Partilhar

Como tomar a pilula do dia seguinte

Por Sara Silva. Atualizado: 18 outubro 2018
Como tomar a pilula do dia seguinte
Imagem: hypescience.com

Você teve relações sexuais desprotegida, corre o risco de engravidar e pretende saber como tomar a pilula do dia seguinte? Neste artigo umComo.com.br informamos acerca disso, apresentando-lhe tudo o que precisa de saber! É importante que fique a par de como e quando tomar esta pílula anticoncepcional de forma a usufruir dos efeitos desejados, caso contrário poderá mesmo ter de encarar uma gravidez inesperada. Continue lendo para descobrir como a resposta!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar devemos referir que a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, pelo que deve ser utilizada somente em último caso e o menor número de vezes possível ao longo da vida.

2

Isso porque o abuso de pílulas do dia seguinte, que contêm grande concentração de hormônios, apresenta consequências sérias tais como câncer de mama, câncer de útero, problemas gestacionais em futura gravidez e aumento do risco de trombose e de embolia pulmonar.

Como tomar a pilula do dia seguinte - Passo 2
Imagem: samadarkinte.com
3

Tome a pílula do dia seguinte quando você se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional nos dois ou três dias anteriores à relação sexual ou numa situação em que a camisinha estourou no interior da vagina durante a ejaculação.

4

Existem dois tipos de pílulas do dia seguinte: uma com dose unitária e outra com duas doses. A forma de tomar é muito semelhante, com a diferença de que o segundo comprimido, quando existente, deve ser tomado 12h após o primeiro.

Como tomar a pilula do dia seguinte - Passo 4
Imagem: comunicacaouniuv.com.br
5

Tome o primeiro ou único comprimido da pílula do dia seguinte o mais cedo possível após a relação sexual. No caso de esquecimento ou impossibilidade de tomar, ele pode ser usado até 3 dias (72h) depois da relação, mostrando-se porém menos eficaz.

6

Após a toma da pílula do dia seguinte é normal que você sinta dor de cabeça, enjoo, sensibilidade nos seios e observe alteração no ciclo menstrual e tempo de ovulação. Se ocorrer vômito ou diarreia duas horas após a ingestão da pílula, aconselha-se a tomar uma nova dose.

Leitura complementar: O que corta o efeito da pílula do dia seguinte - LISTA

Como tomar a pilula do dia seguinte - Passo 6
Imagem: dicasfree.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar a pilula do dia seguinte, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como tomar a pilula do dia seguinte

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Edleusa
Tive relação no sábado e tomei os dois comprimidos na segunda juntos corro algum risco de saúde?
ludmila
Tive filho tem 3 anps porem comecei a tomar anticoncepcional em fevereiro desse ano com uns 10 dias tive relação sem camisinha e possível engravidar dês desse dia estou tomando remédio direto para não descer a mestruaçao

Como tomar a pilula do dia seguinte
Imagem: hypescience.com
Imagem: samadarkinte.com
Imagem: comunicacaouniuv.com.br
Imagem: dicasfree.com
1 de 4
Como tomar a pilula do dia seguinte

Voltar ao topo da página