Precauções ao praticar sexo

Posso fazer sexo após uma cesárea?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 fevereiro 2018
Posso fazer sexo após uma cesárea?
Imagem: hellomagazine.com

A chegada de um bebê é um motivo de alegria para os pais e familiares próximos, mas também representa uma mudança importante na dinâmica do lar e na intimidade do casal. É comum que depois de um parto, especialmente de uma cesárea, exista a dúvida se é possível retomar as relações íntimas. Pergunta-se: posso fazer sexo após uma cesárea? Em umComo.com.br respondemos.

Também lhe pode interessar: Posso ter sexo depois de uma curetagem?

Índice

  1. A recomendação dos ginecologistas
  2. Quais são os riscos de fazer sexo antes?
  3. Então quando posso fazer sexo após a cesárea?
  4. O sexo pós-parto

A recomendação dos ginecologistas

Perante a dúvida sobre: posso fazer sexo após uma cesárea, os ginecologistas concordam que as relações íntimas devem ser retomadas logo que a mulher tenha se recuperado por completo do parto, tanto ao nível externo, isto é a própria cicatriz da cesárea, como ao nível interno, pois o útero e a matriz devem voltar ao seu lugar e cicatrizar por completo.

É recomendável evitar as relações íntimas durante os lóquios ou sangramentos após o parto, um período conhecido também como quarentena. Até que os sangramentos não deixem de ter uma cor vermelha intensa, o que ocorre ao redor das 6 semanas posteriores à cesárea ou parto, não é recomendável fazer sexo.

Dica: Confira também o artigo e saiba mais sobre o tema - Com quantos dias posso ter relação após o parto cesárea?

Quais são os riscos de fazer sexo antes?

Após uma cesárea ou parto natural o corpo da mulher está se recuperando de todas as mudanças sofridas durante os 9 meses. Ao nível interno, o útero e o colo da matriz encontram-se em cicatrização após o parto, durante esta etapa estas zonas são delicadas e muito sensíveis a infecções, por isso, o sexo antes da cicatrização não só pode ser muito incômodo para a mulher, mas também pode causar dores e infecções graves na zona devido à suscetibilidade às bactérias.

Por outro lado, a nível externo, a mãe tem a cicatriz da cesárea, que demora perto de três ou quatro semanas para sarar, motivo pelo qual não se recomenda realizar atividade física como o sexo ou corre-se o risco de quebra de pontos e ocorrência de incômodos e infecções.

Então quando posso fazer sexo após a cesárea?

Como mencionado anteriormente, a recomendação é esperar pelo menos 6 semanas antes de fazer sexo. Se antes desse período a recuperação tiver sido favorável e se sentir bem, então é recomendável consultar seu ginecologista para que ele veja se é oportuno retomar o coito.

Enquanto isso ocorre, é possível manter a intimidade, por isso recomendamos:

  • Os beijos intensos e carícias para estreitar os laços e diminuir o estresse.
  • Praticar um contato íntimo suave e pouco invasivo, como por exemplo, a estimulação do clítoris, que proporcionará um momento erótico sem causar danos ou incômodos.
  • Estimular outras zonas erógenas, por exemplo os seios.

O sexo pós-parto

Quando seu corpo tiver se recuperado da cesárea e da gravidez, poderá retomar as relações sexuais. No entanto, para tornar a experiência prazerosa e agradável, é importante ter em conta algumas recomendações, por isso em umComo convidamos você a consultar nossos artigos sobre como retomar o sexo após o parto e as melhores posições sexuais para desfrutar dele ao máximo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso fazer sexo após uma cesárea?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hellomagazine.com
Posso fazer sexo após uma cesárea?