Como o herpes genital é contagiado
O herpes genital é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns e que mais rapidamente se contagiam. É importante tomar as medidas adequadas para prevenir o vírus do herpes simples (VHS) que é a causa deste problema. Por isso, em umComo queremos explicar a você como o herpes genital é contagiado.
Passos a seguir:
A principal via de contágio do herpes genital é através do sexo; o contato direto com uma pessoa já infectada durante o ato sexual é uma das formas mais habituais de contágio.
Pode ser produzido tanto ao praticar sexo oral, vaginal como anal, seja com ou sem penetração. Deste modo, também é possível transmitir o herpes genital da boca aos genitais durante o sexo oral, através do vírus do herpes simples tipo 1 (VHS-1).
Inclusive é possível que o herpes genital seja transmitido de uma pessoa sem sintomas aparentes ou que não saiba que sofre de tal infecção, já que o vírus é capaz de se liberar através da pele e se propagar. Por isso, é bom saber reconhecer o herpes genital e tomar as medidas adequadas se detectar qualquer sintoma.
Por outro lado, entre as vias de contágio do herpes genital, existe a possibilidade de que uma mulher grávida que tenha contraído o vírus possa transmitir ao bebê durante a gravidez ou parto. Este grupo deverá prestar especial atenção para evitar possíveis complicações.
Deste modo, é fundamental tomar as medidas necessárias para prevenir o herpes genital, principalmente se um membro do casal sabe que foi infectado pelo vírus. O uso de camisinhas é uma das formas mais eficazes de evitar o contágio do herpes genital, assim como muitas outras doenças de transmissão sexual.
Leia também: Como tratar uma ferida no pênis
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o herpes genital é contagiado, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.