhecer um herpes genital é através dos seus sintomas embora isto nem sempre seja fiável visto que, como dissemos, nem sempre se apresenta um quadro sintomático concreto deste vírus. Assim, entre os efeitos visíveis do vírus mais habituais destacam-se os seguintes:

  • Uma sensação de mal-estar geral parecida à gripe: cansaço, dor de cabeça, febre, etc.
  • Os gânglios podem se inflamar devido ao herpes.
  • Nas mulheres, o herpes genital pode se apresentar na zona dos lábios da vagina, no ânus, nas nádegas, nas coxas e no colo do útero.
  • Nos homens, os sintomas de herpes costumam aparecer no pênis, no ânus, no escroto, nas coxas e nas nádegas.
Quais os sintomas de herpes genital - Passo 2
3

Se tem algum tipo de suspeita de ter herpes genital, seja pelo aparecimento de algum dos sintomas listados no ponto anterior ou porque teve relações com risco, é imprescindível que consulte um médico para que lhe façam um exame médico onde possam cultivar o vírus e saber de que tipo se trata. Estes testes podem ser feitos colhendo uma amostra de uma das feridas que aparecerem ou, se não as tiver, através de uma análise de sangue.

Quais os sintomas de herpes genital - Passo 3
4

O herpes, seja genital ou oral, é um tipo de infeção que não tem cura definitiva, ou seja, uma vez que tenha contraído este vírus este estará dentro do seu organismo e poderá ir se manifestando. Embora não se possa curar, pode-se aliviar os sintomas do vírus. Normalmente, os médicos receitam um tipo de medicação antiviral que contribui para amenizar a dor e curar as feridas produzidas pelo vírus.

No entanto, não se pode abusar destes medicamentos porque têm uma série de efeitos secundários como:

  • Dor de cabeça
  • Náuseas e/ou vômitos
  • Aparecimento de erupções e coceira na pele
  • Tremores e convulsões
Quais os sintomas de herpes genital - Passo 4
5

Existem, também, alguns remédios caseiros que podem ajudar a combater os sintomas de herpes e conseguir tratar a infeção. Por exemplo, o chá preto é um bom remédio porque tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias que podem amenizar a sensação de ardor das feridas. Terá que aplicar a bolsa de chá fria na zona e pressioná-la levemente para que a infeção melhore. O frio também é um bom aliado para diminuir a inflamação e acalmar o ardor, por isso o gelo é outro bom tratamento para o herpes genital. Neste artigo de umComo damos-lhe mais conselhos sobre como tratar o herpes genital com remédios caseiros.

Quais os sintomas de herpes genital - Passo 5
6

Quando se sofrem de úlceras de herpes genital, deve-se ter em conta uma série de cuidados especiais no seu dia a dia que conseguirão que estas não piorem e que não se agrave a dor. Entre os cuidados a ter em conta destacam-se os seguintes:

  • Não use peças de roupa de nylon e/ou materiais sintéticos (meias, roupa interior, calças, etc). Opte por peças de roupa feitas de algodão.
  • Limpe a zona com as feridas de forma frequente com água morna e sabão com pH neutro e sem perfume. Desta forma conseguirá evitar que se infetem.
Quais os sintomas de herpes genital - Passo 6
7

Para evitar o contágio de herpes genital, recomenda-se basicamente seguir uma regra: usar preservativo em todas as relações sexuais. É um método anticoncepcional que, além disso previne o contágio de doenças de transmissão sexual e é altamente eficiente. Pode se usar tanto o preservativo masculino como o feminino, uma vez que ambos os tipos conseguem que as infeções não se passem de um corpo para o outro. Quando uma pessoa tem um herpes oral também deve evitar fazer sexo oral pois, se o fizer, pode contagiar-se com a infeção. Neste artigo de umComo contamos-lhe de forma detalhada como prevenir o herpes genital.

Quais os sintomas de herpes genital - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas de herpes genital, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Se apresenta protuberâncias na zona genital, vá de imediato a uma consulta com o seu médico.

Escrever comentário sobre Quais os sintomas de herpes genital

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Jairo
Agradeço ao excelente trabalho de pesquisa e didática. Muito útil.
Editor umComo.com.br
Obrigado pelo comentário Jairo, continue acompanhando os artigos do umCOMO e tudo de bom para você!
Maria Fontes
Muito interessante esse artigo sobre herpes. Parabéns e obrigada por ajudar à tantas pessoas com seus esclarecimentos. Sucesso Sempre
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
MARLENE GUIMARAES
Eu estou com pequenas bolhas o médico disse que é herpes só que eu não sinto coseira nem dor só me incomoda por está em minhas virilhas já tomei remédio por sete dias receitado pelo ginecologista já tem mais de três semanas e as bolhas não desaparecem estou apavorada o que devo fazer sou casada e meu marido nem sabe de nada ele acha que é só uma alegria tenho vergonha de falar por favor me ajudem. gostaria se possível que não publique meu nome e nem meu e-mail.
Sandra Pontes
O meu namorado tem uma bolha de +/- 0,7 cm no escroto, tem uma pele amarelada que sai quando lavada e desinfectada com betadine, depois volta a ficar com um aspecto de ferida sem pele... será herpes genital??? como poderei enviar foto? Obrigada

Quais os sintomas de herpes genital
1 de 8
Quais os sintomas de herpes genital

Voltar ao topo da página