Partilhar

Posso fazer sexo com herpes genital?

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Posso fazer sexo com herpes genital?

O herpes genital é um doença que qualquer pessoa sexualmente ativa pode sofrer, afeta as membranas mucosas dos genitais caracterizando-se, sobretudo, pelo aparecimento de uma espécie de verrugas ou chagas rodeadas de uma vermelhidão considerável. São muitas as dúvidas que surgem diante das doenças contagiosas deste tipo, mas uma das mais frequentes está relacionada com as relações sexuais. Por isso, se em algum momento se perguntou se pode fazer sexo com herpes genital, descubra a resposta no seguinte artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como prevenir o herpes genital

O herpes genital

O herpes genital é uma doença de transmissão sexual (DST) causada pelo vírus chamado herpes simples (VHS) que ataca as células à superfície da pele e as membranas mucosas dos genitais e do ânus, provocando o aparecimento de lesões cutâneas e vesículas que caracterizam o herpes. Embora muitos pacientes não apresentem sintomas, existem alguns sinais que podem alertar para o surgimento desta doença, tais como:

  • Aparecimento de verrugas na zona genital, que passadas umas semanas se transformam em úlceras pequenas
  • Queimação e prurido na zona genital e anal
  • Dor ao urinar
  • Secreção com odor
  • Sangramento entre os períodos menstruais
  • Inflamação das glândulas
  • Dores corporais
  • Febre

Consulte o artigo em que lhe explicamos quais são os sintomas de herpes genital para obter mais informação sobre esse tema.

Relações sexuais com herpes genital

O herpes genital como já apontamos é uma DST muito contagiosa que pode ser transmitida principalmente por duas vias:

  • A mais frequente é ao manter relações sexuais vaginais ou anais com uma pessoa que tenha a doença. Entrar em contato com o líquido presente nas verrugas do herpes pode originar a infecção.
  • Outra forma de contágio é através da prática de sexo oral, uma vez que o herpes labial pode passar diretamente para a zona genital ao entrar em contato com a mesma e causar herpes genital.

Além disso, se se tem esta infecção, é importante ter em conta que embora as lesões cutâneas ou verrugas não sejam visíveis, continua existindo o risco de contágio ao manter relações sexuais com outras pessoas.

É por isso que NÃO é recomendável praticar sexo com herpes genital, uma vez que as probabilidades de contágio são muito elevadas, inclusive mesmo quando não se apresentam sintomas. É fundamental recorrer a um médico assim que tiver alguma suspeita de sofrer da doença e tomar as precauções necessárias para não agravá-la, é que o contato e o atrito produzido durantes as relações sexuais pode fazer com que as úlceras acabem se infectando.

Medidas para prevenir o herpes genital

Uma vez conhecida a resposta à questão, posso ter sexo com herpes genital? É necessário estar consciente da importância de se proteger das DST's como o herpes genital adotando algumas medidas preventivas como por exemplo:

  • Usar preservativo em todas as suas relações sexuais tanto vaginais como anais
  • Usar preservativo também para praticar sexo oral
  • Evitar as relações sexuais quando souber que tem herpes genital
  • Manter uma boa higiene nas mãos sempre que tenha tocado nas zonas infetadas, e inclusivamente aconselha-se a tocar-lhes apenas com luvas descartáveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso fazer sexo com herpes genital?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Posso fazer sexo com herpes genital?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Diego
Pelo oque eu li quem tem herpes não pode ter relação sexual, ou evitar relação sexual, então isso significa que a pessoa nunca mais terá uma vida normal, nossa que absurdo e outra que tem que usar preservativo em todas as relações sexuais então como a pessoa poderá ter filhos ?alguém me explica por favor,porque esses artigos na net so deixa agente mais confuso e pra baixo
Aline mendes
Eu contrair o vírus ah mais de 5 meses,eu passei muito mal, e contei apenas pra uma amiga ela me levou na ginecologista dela então ela falou que eu tinha #herpes# então passou um remédio eu tomei foi 60 reais aí eu não tomei mais, agora tô com uma coceira louca, enchaço e secreções com mal odor,na região afetada, na vagina, eu não tenho coragem de contar pra ninguém nem pra um outro médico público e não tenho condições de pagar um particular, o que faço?
Fabiano
Aline vc nao pode ter vergonha entedeu nao tem so vc com isso e pra vc vencer é preciso correr atrás

Posso fazer sexo com herpes genital?
Posso fazer sexo com herpes genital?

Voltar ao topo da página